sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ato Público na campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”


A presidente da Comissão da Mulher e das Famílias, deputada estadual Conceição Sampaio (PP), foi uma das presenças no ato público realizado na manhã desta sexta-feira (25) na rotatória do Conjunto Eldorado, no Parque Dez.


O evento, promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), marcou o início da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” e reuniram representantes de ONGs e movimentos sociais feministas, como a Maria Bonita, a União Brasileira de Mulheres (UBM), o Fórum de Mulheres de Partidos Políticos, o Fórum de Mulheres de Manaus, a Marcha Mundial de Mulheres, entre outros.

Também estiveram presentes representantes de sindicatos, como o Sindicato de Trabalhadores na Educação do Amazonas (Sinteam) e, além da deputada Conceição Sampaio, a irmã vereadora Socorro Sampaio (PP).

A Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” é uma campanha de âmbito mundial, realizada em 154 países e, no Brasil é promovida há 18 anos, por diversas organizações e movimentos sociais e de mulheres. A campanha é aberta no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres, e vai até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a abertura oficial da campanha tem sido antecipada há vários anos para o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, para incluir na campanha a situação da mulher negra no país. Também estão incluídas na campanha o Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro), e o dia 6 de dezembro, dia do Massacre de Montreal, quando 14 mulheres, todas estudantes da Escola Politécnica de Montreal (Canadá) foram assassinadas a tiros por um rapaz, também estudante, que gritava palavras contra as feministas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário