domingo, 22 de janeiro de 2012

Ex-prefeito denuncia obras irregulares em Manacapuru


O ex-prefeito de Manacapuru, major Afrânio Júnior (ex-PV), denunciou a duplicação de convênios para execução de duas obras no município no período de 2002 a 2005.
Segundo ele, as obras foram concluídas com recursos estaduais, mas há um convênio federal firmado na mesma época com o Ministério da Integração Nacional para executar as mesmas obras.
Afrânio era vice-prefeito do ex-prefeito Ângelus Figueiras (PV) e assumiu a prefeitura em 2003 após o afastamento do titular do Executivo. “Eu era vice dele (Ângelus), mas não tinha acesso à parte contábil e financeira da prefeitura”, argumentou.
Os convênios firmados com a União e com o governo do Estado eram referentes a construção de um muro de contenção da erosão e urbanização da avenida Eduardo Ribeiro, na orla no município, e ao saneamento do igarapé da Liberdade.
A duplicação nos convênios foi descoberta após uma fiscalização “rotineira” do ministério, que foi a Manacapuru verificar o andamento das obras conveniadas. “Os fiscais chegaram e eu mostrei a obra referente aos recursos estaduais, aí que fui informado que a mesma obra tinha sido conveniada com o ministério”, contou.
Em outubro do ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou um relatório a respeito das tomadas de contas especiais instauradas pela corte para investigar a execução de obras com recursos federais. Na época, os ex-gestores deviam mais de R$ 7 milhões referente aos convênios por não terem executado a obra e prestado contas dos recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário