sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sete UPA´s para reforçar o atendimento de urgência na rede de saúde

Ao apresentar suas propostas para a saúde em reunião no conjunto Eldorado, o governador Omar Aziz (PMN), candidato à reeleição pela coligação Avança Amazonas, lembrou que o atendimento de urgência na rede pública ganha em breve o reforço de sete Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s), que estão sendo construídas em Manaus e no interior do estado.

São duas unidades no interior, sendo uma em Parintins e outra em Manacapuru. Na capital, as unidades estão sendo construídas na Cidade Nova, Novo Israel e Campos Sales (Zona Norte), no Jorge Teixeira (Zona Leste) e em Petrópolis (zona Sul).

As UPAs são unidades de urgência e emergência pré-hospitalar voltadas para atendimento de baixa e média complexidade, inclusive com exames laboratoriais e radiológicos. Sua função é garantir o primeiro atendimento rápido, com estabilização e observação de pacientes por períodos de até 24 horas, antes de sua remoção para o tratamento definitivo ou liberação para acompanhamento ambulatorial.

As unidades atuam em apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), permitindo o direcionamento dos pacientes com necessidade de internação para os hospitais da rede pública de saúde, através de busca ativa e das Centrais de Regulação.

No Amazonas, as UPAs estão sendo implementadas através de parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, que realizou concurso público, homologado conforme Diário Oficial do Estado nº 31.791, de 16 de março de 2010, para 1.239 cargos. Os aprovados aguardam chamada para formação e ingresso na Corporação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário