quinta-feira, 14 de junho de 2012

Castro aponta favorecimento em licitação da Susam


O deputado Luiz Castro cobrou, hoje, providências imediatas do Ministério Público Estadual (MPE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) no sentido de suspenderem o pregão da Susam, para aquisição de equipamentos médicos, calculados em R$ 20 milhões, por suspeita de direcionamento no processo licitatório, em favor da empresa Biomerioux. Para o deputado há risco de desperdício de dinheiro público.

   
Da tribuna, Castro disse que há suspeita de favorecimento no processo, ao revelar que representantes da empresa Biomerioux, estão em Manaus direcionando o pregão para a aquisição dos equipamentos, que serão destinados ao interior do Estado, para a realização de exames de microbiologia de alta complexidade.

Juntamente com os deputados Marcelo Ramos e José Ricardo, Castro entrou, ontem, com representação no MPE e TCE pedindo a suspensão do pregão da Susam para a aquisição dos aparelhos, alegando que a licitação atende a interesses empresariais.
    
O deputado deixou claro que não é contra a aquisição de equipamentos médicos para o interior, mas ressaltou que falta estrutura para o funcionamento de aparelhos hospitalares de microbiologia complexa, nos municípios onde a saúde é precária. “Trata-se de um erro. Os municípios sequer têm condições de realizar procedimentos de baixas e médias complexidades”, denunciou.

Para Luiz Castro há risco de desperdício de recursos públicos com a compra desses equipamentos. “Além de não haver pessoas treinadas para operar os aparelhos, não há estrutura para a manutenção dessas  máquinas e nem demanda para os serviços de alta complexidade nos municípios do interior”, afirmou o deputado.
Ele não descarta a possibilidade de que os aparelhos fiquem abandonados em pouco tempo, uma vez que não há pessoal treinado para manuseá-los e nem condição de se fazer manutenção. “Será mais um prejuízo  financeiro para o Estado e para a população que já sofre com serviço de saúde deficiente, no interior”, avaliou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário