O carnaval começa nesta terça-feira, 15 de novembro, no Morro da Liberdade, com o desfile da escola de samba mirim do Instituto Reino do Amanhã. Às 17 horas em ponto, cerca de 300 crianças com idade entre 6 e 16 anos farão da ponte da rua Maués a passarela para uma espécie de prévia do que a Reino Unido da Liberdade vai mostrar no sambódromo em 2012, quando defenderá o enredo “Um menino, um sonho, uma obra: o amor de Dom Bosco virou realidade”, falando da vida e da obra desse santo que viveu para amar e educar os jovens.
Boa parte das crianças e adolescentes que desfilarão na escola mirim freqüentam as atividades de arte-educação do Instituto Reino do Amanhã, que nasceu há 28 anos como projeto social da Reino Unido da Liberdade dedicado à infância, adolescência e juventude. E que, nessas quase três décadas, tirou das ruas e da situação de risco inúmeros meninos e meninas, muitos dos quais hoje são cidadãos plenos, com famílias constituídas, graduação superior e com lugar assegurado no mercado de trabalho, nas mais variadas profissões.
O desfile da escola mirim, como explica o presidente do Instituto Reino do Amanhã, Neilo Batista, é uma espécie de aula prática final do ano letivo da entidade. “É quando nossas crianças e adolescentes podem mostrar, em um grande espetáculo, o que aprenderam ao longo do ano nas oficinas de música (voz, violão, cavaquinho e percussão), expressão corporal e cênica (passistas, mestre-sala e porta-bandeira) e artesanato”, explica. Neilo informa, ainda, que além dessas oficinas as crianças do Reino do Amanhã recebem orientação pedagógica, educação para a cidadania e têm aulas de reforço escolar, tudo inteiramente gratuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário