terça-feira, 2 de março de 2010
ACONTECENDO - Negão cada vez mais candidato
Por Marlen Lima
Olha só.
Ele continua afirmando para todos que não é candidato. Mas....
Vejamos.
O Negão está mais corado, mais alegre, mais firme de seus propósitos, mais simpático, mais audacioso, mais ferino, também.
E está ainda mais calmo, mais sincero, e isso porque veio mais revigorado de sua última viagem, do período carnavalesco.
Mais descansado, mais disposto e tendo até a cútis mais brilhante, Negão aparenta estar melhor de saúde devido aos cuidados que tem tomado, e vem seguindo à risca uma dieta para continuar a perder peso, já que os três a quatro quilos a menos mudam muita coisa para um homem da idade e com as responsabilidades de Amazonino.
Político auspicioso, ardiloso, é sensível às criticas e até meados do ano passado não administrou a cidade porque não se sentia com tesão, com disposição de cuidar da cidade para a qual foi eleito porque sofria o peso de perder a qualquer momento o mandato.
Paranóico, o prefeito preferia dar patadas aos amigos e assessores, fugir dos aliados, da imprensa e do povo. Agonizava na sua solidão em pensar que depois de anos e de uma campanha fragorosa, vencida na base do seu histórico político, tudo podia vir por água, sua vida de prefeito estava nas mãos de juízes.
MUDANÇA
Após a vitória no TRE, Amazonino Mendes, então, começou a trabalhar, e contando ainda com um crescimento numérico nas pesquisas informais ao governo estadual, Negão foi buscar mais equilíbrio na saúde, e agora se move mais como um marido desejoso, do que como uma noiva cobiçada no atual processo eleitoral.
A noiva agora é o governador Eduardo Braga, do PMDB. Os filhos desse casamento são: de um lado Omar Aziz, e por outro Carlos Souza, ambos vices de governador e prefeito, respectivamente.
Negão deixa de ser assim a noiva mais cobiçada porque sabe que deve sair candidato ao governo. Seus passos delatam o seu desejo de que essa é a sua maior e única chance de poder voltar a governar o Amazonas, e se despedir do cenário político como governador, e não como prefeito como andou pregando.
SINAIS
Sinais estão sendo dados. E já foi escrito por este articulista que Amazonino Mendes não tem outra saída a não ser a de candidato ao governo.
A pressão em cima dele aumentou, e muito. E tem tudo para contar ainda com o apoio decisivo de Braga.
Este que não quer fechar mais nada com Alfredo ‘Ministro’ Nascimento, do PR.
Um dos sinais de que Negão será candidato é que gente como Isaac Tayah, Wilton Lira, Luiz Alberto Carijó, Mirtes Sales e outros acreditam que o prefeito deixa a prefeitura para sair para o governo. De 0 a 10, todos estes revelam cinco.
Até ano passado o número máximo era 2 nessa mesma escala. Afirma Carijó.
Outro sinal. Confirmando a criação da CPI do Transporte Coletivo na Câmara Municipal isto será, sem dúvida, a demonstração clara de que Negão não tem mais o mesmo compromisso com Alfredo Nascimento, já que a investigação chegará até o Expresso, que pode ser o calcanhar de Aquiles do ministro dos Transportes.
Maior e mais berrante declaração. A que foi dada aos assessores e a imprensa. “Manaus agora tem prefeito!!”. Disse Negão, lembrando aquele caboco de anos atrás com entusiasmo e brilho nos olhos quando se depara para uma nova empreitada política. Leia-se campanha eleitoral ao governo.
Portanto, o tabuleiro está posto, e, enfim, os políticos começam a se mexer, e a movimentação é só uma, eleição 2010 já começou. Amazonino candidato.
Tem o apoio de Braga. Omar sai candidato à Prefeitura de Manaus, num eventual mandato tampão.
Isso porque Carlos Souza sai a candidato a deputado federal.
Assim, Alfredo fica só, e quiça só com o apoio de Lula.
Até porque depois de ter o quadro acima, Amazonino não estará nenhum um pouco preocupado com o apoio de nove dedos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário