terça-feira, 6 de novembro de 2012

Hackers manipulam urna eletrônica durante eleições americanas


Cientistas conseguiram alterar os resultados de uma urna eletrônica de forma a conseguir trapacear e mudar a intenção expressa pelos eleitores. A experiência, realizada em uma máquina como aquelas utilizadas nas eleições dos Estados Unidos, permite o controle da votação computada pelo dispositivo e apresenta um alerta à segurança eleitoral. As informações são do site da revista Popular Science.

Com a instalação de um microprocessador - ou algum outro dispositivo eletrônico - na urna eletrônica, os responsáveis pela fraude conseguiram interferir na transmissão do voto às autoridades eleitorais, caso o aparelho estivesse em funcionamento oficial. A tática empregada, conhecida como ataque man-in-the-middle, é um clássico em casos semelhantes. Através do processo, os americanos do Argonne National Laboratory foram capazes de ver a informação sendo trocada dentro do aparelho e também modificá-la.
O anúncio, feito nesta segunda-feira, levanta preocupações quanto à confidencialidade e segurança do sistema eleitoral americano em plenas eleições presidenciais entre o democrata Barack Obama, que busca a reeleição, e o seu adversário republicano, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney. De acordo com os responsáveis pelo "hack", a maior parte das máquinas de votação não é encriptada; então, segundo eles, é fácil descobrir as informações que estão sendo trocadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário