sábado, 13 de março de 2010

Vídeo do PT em São Paulo faz campanha aberta de Dilma

Por Fernando Rodrigues
• comercial de 30 segundos tenta ganhar espaço em Estado sempre problemático para os petistas
• propaganda vai ao ar na semana em que o TSE aceitou denúncia por campanha antecipada

O PT escolheu este início de março para veicular em rede estadual de rádio e TV, em São Paulo, seus comerciais partidários do semestre. Trata-se de uma propaganda escancarada da pré-candidata a presidente, Dilma Rousseff –que aparece ao lado de Lula, tendo o endosso do presidente.

Em São Paulo (22,4% dos eleitores brasileiros), na última pesquisa Datafolha só no Estado, José Serra (PSDB) liderava com 49% contra 21% de Dilma.
No comercial que começou a ser veiculado hoje (12.mar.2010), Dilma elogia São Paulo (“Eu tenho muito carinho e respeito por São Paulo. O Brasil moderno nasceu aqui) e é secundada por Lula, traduzindo esse novo amor dilmista: “Sabe por que Dilma diz isso com tanta convicção? Porque essa mineira que viveu no Rio Grande tem a cara e a alma de São Paulo”.

É propaganda eleitoral, na veia –exatamente numa semana em que um ministro do TSE aceitou uma acusação de propaganda eleitoral antecipada contra Lula e Dilma Rousseff.

A abordagem que vem sendo usada pelo publicitário João Santana se repete no atual comercial petista: é um jogral Dilma-Lula, para que o presidente inocule ao máximo sua popularidade na pré-candidata oficial ao Planalto. Como São Paulo foi o pano de fundo, aparecem imagens da cidade para atiçar o bairrismo dos paulistas sobre a grandiosidade do Estado. Para dar um ar de modernidade, o estilo repete a câmera “correndo e parando” de maneira abrupta (quem disse “Cidade de Deus”?) sobre planos gerais.

Abaixo, o filme do PT que estará no ar no Estado de São Paulo nos dias 12, 15, 17 e 19 de março de 2010:

Eis a íntegra do texto do comercial petista em SP:

Dilma: Eu tenho muito carinho e respeito por São Paulo. O Brasil moderno nasceu aqui. E o Brasil do futuro também começa aqui. São Paulo tem tudo para ser a terra do avanço tecnológico e do desenvolvimento humano.

Lula: Sabe por que Dilma diz isso com tanta convicção? Porque essa mineira que viveu no Rio Grande tem a cara e a alma de São Paulo, tem a cabeça moderna, gosta de trabalhar duro e fazer as coisas bem feitas. A Dilma é assim, São Paulo é assim

Locutor, em off: PT, a favor de São Paulo, a favor do Brasil.

Ficha técnica:
Criação: João Santana e Eduardo Costa
Direção: Giovani Lima
Fotografia: Douglas Machado.
Veiculação: dias 12, 15, 17 e 19 de março de 2010, no Estado de São Paulo.
Duração do filme: 30 segundos
(há também um filme semelhante com Aloizio Mercadante e outro com Marta Suplicy).

Nenhum comentário:

Postar um comentário