A Comissão de Assuntos Indígenas da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALEAM), presidida pelo deputado Eron Bezerra (PCdoB) promove na próxima segunda-feira, dia 07 de junho, o Seminário "O índio e a Sociedade Brasileira", no Auditório Belarmino Lins (ALEAM).
A programação está prevista para iniciar às 09h com a palestra "Demarcação: cidadania ou fachada", proferida pelo secretário político do Coletivo Indígena Orlandino Baré - graduado em Filosofia e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e graduando de Direito pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Também estão previstas palestras sobre "Política do Movimento Indígena - Desafios e Perspectivas", conduzida pelo Coordenador-geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) Marcus Apurinã e, "O Estado Democrático e o Índio no Brasil. Em foco: Estatuto das Sociedades Indígenas", ministrada pelo Assessor Jurídico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Paulo Guimarães, convidado especialmente para este evento.
O Seminário "O índio e a Sociedade Brasileira" tem por objetivo discutir temas de interesse da população indígena, que precisam ser debatidos e levados ao conhecimento da sociedade, entre eles o que diz respeito aos direitos dos índios e sua atuação nas questões políticas da sociedade.
A Comissão de Assuntos Indígenas é uma das 14 comissões permanentes da Aleam.
Seu trabalho está diretamente voltado para o povo indígena do Estado e também da
Amazônia. Esta comissão, dentre outros papéis, trata de matérias referentes à organização social dos indígenas, seus costumes, línguas, crenças e tradições. Atua também na colaboração dos órgãos federais na defesa dos direitos originários dos índios sobre as terras que tradicionalmente ocupam, inclusive sua demarcação.
Além disso, é atuante na preservação dos recursos ambientais necessários ao bem estar e as necessidades de sua reprodução física e cultural, segundo os usos, costumes etradições indígenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário