sábado, 17 de janeiro de 2009

Plano Emergencial de Amazonino na segunda - feira.

O Plano Emergencial de Obras, cujos pontos foram anunciados neste sábado, 17, pelo prefeito Amazonino Mendes começa efetivamente a ser desenvolvido na segunda-feira, 19, quando máquinas e homens estarão sendo deslocados para tapar buracos, limpar igarapés e garantir a coleta de lixo além da reforma de prédios públicos e da reformulação do sistema viário da cidade.

O anúncio das ações imediatas foi feito no auditório da Prefeitura de Manaus, durante coletiva de imprensa concedida pelo prefeito Amazonino Mendes.
O plano envolve ações das secretarias municipais de Obras, Limpeza Pública, Meio-Ambiente, Saúde e dos institutos municipais de Trânsito e Transporte Urbano, que estão trabalhando em conjunto para realizar os serviços.

De acordo com o prefeito, a parte mais difícil do Plano Emergencial será a recuperação de ruas e avenidas comprometidas pelos buracos, bem como a promoção de mudanças no sistema viário da cidade. Segundo relatório produzido pela Secretaria Municipal de Obras, Serviços Básicos e Habitação (Semosbh), o serviço de tapa-buracos vai percorrer mais de 1.200 ruas em todos os bairros da capital, promovendo a recuperação superficial e profunda das áreas prejudicadas pelos buracos.
“Para acabar com os buracos não podemos apenas jogar asfalto e esperar que os carros façam a compactação”, afirmou o prefeito. Segundo Amazonino, os serviços serão feitos com a escavação do solo e formação de base onde o asfalto será depositado, criando-se uma camada mais grossa e compacta, resistente às chuvas e ao trânsito. “Dessa forma esperamos que o mesmo buraco só recebesse manutenção preventiva após 12 meses, evitando desperdícios e custos consecutivos”, acrescentou.

Ainda na manhã de sábado, Amazonino e vários secretários municipais foram ao estacionamento do estádio Vivaldo Lima onde a Prefeitura reuniu o maquinário e equipamentos que serão utilizados no Plano Emergencial.

A estrutura montada pela Prefeitura consiste em 63 caminhões caçamba, 15 escavadeiras hidráulicas, 15 retroescavadeiras, 15 tratores com pá-mecânica, dois tratores, 13 rolos de compactação de asfalto e quatro caminhões prancha para transportes de maquinário pesado.

O Plano Emergencial, que começa na segunda-feira, será desenvolvido ao longo de 150 dias e movimentará mais de mil profissionais ligados aos setores de o br as e limpeza pública. “Será um trabalho árduo. O povo de Manaus depositou a confiança em mim e vou honrar o compromisso buscando melhorias para nossa cidade”, destacou o prefeito.
Limpeza pública e trânsito na mira de Amazonino

Na área de limpeza pública, a Prefeitura de Manaus anunciou que vai dinamizar os serviços de limpeza e aprofundamento do leito dos igarapés. Os serviços reduzirão os pontos de alagamento na cidade, causados principalmente pela poluição e assoreamentos. O pacote de serviços inclui ainda a construção e reforma de sarjetas, meios-fios e calçadas, além da limpeza de logradouros públicos. “A coleta de lixo domiciliar também será aperfeiçoada, criando-se pontos de coleta em ruas e becos que jamais tiveram recolhimento de lixo”, ressaltou Amazonino.

Nos setores viários e de transporte coletivo a Prefeitura anunciou o início imediato de um plano para reformular o trânsito no Centro da cidade. Áreas como a Manaus Moderna e o entorno das praças da Matriz e da Polícia receberão mudanças já nesta segunda-feira.

Amazonino disse que as mudanças não são permanentes, podendo ser aperfeiçoadas com o passar do tempo. “Faremos os ajustes necessários para o trânsito fluir mais rápido e evitar os engarrafamentos que há anos atrapalham o sistema viário da cidade”, explicou.

Na área do transporte coletivo, o prefeito esclareceu que fará uma nova licitação para escolha de empresas de ônibus, bem elaborará o Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) cujo objetivo é especificar regrar para o transporte urbano e sistema viário na cidade de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário