segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Tayah põe Corregedoria da Casa para investigar baderneiros durante protesto

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Isaac Tayah (PSD), colocou a corregedoria da Casa para apurar os danos materiais à sede do legislativo e identificar os baderneiros durante a manifestação da última quarta-feira (26). “Eu estava como prefeito em exercício, mas logo que tomei conhecimento do problema vim dar apoio à instituição e decidi receber os líderes do movimento em meu gabinete para buscar o diálogo”, contou.

Tayah disse ainda que CMM não pode interferir no decreto do prefeito que reajustou a tarifa do transporte coletivo e nem na decisão do magistrado que considerou a medida correta. “Eles é que têm de explicar à população suas convicções. Agora, tinha baderneiros infiltrados no movimento e aqueles que são baderneiros tem de ser punidos”, afirmou.

O ato de violência ocorrido semana passada em frente ao legislativo promovido por estudantes e trabalhadores do sistema de transporte executivo da cidade, com apoio de políticos oposicionistas, voltou a repercutir na manhã desta segunda-feira (31) no plenário da Casa, quando vários vereadores se manifestaram contrários aos excessos da manifestação que atingiu, inclusive, uma jornalista, danificou carros de funcionários e causou outros prejuízos à instituição.

Abdala Fraxe defende implantação de bancos comunitários no interior do Amazonas

Ao lembrar a implantação do primeiro Banco Comunitário no interior do Amazonas, ocorrida no último dia 22 de outubro, em Parintins (a 420 quilômetros da capital), o deputado estadual Abdala Fraxe (PTN) ressaltou, hoje, na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a importância dos projetos de economia solidária para os demais municípios do Estado.

Segundo o parlamentar, o Banco Comunitário é uma maneira de tornar a economia da região menos dependente da Zona Franca de Manaus (ZFM), porque permite aos micro e pequenos empreendedores desenvolver o comércio local de forma mais rápida e menos burocrática.

No caso de Parintins, onde o banco foi implantado pela Colônia dos Pescadores, na administração do atual presidente Marcos Da Luz, as movimentações bancárias já começaram, por meio da moeda ‘Puxirum’. Abdala Fraxe destacou que com a cédula criada pelo banco, os pescadores e microempresários do município poderão transacionar entre si, obter financiamentos com juros mais baixos e como consequência garantir o desenvolvimento econômico do local.

O Banco Comunitário oferece, ainda, serviços de empréstimo para consumo pessoal e familiar, abertura de contas, recebimento de convênios e boletos bancários, pagamento de benefícios, saque e saldo para correntista de bancos parceiros.

“Sem dúvida o banco gerará uma renda altamente positiva ao município de Parintins. A exemplo do que ocorreu na cidade e na própria capital, com a implantação dos dois bancos comunitários, um na Colônia Antônio Aleixo e Morro da Liberdade, defendo que essa ideia também possa ser seguida em outras cidades do Amazonas, por todos os benefícios que o banco oferece ao comércio”, frisou.

O presidente da Colônia dos Pescadores de Parintins, Marcos Da Luz, ressaltou que, além dos 670 pescadores do município, mais de oito mil moradores dos bairros São José e São Benedito serão atendidos pelo banco. Segundo ele, a instituição busca parceria com os comerciantes locais para aprimorar as transações.

Busca de investimentos

O deputado Abdala Fraxe tenta, junto a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), um aporte de R$ 100 mil para o Banco Comunitário de Parintins. “O recurso é para que os usuários do banco em Parintins possam fazer financiamentos e assim garantir o crescimento dos seus estabelecimentos e empreendimentos”, disse o parlamentar.

Reunião do Parlamento Amazônico

O Parlamento Amazônico vai se reunir em Manaus nos dias 24 e 25 de novembro. A informação foi prestada hoje (31) pela deputada Vera Castelo Branco, Secretária Geral da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, ao garantir que assuntos de real importância para o desenvolvimento da região serão discutidos por parlamentares de todos os estados da Amazônia.

Nessa II Reunião Anual de 2011 da Associação das Assembleias Legislativas da Amazônia (Parlamento Amazônico), que congrega as Assembleias Legislativas dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondonia e Tocantins, entre outras coisas, inúmeras matérias relativas ao cenário político vigente,sobretudo quanto às questões amazônicas, com ênfase à elaboração de documento com propostas ao Novo Código Florestal, juntamente com a UNALE - União das Assembleias Legislativas, vão ser discutidas com amplitude.

Vera explica que como a região amazônica congrega o maior manancial de águas do planeta e a maior floresta intocada do mundo, é demasiado importante que o Novo Código Florestal seja amplamente discutido, tendo em vista que os parâmetros que serão utilizados para o uso do solo e das áreas da floresta devem ser completamente dissecados através dos debates.

Ela explicou que o assessor geral do Parlamento Amazônico, Silvio Monteiro, vai chegar a Manaus no dia 3 de novembro, com a finalidade de dar o suporte preliminar ao evento.

A deputada Vera Castelo Branco vai viajar dia 4 de Novembro para o município de Careiro Castanho, para desenvolver compromissos políticos, e dia 29 de Novembro viajará a a Parintins, onde participará da III Reunião Itinerante
da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

domingo, 30 de outubro de 2011

JORNALISTA SEBASTIÃO CARRIL MINISTRA PALESTRA

Por Édi Prado - A convite do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), o jornalista, professor e escritor Sebastião Carril ministrou palestra, na última quinta-feira, na 2ª Conferência Nacional da Juventude – Etapa Amazonas, realizada no Centro Universitário Nilton Lins.
“Juventude, povos tradicionais e rurais” foi o tema da palestra. Carril discorreu sobre o assunto com grande conhecimento de causa. Falou da permanente luta das comunidades tradicionais para preservar a floresta amazônica, de suas carências e da falta de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida dessa gente.
Há mais de 30 anos, Sebastião Carril exerce o jornalismo e o magistério. Recentemente, lançou o livro "Cem erros de português que todo o mundo comete, inclusive você". A cerimônia de lançamento ocorreu na Assembleia Legislativa do Amazonas, no dia 26 de junho.
Dos mil exemplares tirados, só restam 50. Até o fim deste mês, estará sendo lançada a segunda edição.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tayah diz que Câmara vai intermediar diálogo sobre tarifa do transporte coletivo











A Câmara Municipal de Manaus vai intermediar o diálogo entre osmovimentos sociais que se posicionam contrários ao aumento da tarifade ônibus e os Poderes Judiciário e Executivo. O anúncio foi feitopelo presidente da casa, Isaac Tayah (PSD), após reunião nestaquarta-feira (26) com lideranças dos manifestantes que realizaram umprotesto em frente ao parlamento.Tayah colocou ainda à disposição dos movimentos sociais a assessoriajurídica da CMM para orientá-los na elaboração de uma nova peçajurídica contestatória ao reajuste da passagem de ônibus coletivo paraR$ 2,75. “Vamos apoiar o pedido de uma liminar tentando barrar esseaumento. Não podemos estar acima da lei”, declarou o parlamentar.O presidente da Casa repudiou a atitude de pessoas que, segundo ele,se infiltraram na manifestação com o intuito de promover a desordempública e que acabaram por depredar o patrimônio da Câmara, defuncionários e atentaram contra a integridade física de pessoas.Tayah também lamentou a agressão sofrida pela jornalista Joelma Muniz,ferida no momento em que a multidão invadiu o estacionamento da CMM.O presidente da CMM classificou aindade atitude criminosa eirresponsável a presença de crianças entre os manifestantes. “Nãovamos admitir anarquia. Essas pessoas serão punidas. Vamos entregar asimagens do nosso circuito de segurança para a polícia. Desde o inicioda nossa gestão abrimos as portas do parlamento para os movimentossociais e eles nos relataram que esses criminosos não fazem parte dogrupo. São pessoas que na verdade querem baderna e não vamos permitirisso aconteça. Nosso intuito é defender o interesse da população”,concluiu Tayah.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Amazonino diz não projeto de seu inimigo político


A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou na manhã desta terça-feira (25) o veto total ao projeto de autoria do vereador oposicionista Mario Frota (PSDB) que determina a desafetação da área verde da Comunidade Rio Piorini. A matéria gerou debate entre os vereadores, que aprovaram o veto após o líder do prefeito Leonel Feitoza (PSD) anunciar que Amazonino Mendes (PDT) determinou a regularização da permanência dos moradores na área já habitada há mais de dez anos.

Leonel explicou que o Executivo Municipal vai entrar com uma ação na justiça para responsabilizar quem vendeu aquela área considerada de preservação ambiental. O líder do prefeito na Casa destacou que foi designado um procurador do Município para resolver a questão, uma vez que o direito dos moradores deve ser resguardado segundo o parlamentar. “Aquela área foi comprada, não foi dada de presente, e eles nunca invadiram aquelas terras, os moradores tem inclusive como comprovar a compra”, salientou.

O vereador explicou ainda que o objetivo do tramite processual é permitir que os moradores do Rio Piorini continuem no local de maneira legalizada. “O processo formalizado pela prefeitura é para evitar que os moradores que foram lesados, enganados e roubados por pessoas inescrupulosas possam ter o seu direito garantido e não sejam mais enganados por pessoas que aparecem em suas portas alegando que também são donos das terras”, enfatizou o líder.

3º Fórum de Educação de Jovens e Adultos

A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Juventude (Semje), participará do 3º Fórum de Educação de Jovens e Adultos, promovido pelos coordenadores do Curso de Pedagogia do Centro Integrado Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa) nos dias 27 e 28 deste mês no auditório do Bloco D, da instituição. No primeiro dia de evento, o encontro começará às 8h e terminará ao meio-dia e no segundo dia, as palestras serão iniciadas às 8h e finalizarão às 22h com shows culturais.

Para o secretário da Semje, André Souza, o evento ajudará os gestores públicos na elaboração de políticas públicas para a educação dos jovens. Ele lembrou também que o encontro permitirá que os alunos falem de suas principais demandas. “Ouviremos as propostas, mas também apresentaremos nossas sugestões. Acredito que o evento será importante para a elaboração de novas políticas públicas de educação a jovens e adultos”, finalizou.

“1ª Virada Ambiental de Manaus”

A Prefeitura de Manaus promoverá nos dias 29 (sábado) e 30 (domingo) deste mês a “1ª Virada Ambiental de Manaus”, que visa garantir a participação de jovens com idade entre 15 a 29 anos em atividades ambientais, sendo aberta também a todos os interessados que quiserem participar. Coordenado pela Secretaria Municipal de Juventude (Semje), o evento terá como objetivo contribuir para a formação e conscientização individual, bem como buscar a melhoria da qualidade dos moradores da cidade.


As ações serão realizadas em 61 pontos da cidade com abertura e fechamento no Parque dos Bilhares, zona Centro-Sul da cidade. No cronograma estão previstas 48 atividades, entre elas: mutirões de limpeza e plantio, feiras e exposição de trabalhos, concursos temáticos e atividades de promoção do bem-estar físico e mental.


Além da Semje, a ‘Virada Ambiental’ contará com o trabalho das Secretarias Municipais de Limpeza Pública (Semulsp), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Comunicação (Semcom), de Abastecimento e Produção (Sempab), de Admnistração (Semad), de Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad), de Saúde (Semsa), de Desporto e Lazer (Semdej), da Fundação Municipal de Cultura e Artes (ManausCult), de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), de Projetos Especiais e Gestão Tecnológica (Semtec), de Infraestrutura (Seminf), de Educação (Semed), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), do Gabinete Militar, do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e do Sistema Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). O evento também contará com o apoio do Exército Brasileiro, Vara de Meio Ambiente, Sesi, Sesc, Hemoam e Igreja Adventista.

. Site: viradaambiental.manaus.am.gov.br. Facebook: www.facebook.com/viradaambiental.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Delator entrega mídias sobre suposto desvio no Esporte


Por Vannildo Mendes | Agência Estado

O policial militar João Dias, delator do suposto esquema de corrupção no Ministério do Esporte, presta novo depoimento à Polícia Federal, em Brasília, no começo desta tarde. Ele informou à imprensa, na entrada do prédio, que foi até o local entregar 13 mídias e vários documentos detalhando como funcionava o esquema. "Devagar vamos trazendo novidades para reforçar tudo que afirmamos", afirmou.
Entre as mídias, ele disse que estão dois áudios, publicados pela revista Veja nesse fim de semana, nos quais dirigentes do ministério instruem o policial a fraudar documentos de prestação de contas de dois convênios firmados com a pasta por meio de duas ONGs que o policial dirige.
Segundo as denúncias de João Dias, no Ministério do Esporte funcionava um esquema montado pelo PC do B para arrecadar "pedágio" de ONGs que atuavam na pasta por meio do Programa Segundo Tempo. Ele disse que o PC do B fazia esse esquema para arrecadar recursos para campanhas. Ele ressalvou, porém, que nos áudios não aparece à voz do ministro Orlando Silva, acusado por João Dias como o mentor do suposto esquema.

Três noites de sucesso

O Boi Manaus, a mega festa em comemoração ao aniversário de Manaus. O grandioso evento aconteceu no Sambódromo até na manhã deste domingo, 24, reuniu os melhores nomes da música regional, começando pelos levantadores de toada e associações folclóricas de Manaus e Parintins.

Ao completar 342 anos, a capital amazonense foi saudada com uma grande salva de fogos à meia-noite do dia 23.

Lamentável, a atitude da secretária de comunicação Celes Borges, que cerceou o credenciamento da equipe do Blog do Pávulo.

A equipe chega ao evento e o constrangimento.

A ociosa secretária precisa ser chamada as falas, se novamente acontecer algum ato irracional da velha e ultrapassada Celes Borges, o prejudicado será o prefeito.

O prejuízo foi não foi maior, porque assessoria do secretário Arlindo Junior agiu com bom senso e um profissionalismo fantástico.