quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cinco toneladas de charque clandestinas são apreendidas em Manaus


http://www.d24am.com/

Cerca de cinco toneladas de charque foram apreendidas às 14h30 desta quarta-feira (28), pela Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab), em uma casa localizada na Rua Tocantins, bairro Flores. De acordo com a secretaria, a carne tinha procedência clandestina e era comercializada na zona leste de Manaus.

De acordo com o chefe da operação, Antônio Carlos, além de ser clandestino, o charque, com embalagem de marca ‘Boa Carne’, era produzido e embalado em condições precárias de higiene e tinha um selo forjado, o qual informava erroneamente os valores nutricionais do produto.

“O fabricante não é leigo, ele selou a embalagem com esses valores porque ele sabia que a carne não pode ser comercializada sem ele. Por que ele não se legalizou? Só os órgãos públicos podem selar o produto. A carne não possui nenhum dos selos de inspeção Federal, Estadual nem Municipal”, disse.

O local onde carne era tratada não possuía estrutura para levar o tratamento adequado. O charque ficava descoberto dentro de caixas d’água e exposto ao sol em um balcão improvisado de madeira, no quintal da casa, no mesmo local por onde galinhas transitavam. Em todo o estoque de charque foi derramado creolina, para impedir o reaproveitamento da carne, que foi recolhida e será jogada no lixão.

Segundo Antônio, a denúncia foi feita pelo telefone por volta das 10h da manhã de hoje. Quando a equipe da Sempab chegou no local, o dono da casa já não estava presente. A Secretaria irá informar o caso à Polícia, que ficará encarregada de ir atrás dos infratores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário