segunda-feira, 1 de março de 2010

Fisioterapeutas na Casa do Médico da Família, em breve


Da assessoria: Os fisioterapeutas estão próximos de serem inseridos no Programa Médico da Família, na capital amazonense.

Um projeto de lei (nº 007/2009), de autoria da vereadora Mirtes Salles (PP), que tramita na Câmara Municipal de Manaus, prevê a inclusão desses profissionais de saúde na equipe multidisciplinar das casinhas para atendimento à população.

O projeto foi aprovado, ontem, em mais uma discussão em plenário, e segue, agora, para a 7ª Comissão de Serviços Públicos. Depois volta para nova votação/discussão e segue à sanção do Executivo municipal.

Aprovado tanto pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e quanto pela Comissão de Saúde (COMSAU), os fisioterapeutas, conforme o projeto, prestarão assistência fisioterapêutica à comunidade, de modo geral.

Aqueles comunitários que não puderem ir até a casinha, por exemplo, serão atendidos em suas próprias residências.

Além de avaliar o estado do paciente e executar trabalhos fisioterapêuticos, os profissionais poderão elaborar diagnósticos e solicitar exames complementares, para evolução do quadro funcional do paciente.

O trabalho do profissional seria realizado, claro, em harmonia com o funcionários da casinha.

Segundo a vereadora Mirtes Salles, muitas pessoas passam por dificuldade na reabilitação de seus movimentos, por algum tipo de seqüela, como o AVC, a qual pode ser tratada pela acupuntura, uma das especialidades reconhecidas aos fisioterapeutas, conforme lei federal.

O projeto será analisado pela Comissão de Serviços Públicos e deve voltar à pauta, para votação, na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário