sexta-feira, 19 de março de 2010

Drogas problema de todos.

Por Aluney Elferr

Política

Denomina-se política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo.
Assim, a política tem como objetivo estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis a realização de um governo, tanto mais perfeito, quanto seja o desejo de conduzir o Estado ao cumprimento de suas precípuas finalidades, isto é, em melhor proveito dos governados.
Quando o Estado busca, em suas realizações, o atendimento a necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações concernentes à assistência social, saúde, educação, segurança, recuperação de problemas tais como drogas etc., verifica-se a implementação e efetivação da política social por parte daquele.
Neste raciocínio, política e política social representam atuações do poder político visando o bem-estar da população.
Entretanto, o que temos é uma sociedade capitalista, que não corresponde a uma ordem natural de produção da vida social – já tivemos a forma escravista, ou a forma feudal, como temos, ainda que causa de profundos debates acadêmicos e políticos, a forma socialista.
Necessitamos, entretanto, cobrar mais de nossos governantes, haja vista que vivemos nos tempos hodiernos em uma sociedade democrática de direitos, e para exercer plena e total democracia, necessário se faz impulsionarmos o progresso indicando o que está errado e precisa ser melhorado.
Quando falamos em uso desenfreado de drogas.... O que nos vem à cabeça, que os governos deveriam trabalhar mais, talvez!!!!

Vejamos:
O Estado do Amazonas não tem uma política de drogas, uma política que efetivamente trate os dependentes químicos, uma política Estadual. O Amazonas tem por ANO, por ANO R$ 2.000,00 para prevenção. Isso mesmo R$ 2.000,00 para prevenção. ISSO É UMA VERGONHA....
Quem trata e acompanha pais, como eu, sabe, a preocupação que nos desperta a violência e o assustador índice do consumo de drogas e álcool no Amazonas inteiro. Manter os nossos filhos longe do perigo das drogas, especialmente na periferia, é um exercício constante em muitos lares. Por isso, nos deixa muito chocados, a disparidade que há na aplicação de recursos em muitos setores sociais.
As ações de enfrentamento ao consumo de drogas recebem parcos recursos, quase NADA, enquanto o sistema prisional, por exemplo, demanda cada vez mais investimentos. Estudos indicam que muitos crimes são cometidos quando a pessoa está sob efeito de drogas, ou compulsivo por ela, álcool ou substâncias alucinógenas.
Tenho plena convicção de que o trabalho que realizamos, deverá ser ouvido e não iremos medir esforços para realizar, com eficiência, um maior incentivo ao enfrentamento do uso de drogas no Amazonas, com o envolvimento de órgãos públicos, iniciativa privada e organismos sociais.
Nós precisamos entregar à sociedade amazonense uma política séria de enfrentamento e tratamento, assim como de reinserção social, com a esperança de que a promoção da saúde, o respeito dos direitos humanos e a inclusão social transformem-se em metas para todos.
Acredito que as campanhas para enfrentar essa problemática em nosso Estado irão nos ajudar a diminuir os gastos com tratamentos de dependentes químicos e, principalmente, reduzir os gastos com os sistema carcerário brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário