quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Saúde itinerante começa amanhã com novos serviços



A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai ampliar os serviços oferecidos pelas unidades móveis que fazem atendimento descentralizado.
Com a criação do Programa Saúde Manaus Itinerante, as 12 unidades – seis de atendimento exclusivo às mulheres, quatro de assistência odontológica e duas de assistência médico-laboratoriais - passam a funcionar de forma integrada com a rede municipal de saúde e a oferecer novos serviços, como vacinação e busca ativa de portadores de hipertensão, diabetes e tuberculose. O atendimento começa nesta quinta-feira, 10, nas zonas Norte e Leste.

De acordo com o secretário Evandro Melo, o objetivo da Secretaria é ampliar o acesso à saúde das pessoas que moram em regiões onde não há serviços básicos, ou onde estes não são suficientes para atender a população do local, de acordo com determinação expressa do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

“Identificamos que há muitas comunidades instaladas em locais que classificamos como vazios assistenciais e é preferencialmente para estes locais que unidades móveis serão levadas de forma periódica”.

Cada local receberá os três tipos de unidade, de forma sequencial, para que os usuários tenham acesso integral ao rol de serviços oferecidos. As unidades médico-laboratoriais irão oferecer agora o serviço de vacinação, exames para identificar hipertensão, diabetes e tuberculose, além das consultas em pediatria, oftalmologia e clínica geral, exames básicos e orientação nutricional. As unidades de saúde da mulher continuam a realizar ultrassonografia, mamografia e consultas para o exame preventivo ao câncer de colo uterino. E as unidades de assistência odontológica terão reforço nos serviços de promoção à saúde bucal, oferecendo profilaxia e aplicação de flúor, além de restaurações e pequenas cirurgias.

O secretário destaca que todas as unidades serão, ao longo dos próximos três meses, incorporadas ao Sistema de Regulação (Sisreg), para que possam fazer o agendamento de exames e consultas especializadas, necessários à confirmação de diagnóstico ou à continuidade do tratamento dos pacientes. Um exemplo são os exames de média e alta complexidade, só realizados em centros especializados, ou as consultas com médicos especialistas, oferecidas apenas nas policlínicas e centros de referência. Nesses casos, a marcação do exame ou da consulta será feita na hora, evitando que o usuário tenha que se deslocar para solicitar o agendamento em outra unidade de saúde.

Casos mais simples, mas que exigem acompanhamento permanente, como os de diabetes e hipertensão, terão encaminhamento imediato para uma unidade que ofereça este serviço e que esteja o mais próximo possível do local de moradia do usuário.

“O paciente que receber o diagnóstico na unidade móvel, será logo inscrito no Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), para que faça o acompanhamento regular da sua situação de saúde e tenha acesso aos medicamentos de controle”, explica Evandro Melo.

O mesmo irá acontecer com os usuários que receberem diagnóstico de Tuberculose. O secretário ressalta que as três doenças são consideradas prioridade no trabalho de busca ativa, porque apresentam altos índices de prevalência na capital.

O tempo de permanência das unidades móveis em cada local será inicialmente de 15 dias, mas esse período poderá ser ampliado caso não tenha sido possível atender a toda a demanda.

“Nosso objetivo é otimizar a estrutura do atendimento móvel, inclusive com o credenciamento das unidades junto ao Ministério da Saúde”, diz o secretário.

Segundo ele, a medida vai exigir a implantação de parâmetros nacionais de funcionamento e qualidade e vai permitir que o município passe a receber recursos para a manutenção do serviço.

“Queremos o serviço itinerante vinculado à política de atendimento integral ao cidadão, e não como um serviço desarticulado e pontual”, argumenta.

Além das áreas urbanas e rurais terrestres, o serviço será levado, a partir de março, para as comunidades ribeirinhas dos rios Negro e Amazonas, na área de abrangência de Manaus. As unidades chegarão a esses locais por balsa. A organização do serviço está em fase de planejamento e o cronograma de atendimento destas comunidades deve ser fechado em fevereiro.


Locais e serviços

As primeiras áreas atendidas são zonas Leste e Norte. A partir desta quinta-feira, 10, as seis unidades de atendimento exclusivo às mulheres estarão na Praça Conjunto dos Passarinhos, Bairro Colônia Terra Nova III, no estacionamento do Shopping Uai Manaus, São José I, na zona Leste, e no estacionamento da Reserva Ducke, no bairro Cidade de Deus, zona Norte.

As unidades ficarão nestes locais até 25 de janeiro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas. Para os exames de mamografia e ultrassonografia, as usuárias devem apresentar a requisição médica, emitida por uma unidade de saúde. Para o exame preventivo do colo de útero (papanicolau), o agendamento é feito na própria unidade móvel.

Foto:Manoel Vaz / Semcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário