quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Disque-Mulher

A partir desta sexta-feira, dia 09, a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas) coloca em funcionamento o Disque-Mulher, um atendimento gratuito disponível às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O serviço vai funcionar de segunda a segunda, inclusive em dias de feriados, das 7h30 às 22h, através do telefone 147, número reservado da inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

De acordo com a secretária em exercício da Seas, Graça Prola, o novo serviço, que foi anunciado para funcionar no ano passado, teve de passar por mudanças e se adequar à rede estadual de apoio à mulher e ao sistema de segurança pública. "A partir de agora, este atendimento passa a ser uma realidade e mais um canal para a mulher denunciar casos de violência doméstica e familiar", disse.

Na terça-feira, dia 06, a Seas encerrou a capacitação das 32 pessoas que vão trabalhar diretamente com o serviço, sendo oito investigadores da Polícia Civil, 11 agentes sociais (verdinhos), um gerente e um subgerente. "Dividimos os trabalhos em três turnos para manter o Disk-Mulher funcionando todos os dias da semana e nos feriados. A equipe está pronta para atender à população", disse Graça Prola.

Além de denunciar casos de violência, as mulheres podem esclarecer dúvidas sobre a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) e saber como ter acesso à rede estadual de apoio, que conta com a Delegacia Especializa em Crimes Contra a Mulher (DECCM), Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (CREAM), a Casa "Antônia do Nascimento Priante", que abriga mulheres com risco eminente de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário