Um dos mais notórios réus do mensalão, o deputado Valdemar Costa Neto (PR) continua influente e atuante no governo Lula.
Valdemar Costa Neto aprovou projeto sob investigação do TCU. Foto: Nilton Fukuda/AE
Com o apoio do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, ele e o ex-senador Gilberto Miranda, tentam o controle da Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários.
A dupla quer transformar o atual Ouvidor, Paulo Vieira (que já teve seu nome rejeitado pelo Senado para a Agência Nacional das Águas – ANA), em diretor da Agência.
Como já têm uma diretoria, ocupada por Tiago Pereira, passariam a ter duas de um total de três, com poder de veto sobre qualquer projeto.
Mesmo sem consumar a estratégia, já conseguem fazer valer seus interesses com o apoio informal de seus apadrinhados.
Miranda teve seu projeto do Brasil Terminal Portuário (BTP), incorporando áreas de 356 mil metros quadrados, aprovado sem licitação e sem licença ambiental.
Costa Neto, por sua vez, aprovou projeto sob investigação do Tribunal de Contas da União, a pedido do Ministério Público.
Esvaziadas em suas funções originais, de regulação e fiscalização, as agências viraram uma extensão dos ministérios, loteados entre os partidos governistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário