quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ajuda humanitária começa a chegar ao Haiti


RIO - Enquanto milhares de Haitianos dormiam pelas ruas de Porto Príncipe e sobreviventes presos nos escombros aguardavam resgate, os primeiros aviões com ajuda humanitária começavam a chegar à capital haitiana na madrugada desta quinta-feira.

Equipes de resgate vão auxiliar as vítimas do terremoto de 7 graus na escala richter que devastou a cidade na terça-feira , deixando uma estimativa de milhares de mortos .
Aeronaves vindas da Venezuela, China e dos Estados Unidos desembarcaram no país, enquanto outros aviões deverão chegar ao longo do dia, incluindo o Brasil. (ajuda humanitária para o haiti chega a us$ 145 milhões e mobiliza mais de 20 países)

Equipes de países como Brasil, Reino Unido, França, Dinamarca, Cuba, México, entre outros, devem chegar à capital nas próximas horas.

A primeira aeronave brasileira deixou o Rio de Janeiro por volta das 23h30 de quarta-feira com 13 toneladas de suprimentos e chegou ainda na noite de quarta-feira. A segunda sairá do Rio por volta das 10h desta quinta-feira.

Ela levará a bordo profissionais da Defesa Civil e cães farejadores, além de equipamentos e suprimentos (alimentos, remédios e água).

De acordo com o governo brasileiro, se houver espaço, o Exército levará também um hospital de campanha à capital haitiana.

O Hércules C-130, com 12 tripulantes em cada, sairá do Rio até Boavista, num voo de aproximadamente 7 horas.

Lá, permanecerá por cerca de duas horas para abastecer e seguirá por mais 5 horas até Porto Príncipe.

A viagem até o Haiti deve durar 14 horas. Em Manaus, outros quatro aviões, de pequeno porte, estão preparados para ajudar no resgate das vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário