Angelus Figueira
O prefeito de Manacapuru, Angelus Figueira, inaugurou hoje o Núcleo Municipal de Vigilância Epidemiológica que funciona no Hospital Regional Lázaro Reis. Fruto da parceria entre o município e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM) o núcleo, possibilita entre outras ações a construção de um banco de dados capaz de direcionar o planejamento de médio e longo prazo da saúde pública e permitir, de imediato, a intervenção na incidência de doenças endêmicas como dengue, malária, hepatites, além de viroses como gripe suína.
Conforme explicou o diretor do hospital regional, doutor Marcélio Costa Fernandes, coletar de forma ordenada os dados do paciente que contraiu, por exemplo, o vírus H1N1, como endereço, local de estudo, trabalho, pessoas com que teve contato, é possível traçar ações que diminuam os riscos da ocorrência de epidemias. “Neste caso, precisamos monitorar não só o paciente, mas também as pessoas com as quais ele convive”, esclareceu. “Apesar da importância deste tipo de ação, não existia no município um centro de epidemiologia”, reforçou o diretor.
Prestigiaram a inauguração desta manhã o diretor presidente da FVS/AM, Bernardino Albuquerque, a diretora do departamento de Vigilância em Saúde da FVS/AM, Giralcina Aguiar, além dos representantes do município, prefeito de Manacapuru Angelus Figueira (PV), vice-prefeito Messias Furtado (PSOL), o secretário municipal de saúde, doutor Wagner Willian, o diretor do hospital Lázaro Reis, doutor Marcélio Fernandes, entre outros membros da administração pública municipal.
Bernardino Albuquerque
Nenhum comentário:
Postar um comentário