quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Na semana da ‘Prova Brasil’, Câmara de Manaus analisa projeto que obriga escolas a divulgarem a nota no Ideb

Instrumento que avalia as escolas de Ensino Fundamental e aponta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) numa escala de 0 a 10, a ‘Prova Brasil’ iniciou na última segunda-feira e vai até o final desta semana em Manaus, com testes a alunos do 5º ao 9º ano. No mesmo período tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) um projeto de lei (nº 144/2011), de autoria do vereador Hissa Abrahão (PPS), que obriga as escolas a divulgarem suas notas obtidas no Ideb.

“Muitos pais acreditam que os filhos têm um bom aprendizado e não sabem o que realmente acontece na escola. Esse desconhecimento gera uma satisfação ilusória, pois achamos que nossa educação está muito melhor do que realmente está e essa satisfação gera imobilismo, inércia. Temos que começar a romper com esse pensamento para mudar a realidade das escolas em Manaus”, declarou Hissa Abrahão.

Para desenvolver melhor o projeto na capital amazonense, Hissa Abrahão reuniu-se com o responsável por iniciar a proposta no País, o economista, especialista em educação e colunista da revista ‘Veja’, Gustavo Ioschpe. Com recursos próprios, o parlamentar foi até São Paulo para conversar com Ioschpe, no mês passado.

Todo mundo sabe que a educação brasileira vai muito mal, muitos criticam, mas faltam medidas práticas para que essa realidade mude. Se você é a favor da transparência e do aprendizado, não delegue essa responsabilidade a terceiros. Tome-a para sim. A conversa com o Gustavo (Ioschpe) só fez confirmar minha tese”, disse o parlamentar.

O especialista disse que o objetivo do Ideb nas escolas é fazer com que a comunidade se torne mais atuante pressionando o Poder Público a melhorar a qualidade de ensino. Isso só vai ser possível, segundo Ioschp, quando os pais tiverem conhecimento sobre a avaliação das escolas. “Outra coisa é que haveria uma concorrência entre as escolas que, envergonhadas, procurariam mudar, como ocorre no mundo dos negócios, onde perdedores e vencedores disputam a atenção dos clientes” completou o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário