sábado, 31 de outubro de 2009

Cuzudos puxa-sacos.

Festa do Leite

A festança do leite no município de Autazes - está comprometida, a falta de sensibilidade política/administrativa do prefeito Wanderlan Sampaio, é algo fora do imaginável humano.

Investiu na festa de forma personalista: Contratou o cantor sertanejo Daniel por uma bagatela de 200 mil reais, mas “esqueceu” de pagar os servidores municipais. O vereador Mersinho, cabra macho, saiu em defesa dos munícipes.

Afixou uma faixa em frente à sua casa: “Daniel peça ao prefeito Wanderlan Sampaio que pague os funcionários da prefeitura. Obrigado vereador Mersinho”. O comandante da polícia militar major Menezes e o sargento Pereira foram tomar as dores do mandatário municipal.

Resumo da ópera: O sargento Pereira, em um ato tresloucado, insano, desferiu um soco no rosto do parlamentar. O major Menezes e o sargento Pereira, não honram à farda da briosa PM.

Estou manifestando minha solidariedade ao vereador Mersinho, pequeno no tamanho, mas um gigante, na defesa de seus eleitores.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dois juízes do pleno denunciados na PF.

Da direita para à esquerda Mário Augusto - Francisco Maciel e o juíz federal Márcio Pereira no pleno do TRE.
Foto: José Garcia

Os juízes Mário Augusto e Francisco Maciel podem ser alvo de uma investigação do Tribunal Superior Eleitoral. O TSE foi comunicado pela Policia Federal do Amazonas de uma denúncia envolvendo os dois juízes do TRE, acusados de negociar sentenças. Um prefeito do interior, cujo nome é mantido em sigilo, compareceu a PF e teria feito a entrega de documentos que comprovariam que os dois magistrados transformaram suas atividades no TRE em um balcão de negócios.

Uma fonte da PF, que o Blog manterá sob sigilo, disse que a instituição não pode investigar os juízes. Quando recebe uma denúncia, apenas comunica ao Tribunal Superior Eleitoral, que investiga ou solicita que a PF o faça. A fonte não disse se o TSE já se manifestou.

O que mais tem chamado a atenção sobre os magistrados é o excessivo pedido de vista sobre alguns processos, já praticamente decididos, mas juristas ouvidos pelo Blog disseram que pedir vista é normal num tribunal, uma vez que isso permite mais tempo para uma melhor avaliação de cada caso.


Maciel estará concluindo o seu segundo mandato no TRE dia 28 de fevereiro do próximo ano, e não poderá ser reconduzido, enquanto Mário Augusto começou em abril de 2008 e encerra o seu mandato em abril do próximo ano.
Fonte: Blog do Holanda.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Temporada de blefe.


Assisto, embasbacado os blefes políticos! Afinal de conta está aberta a temporada de disse me disse nos corredores das casas legislativas, mesas de restaurantes, lanchonetes, shopping, bares, botecos e até na zona do baixo meritíssimo.

Alfredo Nascimento é o cara da vez, com a proteção de um judiciário viciado e moroso, o cabra não foi e não será cassado, apesar de todos os malfeitos na eleição para o senado: Abuso do poder econômico - compra de voto - distribuição de gasolina....

Na semana passada afirmou: “Se o governador Eduardo Braga lançar candidato ao governo serei candidato de oposição ao governo estadual”. A nata do blefe! O seu irmão Evilázio Nascimento é secretário extraordinário do governo estadual. Sim, são daquelas secretarias feitas para aquinhoar os aliados, já que nem cadeira as secretarias tem.

Outro blefe foi no plenário da CMM, na homenagem ao vice-governador Omar Aziz, o prefeito Amazonino Mendes e o governador Eduardo Braga disseram que estavam na frente do futuro governador do estado, Omar Aziz. Só não disseram o ano.

Espero o fim da temporada de blefes e o começo da mega temporada de pernada.

Taxa de esgoto

Águas do Amazonas vai prestar esclarecimento à Aleam

Da assessoria: A empresa Águas do Amazonas deve se explicar, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), quanto à cobrança indevida de taxa de esgoto na cidade de Manaus. O pedido foi feito, por meio de requerimento, pelo deputado estadual Marco Antônio Chico Preto (PP).

De acordo com o parlamentar, será o momento da concessionária prestar esclarecimentos à Casa sobre o assunto. Para a audiência ainda, com data ainda a ser definida pela Aleam, serão convidados representantes do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam), da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de
Manaus (CDC/CMM), entre outras partes interessadas.

Na tribuna ontem, o deputado comunicou que esteve, na manhã da última quinta-feira, em reunião com o procurador-geral da Justiça do Amazonas, Otávio de Souza Gomes, para saber sobre o trâmite da ação da Aleam, impetrada em 2008, pelo fim da cobrança da taxa de esgoto na capital amazonense.

“Após quase um ano, em setembro agora, o Tribunal de Justiça emitiu um despacho ao MPE para que defina qual Vara tem a competência de julgar a ação”, lamentou o parlamentar, ao mostrar preocupação quanto ao tempo que o processo deve durar.

“Enquanto isso, aproximadamente 35 mil usuários pagam por um serviço que não têm. A Águas do Amazonas não pode cobrar algo que não oferece. Esta é uma realidade que deve ser mudada”, criticou.

Chico Preto lembrou ainda que o MPE entrou com uma ação na justiça com características iguais às da Aleam, que também pedia o fim do pagamento da taxa, mas tinha um cunho ambiental. “Esta ação já existe desde 2003 e também não foi julgada.

Não queremos que isto aconteça novamente. Espero que alguma destas ações seja julgada para que a população se livre deste problema”, apelou.

Exemplo

Em discurso na Casa, Chico Preto citou como exemplo o caso de Belo Horizonte, aonde o problema idêntico vinha ocorrendo. Lá o processo foi julgado e a justiça mineira suspendeu a taxa. A empresa apelou para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e a decisão foi confirmada. “A decisão foi rápida e hoje eles já não pagam essa taxa”, comentou o deputado.

Tecnologia da informação

Software livre não atende Prefeitura de Manaus

Uma equipe formada por quatro servidores da Prefeitura de Manaus, que atuam na área de tecnologia da informação, acompanhou a secretária de Finanças do município, Maria Helena Alves Oliveira e os vereadores Wilker Barreto (PHS) e Ademar Bandeira (PT), ao Encontro Nacional Software Público realizado nos dias 27 e 28 de outubro em Brasília.

O objetivo da participação do grupo foi constatar se o software livre E-cidades, lançado na ocasião pelo Governo Federal, através do Ministério do Planejamento, atende as necessidades da Prefeitura de Manaus.

Durante o encontro, Paulo Ricardo da Silva, diretor da empresa Dbseller Sistemas Inteligentes, responsável pelo desenvolvimento do software E-cidades, afirmou através, de nota oficial, que o sistema não tem condições de atender um município do tamanho de Manaus, com 2 milhões de habitantes.

“Atualmente, a DBSeller atende apenas a municípios de 3 mil a 250 mil habitantes e não está em nossos planos atender o município de Manaus nos próximos 3 anos.

A empresa tem grandes pretensões de estar atendendo os mais variados municípios, mas sabemos que para isto devemos ainda trilhar caminhos, que com responsabilidade, o faremos no momento que estivermos preparados para isto ” declarou o diretor.

O E-cidades será disponibilizado gratuitamente com a proposta de gerenciar em um único sistema, as principais áreas das prefeituras brasileiras, cujo código fonte é gratuito, tendo custo para atualizações e manutenções.

A Prefeitura de Manaus, lançou edital de licitação, no mês de agosto, para contratações de empresas para implementação de dois sistemas integrados, um de Administração Tributária e outro de Gestão Pública.

Castro recebe comissão que questiona cobrança da taxa de esgoto

Representantes de oito bairros da Zona Sul de Manaus – que questionam a cobrança da taxa de coleta e tratamento de esgoto pela empresa Águas do Amazonas – foram recebidos, nesta quarta-feira, pelo deputado estadual Luiz Castro.

A comissão formada por lideranças dos bairros Educandos, Colônia Oliveira Machado, Morro da Liberdade, Santa Luzia, São Lázaro, Crespo e Lagoa Azul, veio pedir “socorro” para brigar na Justiça contra o pagamento da tarifa que equivale a 80% do valor da água consumida.

“Nós sabemos que o sistema de tratamento de esgoto não funciona na maioria dos bairros da Zona Sul. Como vamos pagar por um serviço que não é oferecido?”, questionou o diretor do Conselho Comunitário do Educandos, Cleoberto Castro.

Ele informou que, em 1998, os comunitários entraram com uma ação no Ministério Público, contra a extinta Cosama, pedindo a suspensão do pagamento da tarifa. “Nós ganhamos na Justiça o direito de não pagar por esta tarifa indevida, mas, desde junho deste ano, a Águas do Amazonas voltou a cobrar a taxa de esgoto nas contas de água”, observou.

Para o deputado estadual Luiz Castro, é um absurdo a cobrança da taxa em locais onde o serviço de tratamento de esgoto não existe. “Não podemos esquecer que, além de receberem água que não é tratada, os moradores do Educandos também têm que conviver diariamente com o mau cheiro”, declarou.

Ele destacou que já acionou a sua assessoria jurídica, para dar suporte às lideranças da Zona Sul. “Nós vamos realizar uma visita ao Ministério Público”, ressaltou, informando que técnicos da comissão de meio ambiente também estão programando uma visita in loco nas comunidades.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Expedito Júnior vai recorrer de decisão do STF

O senador Expedito Júnior (PSDB-RO) pretende recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou hoje, por 7 votos a 1, a cassação imediata de seu mandato por parte do Senado Federal.

A determinação foi decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral, que acusa Expedito de abuso de poder e compra de votos nas eleições de 2006. "Eu respeito a decisão da justiça, mas vou ouvir meus advogados para ver se cabe recurso. Se tiver como recorrer, garanto que vou lutar pelo meu mandato até o último segundo".

Ainda segundo Expedito, os advogados dele analisam a possibilidade de recurso porque o tribunal não julgou alguns embargos declaratórios que não foram julgados pelo TSE. Além disso, uma determinação da Mesa Diretora do Senado havia assegurado a manutenção do parlamentar no cargo até que todas as chances de recurso no caso se esgotassem.

Essa "resistência" do Congresso foi motivo de críticas por parte do ministro Celso Mello. De acordo com ele, é inaceitável que as Mesas das Casas do Congresso não cumpram decisões emanadas do TSE. O Supremo disse claramente que as decisões emanadas na Justiça Eleitoral hão de ser cumpridas, independentemente de seu trânsito em julgado". Mas para Expedito, a crítica merece ser devolvida ao Supremo.

"Como é que o Supremo tem dois pesos e duas medidas agora? O que a Mesa fez foi uma jurisprudência do próprio Supremo, no julgamento do senador Capiberibe", argumentou ao citar o caso do parlamentar que, depois de cassado, ainda levou a decisão à Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

No julgamento de hoje, os ministros do STF acolheram o mandado de segurança expedido pelo segundo colocado nas eleições para o Senado em 2006, Acir Gurgacz (PDT). "Minha diferença para o segundo colocado foi de mais de 60 mil votos", afirmou Expedito Júnior ao lembrar que Acir possui mais de 200 processos na justiça e um mandado de inelegibilidade decretada.

Até agora, Expedito alega que não foi informado pelo Senado da decisão. Ele programa uma conversa com os representantes tucanos para decidir o próprio rumo. "O povo me deu direito de ser o defensor da população de Rondônia no Senado. Só saio daqui quando disserem que as cortinas fecharam e que acabou o espetáculo", disse. "Se tiver que sair, saio com a consciência tranquila e não vou me abater em momento algum", concluiu.

Infiéis na guilhotina.

Os deputados Walzenir Falcão, Davi Almeida ex-petebistas, tem os seus mandatos ameaçados pelo presidente do PTB-AM, Sabino Castelo Branco. Sabino entrou com pedido no Tribunal Eleitoral do Amazonas de cassação de mandato dos parlamentares infiéis.

A briga promete ser boa. Gostaria de relembrar que o ex-deputado Edilson Gurgel dançou por infidelidade, Marcelo Ramos trocou o PCdoB pelo PSB, está no cadafalso, o MPE tem se omitido nos recentes casos de migração medrosa de políticos oportunistas.

Gestação de novo paladino

O deputado genérico Chico Preto, amedrontado no PMDB-AM, desembarcou de mala e cuia no PP, chegou borrando grosso! Deve ser a proteção do governador Eduardo Braga, o infiel sai da sigla e ganha um espaço para sua futura suposta reeleição e de quebra leve um programa eleitoreiro. Êita Manaus, terra de muro baixo, e o MPE calado, omisso, acovardado.

QUADRO ELEITORAL PARA PRESIDENTE COMEÇA A SER DEFINIDO!

1. PlanalTo conta com a impossibilidade da candidatura de Ciro, na medida em que este não conseguiu atrair outros partidos, não terá candidatos a governador em mais que uns 4 estados, não terá tempo de TV suficiente e nem como captar 100 milhões de reais, que segundo os entendidos do PlanalTo, é o mínimo para se fazer uma campanha presidencial.

2. Dessa forma, se teria uma campanha plebiscitária, como Lula deseja, com um ruído -Marina da Silva- que seria o escoadouro dos votos dos decepcionados com o transformismo do PT no governo, dos mensalões, da "flexibilidade" com a base aliada, do retorno dos antigos "senhores"... Nesse raciocínio, não haveria risco do voto higiênico passar para a oposição: iria para Marina.

3. Sendo assim, na eleição, Marina seria ignorada -falaria sozinha- e a meta seria ter mais votos que a oposição na proporção da votação da Marina, resolvendo em primeiro turno.

4. Do lado da oposição - "Se o partido em dezembro ainda não tiver decidido seu candidato à presidente, seja por prévias ou não, eu sou candidato ao Senado já a partir de janeiro. Não posso esperar. Preciso então cuidar de Minas", disse Aécio. (...) Serra não comenta ultimato de Aécio: "Esse tititi não leva a nada"-, o quadro caminha para a candidatura de Aécio ao Senado. Paradoxalmente, Aécio saindo, em dezembro, da disputa, compulsoriamente, Serra é candidato a presidente. Curiosamente -independente da vontade dele- seu "lançamento" estará antecipado. E desaparece a hipótese de reeleição a governador.

Um presente, aos servidores públicos municipais!

Lembrar nunca é demais! Presentes assim, não acontecem todo mês. Inicia a contagem regressiva dos últimos dias da promoção da meia entrada na rede de cinemas Cinemais, mas é necessário apresentar o contracheque que comprove a situação de servidor (quem passará por este vexame?). Há também a opção do boliche no Amazon Bowling, um treino para extravasar a indignação com a atual administração. Tudo presente do Prefeito Liminar Mendes. E para fechar o mês com chave de ouro, além do feriado prolongado, haverá a antecipação do pagamento para o dia 28 (é pra rir ou chorar?).

Afinal pão e circo ainda funciona. Portanto é só aproveitar os últimos dias! Trata-se de uma tentativa frustrante de agradar os servidores que estão descontentes com o Secretariado do Prefeito. Hoje o servidor público (tampouco o cidadão) não tem o que comemorar, principalmente os efetivos, que são envergonhados pela turma dos contratados e comissionados. Mas tudo passa... e essa administração também. E como a recomendação é rezar muito, rezemos todos! Porque a força da oração move montanhas, quanto mais processos.

P/S E como rir é bom demais, “copiei e colei” para que não digam que não lembrei do “Orelha de Freira” :“...o atual prefeito escolheu muito mal seu secretário de educação, pois esse destemperado nogueira é a figura da MALDADE, INCOMPETÊNCIA e ARROGÂNCIA, basta dizer que é primo do Cyrino (o tal do girino), esse vai fazer bem pior que o outro, que pena quem perde com isso é a educação e seus servidores, por essas escolhas desastrosas...” (comentário postado no blog do holanda)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Desembargador é acusado de proteger Henrique Traíra Oliveira.

Henrique o protegido, segundo Jornada.

O empresário Francisco da Jornada entrou com uma representação contra o desembargador Ari Moutinho, alega que o magistrado protege o vereador cassado Henrique Traíra Oliveira. A representação é assinada pelo advogado Rodrigo Otávio Lôbo.

O TSE cassou o mandato do ex-servidor do TRE-AM, mas Henrique entrou com embargo em Brasília e o desembargador deu efeito suspensivo, mesmo não tendo autoridade para fazê-lo, já que pertence a uma esfera inferior do poder judiciário. Disse um assessor de Jornada.

Declaração vergonhosa do secretário “Orelha de Freira”

A dupla inimiga da educação.

“Tenho uma funcionária aqui na secretaria que está trabalhando temporariamente há 23 anos. Nós recebemos determinações para resolver esta situação. Estamos trabalhando para isso” (Do secretário municipal de educação, Vicente Nogueira, ao falar das demissões dos RDA’s da pasta). Primeiramente, Vossa Senhoria não tem funcionário, a funcionária há 23 anos na educação, na verdade pertence ao quadro da SEMED, ou estou enganado?

É muito EGO pra um gestor público... E este não é um fato isolado de irregularidades “abafadas” por seus fiéis (ou seria infiéis) assessores! Algumas já denunciamos neste blog, e outras temos certeza que Vossa Senhoria é conivente, visto sua omissão. Não sou eu, mas os servidores indignados que usam não só este BLOG, mas outros também se uniram a nossa luta para denunciar as mazelas que ocorrem por aí.

Veja outras irregularidades que ocorrem aos seus olhos e ao lado de sua sala, todas estão devidamente comprovadas e foram encaminhadas. 1) Ainda há muitos professores RDA’s lotados na sede, quando deveriam estar na sala de aula, contrariando a determinação do MP; 2) Profissionais do Magistério em estágio probatório, que deveriam estar sendo avaliados nos seus cargos, estão em desvio de função, porque são “amigos do rei”; 3) Servidora sem graduação e em desvio de função acomodada na assessoria técnica, recebendo subsídio maior do que os professores mestres e doutores, (é possível?) 4) Altos subsídios pagos sem publicação de portarias (somente com seu “aotorizo”); 5) cessão e disposição de professores com ônus (e o tal do impacto financeiro?); 6) atraso no pagamento das cargas dobradas; 7) morosidade nos processos de pagamentos de ex servidores; 8) atraso no pagamento das funções de diretores e secretários de escolas, e etc.

Isso sem lembrar o caso dos rda’s que mesmo com o término de seus contratos continuam trabalhando, porque têm a certeza que o Orelha de Freira dará um jeitinho de “prorrogar” o que já foi prorrogado inúmeras vezes, mesmo sabendo que muitos por ali não comprometem a continuidade dos serviços.

Logo, não são poucas as situações que precisarão ser resolvidas, não foi esse o motivo de Vossa nomeação? Não desaponte sua fã assessora, ou melhor, a professora em desvio de função, que rasgou elogios a sua vasta experiência e competência técnica.

P/S. Espero que minha inimiga assessora tenha acompanhado as últimas notícias (ou estaria ela na pescaria em companhia do Zé?). Assim terá certeza que não brinco de noticiar, o futuro ex-secretário ao contrário do que foi falsamente anunciado, filiou-se no DEM. Espero você na estréia do programa.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Forças não tão ocultas.

Foto: José Garcia

TV Tiradentes

A nova emissora de TV, estréia com uma vasta programação eleitoreira. O deputado federal Sabino Castelo Branco, Henrique Oliveira, Norma Araújo e o radialista/humorista Pukeka Di Caprio, são as estrelas de uma emissora que já nasce viciada.

O empresário Ronaldo Tiradentes é o cara que vende caro suas informações, abriu uma guerra pessoal contra o ministro Alfredo Nascimento, paitrocinador político do vereador cassado Henrique Oliveira, o radialista Tiradentes é adepto da máxima “Pra sair do inferno, faz acordo com diabo”.

A estréia está marcada para o dia 30 de outubro. A Band - AM, que se cuide os homens vem com sede de poder.

domingo, 25 de outubro de 2009

VEREADORA PARTICIPA DE REUNIÃO QUE DECIDIRÁ AUMENTO DA LUZ NO AMAZONAS

Da assessoria: À convite da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Mirtes Salles (PP), participa AMANHÃ (27/10), em Brasília, da reunião QUE DECIDIRÁ A TAXA DO REAJUSTE DA ENERGIA ELÉTRICA NO AMAZONAS. A parlamentar foi convidada para falar dos apagões setoriais que vem atingindo a capital amazonense, desde o início do ano.

A Amazonas Energia tem o direito de ter reajustado sua tarifa anualmente, mas nem sempre o valor solicitado é o valor atendido. Neste ano, a concessionária pede 10% de reajuste, mas, antes, a Aneel quer ouvir a vereadora, que sustentará a concessão de um aumento mínimo, de até 2%, até que os problemas da Amazonas Energia sejam solucionados e os cortes sejam suspensos.

Além de diversas denúncias, Mirtes Salles leva a Brasília a cópia do DVD com a audiência pública na CMM, onde o presidente da Amazonas Energia, Flávio Decat, admitiu o problema. O vídeo será exibido ao conselho da Aneel.

A reunião na sede da Aneel está agendada para as 10h. O convite à parlamentar foi feito pelo diretor da Aneel, Romeu Rufino, no mês passado, quando o mesmo participava de audiência pública, em Manaus. Rufino ouviu as reclamações de Mirtes Salles e, de imediato, a convidou para ir ao Distrito Federal, expor a questão ao conselho nacional.

sábado, 24 de outubro de 2009

Viajou não maionese - ou não?

Machado e o senador Praia.

Negão do PDT.

O petista/pedetista Stone Machado me passou uma informação intrigante: O prefeito Amazonino Mendes – filiou-se ao PDT com honras e glórias neste sábado,24. Até o núcleo “duro” bateu palma, devem está pensando em cargos comissionados.

Eu, cá com meus botões, pensei muito antes de escrever estas rudes linhas! Não creio nesta manobra! O Stone tem muitos méritos, mas é um péssimo articulador; o seu sonho de consumo é presidência do PDT-AM. Burros n’água.

O seu candidato a deputado estadual é o “companheiro” Dermilson Carvalho, vaso ruim de vender, em passado recente disse: ser o novo delegado Regional do Trabalho do Amazonas, deu entrevista a grande jornal local. Viajou inúmeras vezes à capital federal, no retorno era o presidente da sigla Brizolista, falácias.

Stone não me entenda mal, se o fato não for concreto, você vai pagar um preço alto. Política se faz com fama, não faça como um ex-vereador mitômano que retornou ao ninho.

Cadafalso verde.

Limpeza no Partido Verde.

A executiva estadual do PV – AM abriu um processo disciplinar contra o vereador Luiz Mitoso “Infiel” e seu filiado Everaldo Farias “Arara Nova”, ambos são acusados de falsificar um documento da executiva estadual.

A situação da dupla é delicada; o filiado Everaldo Farias assinou uma ata como membro da executiva estadual e apresentou um documento na presidência da CMM, delegando ao vereador Infiel, à liderança do partido, que por sua vez colocou um laranja no cargo destinado à liderança, o processo fala em repasse da grana ao filiado Everaldo Farias.

Mitoso Infiel tem conflitos orgânicos com os líderes estaduais – municipais, por discordar das normas estatutárias. A cota da assessoria, o pagamento mensal da legenda é o pano de fundo da celeuma.

O processo é ríspido! O pedido é de expulsão, a executiva nacional já deu o aval.

Desejo boa sorte ao dois em outra legenda.

DEBATE CABOCLO.



Debate de Qualidade.

O programa “DEBATE CABOCLO” chega dia 3 de novembro na telinha da TV Cidade - canal 6 (NET - ex- Vivax), tem o comando da cidadania, a coragem dos descendentes de Ajuricaba e a alegria de uma criança. Somos o caçula de uma família honrada e em crescimento.

O apresentador é o jovem repórter Garcia Junior (meu moleque). No quadro: Pergunte ao professor. O advogado constitucionalista e professor de direito eleitoral Dr. Alberto D’Almeida.

Momento econômico: O empresário e economista Abdala Fraxe, O pastor Jorge Luiz nos abençoa, trás a palavra de Deus em Mensagem Reflexiva.

Conexão Manaus: Um bis de Garcia Junior, trazendo o cotidiano da cidade sorriso. Eu, José Garcia marco presença no “Papo de Bastidores” – trago o jogo do poder nos bastidores, você nunca viu nada igual!

GENS DA SELVA

Rogelio Casado e Simão Pessoa.
Foto: José Garcia

A reedição POETATU 4, marcada por um clima descontraído e meio nostálgico. Dei um chega rapidinho lá (por motivo de trabalho vazei mais cedo), reencontrei Rogelio Casado, Davi Almeida, Simas e Simão Pessoa entre outros valorosos companheiros.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ninguém merece!



A celebração de mais um aniversário de Manaus remete a uma história de descaso, oportunismo e esculhambação administrativa. Basta olhar o estrago dos últimos mandatos e o caos urbano em que se transformou a cidade, nas administrações que se sucederam desde o início da década passada. De Amazonino, Artur, Eduardo, Alfredo, Serafim e Amazonino uma sucessão de vaidades e incapacidade gerencial do município que, sequer possui um Plano Diretor, muito menos saneamento básico, transporte coletivo de massa, saúde, segurança e educação a contento.

Onde tudo começou

Começou no inicio da década de 80, com o Boto que nomeou um prefeito biônico no rescaldo da ditadura militar. Mas foi quando assumiu a prefeitura em 1993, pela segunda vez, o prefeito Amazonino retomou sua gestão destrambelhada, caudilha e perdulária, sem atentar para os problemas estruturais, viários e de ocupação racional do espaço urbano, muito menos para as funções administrativas de Planejar e Controlar.

Seu antecessor, o atual senador tucano, Artur Neto, foi o último prefeito a cuidar pra valer de saneamento. Foi o último a colocar sistema de tubulação e drenagem nas Zonas Oeste, Sul e Leste, mesmo sabendo que o eleitor não iria ver seu trabalho subterrâneo. Canalizou e urbanizou o Igarapé do Franco em toda a extensão da Avenida Brasil, uma obra que o governo do Estado agora se meteu a reformar e só conseguiu irritar a população. Desde então, Amazonino e Eduardo Braga, depois Alfredo e Serafim e agora Amazonino de novo, o retrato urbano de Manaus não poderia ser mais deplorável.

Lixo, promiscuidade e informalidade

Um trânsito infernal, causado por obras tímidas, sem o mínimo de planejamento ou pela falta dele, que não previu o crescimento urbano nem planejou a abertura de ruas, viadutos e passagens de nível para escoamento viário. Governos que não recuperam há anos o calçamento e asfaltamento das ruas, fazendo dos recursos para esse fim oportunidades de negócios obscuros de propósitos sombrios. Governos municipais que deixaram o lixo, a promiscuidade e o comércio informal tomar conta do Centro, onde taxistas e ambulantes ocuparam a via pública em detrimento do ir e vir e uso coletivo das calçadas.
Fonte: Mascate.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

TV Cidade premiada





14° Prêmio Cidade de Manaus 2009.

No Elegance Festa & Convenções

O Instituto Cultural de Manaus realizou a entrega do prêmio “Cidade de Manaus” as pessoas físicas/jurídicas que se destacam em todas as iniciativas empresariais, profissionais liberais... A TV Cidade Canal 6, marcou presença: A diretora presidente Socorro Granjeiro (representada pela apresentadora Tatiana Cury) e os jornalistas- apresentadores Cleomir Lage - Marlene Cardoso, foram os destaques da família TV – Cidade.

Eu - sou o novo membro da TV – Cidade - o nosso programa (em parceria com a Associação do Movimento dos Dependentes Químicos) está com a estréia marcada para dia 03 de novembro. “Debate Cabloco” vem recheado de Política, Economia, Cidade, Mensagem Reflexiva...

A equipe do programa: Garcia Junior (multimídia), Dr. Alberto D’Almeida, (advogado), Abdala Fraxe (Economista), Jorge Luiz (Pastor) José Garcia (jornalista).
CONVITE


Após dez anos de ausência, o GENS DA SELVA reedita sua Antologia Poética POETATU 4, o livro reúne poemas inéditos de 17 poetas que vão desde nomes consagrados e imortais da Academia Amazonanse de Letras ( Anísio Mello, Tenório Telles e Zemaria Pinto), como novíssimos e novos poetas com Felipe Wanderley,Castro e Costa e Henrique Mesquita, passando pela prata da casa como Simão Pessoa, Almir Graça, Celestino Neto, Jersey Nazareno, Carlos Araújo e Marco Gomes, e músicos/poetas Célio Cruz, Cleber Cruz e Eliberto Barroncas. O lançamento será nesta sexta feira, às 19 horas, na Arena do Palacete Provincial (antigo quartel da polícia), além de cocktail o evento contará com um show do Cileno e da mega transformer Guadalupe de Montserrat. Não percam !!!

Elenco (corja): Almir Graça, Anisio Mello, Carlos Araujo, Castro e Costa, Celestino Neto, Celio Cruz, Cleber Cruz, Eliberto Barroncas, Felipe Wanderlei, Henrique Mesquita, José Ribamar Mitoso, Jersei Nazareno, Marcileudo Barros, Marco Gomes, Simão Pessoa, Tenorio Telles, Zemaria Pinto.

Fones p/ Contato: Simão Pessoa 8116-4144 / Zemaria Pinto 9984-2407 / Celestino Neto 8831-6698 / Almir Graça 8114-6061 / Marco Gomes 9626-0990, Carlos Araújo 84026721.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

1º Festival de Cinema de Animação do Amazonas


1º Festival de Cinema de Animação do Amazonas
Data: 26/10 a 1/11
Horário: 16 às 21h
Local: Espaço Cultural Thiago de Mello
Saraiva MegaStore
Entrada franca

O FAAMFESTIVAL, 1º Festival de Cinema de Animação do Amazonas, em sua primeira edição, acompanha a comemoração do Dia Internacional da Animação (DIA), que acontece simultâneamente em mais de 26 estados brasileiros em 28/10 e está em sua 3º edição no Amazonas.

O 1º Festival de Cinema de Animação do Amazonas reforça o seu caráter de complemento à recente produção local. Queremos inserir o Amazonas dentro do importante pólo de animação do país, criando uma intersecção entre os realizadores locais e nacionais com mostras competitivas e não competitivas de filmes produzidos no Amazonas e no Brasil.

Realizado pela Art&Cia Cursos, em parceria com a Saraiva MegaStore, o FAAMFESTIVAL irá promover premiações destinadas à mostra competitiva nacional e local, junto com a veiculação gratuita de filmes e realização de oficinas e Workshop. Além das oficinas, teremos 02 Webmiting Internacionais (vídeo-aulas), com profissionais Top da Animação Convidados, o Jason Ryan da DreamWorks e o Andrew Gordon da Pixar, que será exibido unica e exclusivamente aos participantes do festival.

O evento acontecerá dos dias 26 de Outubro a 01 de Novembro, no espaço cultural Thiago de Melo, que se localiza dentro da Saraiva, importante parceiro e incentivador da cultura local amazonense.

O mix de entretenimento e fomento à produção local promovido pelo FAAMFESTIVAL, lança no mercado local uma discussão permanente sobre esta atividade, objeto de encantamento para públicos de todas as idades alem de incluir o AMAZONAS na rota dos grandes eventos culturais na área de Cinema de Animação.

Mais informações no site http://www.faamfestival.com/faamfestival/Progamacao.html ou pelo telefone 3233 3526.

Deputado Lupércio Ramos afirma que PMDB tem nomes para 2010

O deputado Lupércio Ramos (PMDB-AM) disse que o PMDB não tem só um nome, mas vários para apresentar nas eleições presidenciais de 2010. A afirmação do deputado foi feita durante reunião da bancada federal com o ex-ministro Mangabeira Unger, nesta quarta-feira, na presidência do partido, em Brasília.

Lupércio citou nomes como o do governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB) que já conquistou espaço no país e está em franca projeção internacional, principalmente em assuntos sobre meio ambiente.

“Eduardo Braga é um nome respeitável, principalmente em áreas cruciais para o futuro da humanidade como desenvolvimento sustentável e proteção ambiental”, afirmou.
Durante a reunião o ex-ministro Mangabeira Unger recebeu várias sugestões para o programa que o partido vai apresentar ao país em 2010.

O deputado Lupércio defendeu um capítulo exclusivo para a Amazônia. “As propostas que o PMDB vai apresentar para a Amazônia devem ser fruto de um debate com especialistas e de pessoas representativas da região.

A Amazônia não pode ser discutida sob o aspecto emocional. Temos que usar os dados científicos, que são amplamente favoráveis, para viabilizar o desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira”, disse o deputado.

Com 340 anos, Manaus ainda não oferece qualidade de vida digna à população

Foto: José Garcia

O vereador Zé Ricardo “Padre” falou na manhã desta quarta-feira (21), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), sobre o aniversário de Manaus, no próximo dia 24, quando a cidade completará 340 anos. De um lado, ele cita as evoluções da cidade em várias áreas, como economia e produção de riquezas e de outro, coloca os desafios a serem enfrentados nas áreas da educação, saúde, transporte, ou seja, melhor qualidade de vida aos seus habitantes.

Como contribuição para melhoria desse cenário, o parlamentar diz que a Câmara deve ampliar as discussões em torno do Plano Diretor, que, por exemplo, não veio com proposta do executivo para implantação de um Projeto Viário e de Transporte para a cidade. "Esse é um dos dois principais serviços que tanto a população reclama, ao lado da segurança pública. Mas esta Casa ainda tem oportunidade de ampliar essas discussões".

Terminal Pesqueiro.


O vereador Wilker Barreto "Cupim de ONGs" criticou durante o grande expediente de hoje, 21, o atraso na construção do terminal pesqueiro da cidade de Manaus. Foram investidos quase R$ 9 milhões na obra durante a gestão do ex-prefeito Serafim Corrêa, e o terminal que deveria dar acesso ao embarque e desembarque de pescado continua sem atender à demanda do setor produtivo."Precisamos dar uma satisfação para a sociedade na questão do terminal pesqueiro, pois já foram investidos R$ 9 milhões em 2008 e a balsa está no seco, mesmo restando mais de 30 dias de vazante", denunciou o parlamentar.

Barreto explicou que apesar dos investimentos, a obra não foi contemplada no projeto original da Prefeitura. Para o parlamentar, a ação pode ser apontada como descaso com o dinheiro público. Ele destaca que os recursos para o Terminal Pesqueiro "foram mal aplicados numa ação mal planejada" e questionou a capacidade real de armazenamento do terminal. "É óbvio que a prefeitura precisa terminar a obra porque o dinheiro do contribuinte já foi gasto, embora tenha sido mal aplicado e mal planejado", prosseguiu Barreto.

Segundo ele disse, o orçamento deixado pela ex-administração não contemplava o término da obra. "Este Poder e esta legislatura foi que aprovaram um remanejamento de R$ 5 milhões, em junho, para que a obra fique pronta ainda este ano", lembrou.
O parlamentar convidou a bancada da oposição da Câmara Municipal de Manaus para visitar a construção e conhecer a situação em que se encontra o local onde funcionará o terminal pesqueiro da cidade de Manaus.

Isaac Tayah descarta crise na liderança na CMM




Da assessoria: O líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, vereador Isaac Tayah (PTB), usou a tribuna do parlamento, nesta quarta-feira (21/10), para esclarecer que não existe crise na liderança, ao contrário do que foi publicado em jornais da cidade na semana passada.

O petebista contou que um membro de sua família passou por sérios problemas de saúde e que, em função disso, precisou se ausentar em certos momentos das sessões ordinárias da Câmara. “Sou um ser humano e todos nós passamos por momentos de dificuldade. Fazemos noventa e nove por centos das coisas certas, mas quando um por cento dá errado temos nossa imagem denegrida, mas isso faz parte da vida pública”,
declarou, lamentando a “falta de coleguismo” de alguns de seus pares.

Tayah afirmou que está tranquilo sobre sua atuação como líder da bancada de situação e que não pretende em nenhum momento fugir ao debate. “Aquilo que é para ser meu, será. Não conquistei nada por pressão e continuarei à frente do grupo sem precisar ferir ninguém”.

O vereador Luiz Mitoso (PV), durante a parte, destacou a postura de Tayah a frente da liderança. “Ser líder é saber ser humano e o senhor tem tido essa postura, contribuindo sempre para o bem comum”, declarou.

O petebista recebeu ainda o apoio de membros da bancada de oposição. O vereador Marcelo Ramos (PSB) pontuou que “ninguém é mais digno de estar à frente da bancada de situação do prefeito Amazonino Mendes”.

Marcelo lembrou que Tayah sempre defendeu o ponto de vista do grupo político do qual faz parte, mesmo quando era minoria na legislação passada. “Fácil é defender quando se é maioria. Tenho opiniões diametralmente opostas as suas, mas não posso deixar de reconhecer a sua coerência, a sua lealdade”.

Opinião semelhante foi compartilhada pelo vereador Gilmar Nascimento(PSB), que assim como Ramos, também esteve a frente da bancada de situação durante a gestão do ex-prefeito Serafim Corrêa(PSB). “O vereador Isaac sabe navegar tanto na oposição, quanto na situação, e nunca desrespeitou seus pares. Ele consegue conciliar suas atividades como médico e como parlamentar, mostrando o porquê de ter sido
reeleito tantas vezes”, observou.

Centro de Referência Especializada de Assistência Social pra inglês ver.

Como se não bastasse a completa inoperância do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente. Que não cria, nem gerencia políticas públicas desde que o seu presidente Paulo Sampaio assumiu o cargo de uma forma irregular, sem respaldo administrativo. Respaldo pra quê, né? É pra não fazer nada mesmo.

O CREAS , com seu pomposo nome, não é referência nenhuma. Pode ser chamado de casa da mãe Ana Lúcia, pois, tratas as luluzinhas (técnicas) como se fossem mesmo suas filhas. O CREAS da Rua Libertador, 535, bairro N.S. das Graças é um verdadeiro cabidaço de empregos, e dos bons!! Podem ir lá conferir (se deixarem passar da recepção, claro)! As técnicas podem ser facilmente encontradas nas salas fazendo as unhas umas das outras, bordando, provando roupas, folheando catálogo da avon etc...; ou simplesmente não fazendo nada, ou melhor nem estar no local. Quem encontrar as técnicas Fernanda Liane e Consuelena pode apostar na Mega Sena!! Atendimento sério para um público vítima de violência domestica e sexual - adolescente em cumprimento de medida sócio educativa é muito estressante pra todo mundo.

Pior fazem as advogadas Keyce e Márcia, que nem fazem revezamento para poder sair juntas do tédio que ora se instaura no CREAS. Adoram passear na delegacia pra "dar pinta" uma vez ou outra, ignorando a existência da defensoria operante no local. Ficar dando orientação pra quê? Se nem ao mesmo tem cursos de especialização do Governo Federal, requisito segundo as diretrizes do governo federal seria imprescindível pra trabalhar no local.

A boa folga da moças é explicada foram contratadas até fevereiro, depois de passarem 4 anos do governo Serafim como prestadoras de serviço de urgência até a prefeitura providenciar concurso para os cargos, que até agora nada. O processo seletivo naquela época foi bem seletivo mesmo ganharam os cargos as ex- alunas da então secretária Kátia Valina.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Projeto de lei que efetiva funcionários temporários, entra em tramitação na CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou o Projeto de Lei 365/2009, de autoria do vereador Hissa Abrahão (PPS), que autoriza o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), a efetivar funcionários temporários do serviço público municipal, contratados há cinco anos. Agora, a proposta segue em tramitação na Câmara e poderá ser votada em até dois meses.

Essa é a segunda vez que Hissa consegue êxito na discussão sobre a situação dos funcionários temporários do município. No início deste mês, os vereadores aprovaram o Requerimento 2.535/2009, protocolado por Hissa, que pede a realização de uma audiência pública para debater propostas que regularizem a situação dos 6,6 mil servidores do Regime de Direito Administrativo (RDA) e regime seletista, contratados através da Lei de Consolidação Trabalhista (CLT).

Congresso na UFAM debate o IBGE que o Brasil não conhece



A deputada estadual Conceição Sampaio (PP) participou como debatedora do Congresso Democrático sobre o IBGE, realizado no Auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/UFAM), a convite da Associação dos Servidores do IBGE, promotora do evento.

O Congresso constou de palestra com o tema "O IBGE conhece o Brasil, chegou a hora do Brasil conhecer o IBGE", proferida pelo Supervisor de Disseminação de Informações do IBGE?UE/AM, Adjalma Nogueira Jaques.

Em sua fala, a deputada destacou a importância da qualidade da informação gerada pelo IBGE, lembrando que ela é referência nacional na hora de definir muitas das políticas públicas que afetam a vida de milhões de brasileiros. Por isso, em sua opinião, é importantíssimo que essa informação seja extremamente precisa.

LÔBO PEDE RECUPERAÇÃO DA PONTE E FEIRA DO MUTIRÃO



Da assessoria: A situação em que se encontra a “Feira Modelo” do Mutirão Amazonino Mendes inspira atenção por parte da Prefeitura Municipal de Manaus. A reclamação dos feirantes foi encaminhada ao Deputado José Lôbo-(PC do B) durante o último final de semana o que motivou o parlamentar o encaminhamento de expediente sob a forma de indicação para que seja viabilizado estudo no sentido da recuperação da feira Modelo do mutirão. Outro reclamo levantado pelos moradores foi a reconstrução da Ponte do 7, que está destruída pelo tempo há pelo menos 03 anos.

Acompanhado das lideranças comunitárias do bairro, José Lôbo percorreu as dependências da “Feira Modelo” do Mutirão Amazonino Mendes e área da Ponte do 7, motivo pelo qual vem tentar sensibilizar o prefeito Amazonino Mendes para que possa executar obras, em regime de urgência, visando atender os moradores daquela área da cidade.

Em visita aos locais, José Lôbo constatou que o estado atual das dependências da referida feira é muito ruim, ademais, a perduração desse quadro poderá afetar – se já não o ocorre – a saúde pública, cujas conseqüências poderiam ser muito piores para a população e para os próprios comerciantes que dali tiram o sustento de suas famílias.

Como o prefeito Amazonino Mendes é um homem público sensível com certeza irá atender aos apelos da população do bairro do Mutirão quanto as suas reclamações que é importante via de acesso local da população.

Igreja pede socorro

Da assessoria: Preocupado com os sucessivos assaltos e agressões cometidas contra religiosos em Manaus, o pároco da Igreja de São Sebastião, frei Carlos Acácio Ferreira pediu hoje apoio ao presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Angelus Figueira (PV), para cobrar resultados efetivos das autoridades quanto à proteção não apenas dos missionários, mas principalmente da sociedade.

Frei Acácio afirmou que tem recebido pedidos de socorro das comunidades católicas da periferia de Manaus. “Uma das nossas casas paroquiais já foi roubada três vezes. Os ladrões levam equipamentos de som que servem às missas e foram comprados com muito custo e com a colaboração da comunidade”, disse. “Mas estamos aqui defendendo, sobretudo, as vidas das pessoas que estão em perigo”.

O deputado Angelus Figueira sugeriu um encontro com os demais deputados membros da comissão e com representantes do poder público estadual com o objetivo de expor os problemas enfrentados pela comunidade católica.

O resultado deste encontro -que deve ocorrer até o fim da próxima semana- vai direcionar as ações que podem ser encampadas pela comissão junto ao Ministério da Justiça, Tribunal de Justiça do Amazonas, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.

Debate em plenário

Para Figueira, o que está acontecendo aos membros da Igreja é um reflexo das estatísticas que comprovam a falta de segurança no Amazonas. “Enquanto a criminalidade cresceu acima de 30%, os recursos para policiamento caíram 2%”, lembrou, citando dados do Ministério da Justiça divulgados neste ano.

Na opinião da deputada Vera Lúcia Castelo Branco (PTB), que pediu aparte durante o pronunciamento de Figueira sobre o tema, nesta manhã na Aleam, o avanço da criminalidade “está mais relacionado ao número insuficiente de policiais nas ruas e não aos recursos de segurança pública”.

A observação da deputada causou estranheza a frei Acácio e a Figueira já que para eles não se pode desvincular uma coisa da outra. Para o frei, o discurso dos deputados da bancada governista tende a minimizar a falta de segurança no Estado. “O compromisso dos parlamentares têm que ser com o Amazonas e não com o governo”, asseverou o religioso em encontro com Figueira, posterior à sessão. “Não estou aqui contra ou a favor de governo. Estou em defesa da vida”, reforçou.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Rambo de Honduras



Veja, ilustre leitor, o belo tipo faceiro e armado, que você admira ao lado. Expulso de seu país de pijamas - acredite, este é Manuel Zelaya, o Rambo de Honduras, o hóspede bem trapalhão da nossa embaixada, o democrata aspirante a bolivariano, que queria, contrariando a Constituição hondurenha, saber do povo se poderia ficar mais um pouquinho no poder.

E poder é com ele mesmo, de preferência com armas na mão, segundo a biografia divulgada pela agência de notícias Dow Jones. Originário da oligarquia rural de Olancho, um estado violento e machista do centro de Honduras, dominado por latifundiários, o rapagão não hesitou em defender a tiros as propriedades da família.

O cabeludo da foto, que ainda não usava seu indefectível chapéu, gostava de tocar guitarra, pilotar suas motos Harley Davidson e cavalgar seus cavalos, não necessariamente nessa ordem. Aos 23 anos, em 1975, o pai, José Manuel como o filho, foi preso por ajudar oficiais do exército a matar e torturar catorze ativistas rurais, entre eles dois padres.

“Papá” Zelaya pegou 20 anos de cadeia, nela ficando por menos de um ano, beneficiado por uma anistia geral. Zelaya filho ficou muito abalado, abandonou a universidade e voltou a Olancho para tocar os negócios da família. Dizem os amigos que o agora protegido do Itamaraty dormiu várias vezes na prisão, fazendo companhia ao pai.

Essa experiência teria “forjado” sua personalidade - ele que não teve educação formal e que, de fazendeiro cabeludo e armado, se viu falando na ONU, após ascensão meteórica no Partido Liberal de Honduras, pelo qual se elegeu presidente em 2005.

Desarmado de educação, seu discurso de posse, improvisado, estava cheio de erros no idioma pátrio. O ricaço ruralista, que gostava de dar uns tirinhos por aí, viajou muito no primeiro ano de governo, sempre com a família e grande comitiva, levando certa vez até a netinha de sete meses para ganhar beijinhos do então presidente George W. Bush.

Mas, numa curva do destino, o inexpressivo Zelaya topou com o venezuelano Hugo Chávez e seu mundão de petróleo e fanfarronice, mudou o discurso e deu no que deu: virou hóspede permanente da embaixada, uma casa brasileira com certeza, onde reinam a paciência e a tolerância.

domingo, 18 de outubro de 2009

Chalita empolga professores no Canaã


Da assessoria: Com o tema: “Ética e Educação”, o professor e filosofo Gabriel Chalita empolgou os mais de 3,5 mil professores que estiveram sábado (17) no auditório Canaã, durante a palestra que marcou o encerramento da 3ª Semana de Valorização do Educador. O evento foi uma realização da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, da ALE, que é presidida pela deputada Therezinha Ruiz (DEM) que disse que a presença de Chalita em Manaus foi um presente para os educadores do Amazonas.

“A base do processo está no professor. Existem pessoas que acreditam que a solução é construir prédios, melhorar a estrutura é o suficiente. Apesar dos investimentos feitos pelo governo federal, o Brasil ainda não conseguiu atingir os índices almejados que comprovem uma melhoria real na Educação. As crianças precisam aprender a ler e interpretar textos corretamente. Só teremos uma Educação melhor quando valorizarmos o professor”, afirmou Chalita.

Segundo a deputada Therezinha Ruiz, os professores amazonenses “haviam solicitado a ela desde a 2ª Semana de Valorização do Educador do ano passado, que Gabriel Chalita fosse o palestrante do próximo evento”.A 3ª Semana de Valorização do Educador que é uma lei estadual (3.183) desde 2007, tem como objetivo promover a oportunidade para a capacitação e o aprimoramento de conhecimentos necessários ao exercício do magistério.

“O professor e filosofo Gabriel Chalita é conhecido nacionalmente pelos professores pelas suas palestras motivacionais e que destacam a importância da família e a ética na escola. Por isso temos hoje (ontem) aqui quase 4 mil professores que ganharam este presente que foi essa palestra maravilhosa. Na verdade a Semana de Valorização do Educador que está em seu terceiro ano, começou no dia 15, com a Sessão Especial que homenageou mais de 40 professores que apresentaram projetos em prol da Educação no Amazonas, Na sexta-feira tivemos o baile na Companhia do Forró que foi um momento impar de confraternização”, disse a parlamentar Democrata.

Para a professora da Escola Municipal Raimunda Eneida Cerquinho da Silva, Nívea Iane, a palestra de Gabriel Chalita foi marcante na 3ª Semana de Valorização do Educador. Ela parabenizou a iniciativa da deputada Therezinha Ruiz por ter proporcionado aos professores um momento especial. “Com certeza estamos vivendo uma grande noite em Manaus com a palestra do Gabriel Chalita que valoriza muito o professor e a ética na Educação que só tem a acrescentar na nossa profissão. Agradecemos a professora Therezinha Ruiz que é a nossa legitima representante na Assembléia Legislativa e tem lutado em prol da Educação do Amazonas”, disse Iane.
A terra da pedra pintada esta pegando fogo!!!

O vereador Raimundo Silva, presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara, assumi como prefeito até ulterior decisão do juiz eleitora de Itacoatiara, esta decisão foi tomada agora pouco pelos vereadores em sessão extraordinária, a decisão tem fundamento no regimento interno da Câmara e na Lei Orgânica do Município de Itacoatiara, os artigos fico devendo, porém o ato é válido.

Em resumo, Peixoto, está cassado, conforme acórdão publicado, no Diário Oficial do dia 16/10/2009. Ocorre que, devido a problemas burocráticos no TRE Manaus, a diplomação e posse de Donmarques Mendonça fora marcada para o dia 21/10/2009 (quarta feira), por tanto, sendo inteiramente legítima a posse do presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara, uma vez que, o município não pode ficar sem governante.

SERÁ QUE O PEIXOTO VAI ACEITAR ESTA DECISÃO?

ABRAÇOS.
Assíduo LEITOR DE SEU BLOG.

Agenda Nacional de Cursos, Feiras e Congressos em 2009

II Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental
O evento será realizado de 20 a 22 de outubro de 2009, Curitiba/PR. • Brasil
Maiores Informações: http://www.abtdpr.com.br

Curso Captação de Recursos e Elaboração de Projetos
O evento será realizado entre os dias 22 a 24 de outubro de 2009, Salvador/BA • Brasil
Maiores Informações: http://www.dearo.com.br
CIEPG I Congresso Internacional de Educação - Crise do Capitalismo e Educação
O evento será realizado entre os dias 22 e 24 outubro de 2009, em Ponta Grossa/PR. • Brasil
Informações e inscrições: http://www.isapg.com.br/2009/ciepg

Curso Básico de Hipnose Científica / Profissionais da área de Educação e Saúde
O evento será realizado entre os dias 30 e 31/10/09 e 01/11/09, Curitiba/Pr • Brasil
Maiores Informações: http://www.imspr.com.br

CURSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL ESTADUAL
O evento será realizado entre os dias 03 a 06 de Novembro de 2009, BH/MG • Brasil
Maiores Informações: http://www.gseducacionalbh.com.br

5.o Congresso Hemisférico de Captação de Recursos da América Latina
O evento será realizado entre os dias 6 e 8 de novembro de 2009,São Paulo/SP • Brasil
Maiores Informações: http://www.fundraising.com.br

I Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos
O evento será realizado entre os dias 12 a 14 de Novembro de 2009, São Paulo/SP. • Brasil
Maiores Informações: http://www.congressopaliativos.com.br

2ª BioNat Expo - Feira de Produtos Orgânicos, Fitoterápicos, Plantas Medicinais
O evento será realizado entre os dias 03 a 06 de dezembro de 2009,Porto Alegre/RS • Brasil
Maiores Informações: http://www.bionatexpo.com

ECORRETO - I Feira de Produtos e Serviços Ecologicamente Corretos
O evento será realizado de 11 a 13 de dezembro de 2009, Piratininga/SP • Brasil
Maiores Informações: http://www.ecorreto.org

Apoio: Planeta Voluntários
A maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil !!!
http://www.planetavoluntarios.com.br

Prefeito é acusado de empregar parentes e perseguir servidores

Em São Paulo de Olivença, prefeito usa e abusa

Perseguição e demissões abusivas de funcionários da que apóiam outras correntes políticas, emprego de parentes em diversos cargos da administração e abuso do poder político são algumas denúncias contra o prefeito de São Paulo de Olivença, Nonato Martins (PT), e seu vice Paulo Mafra (PSDB) chegadas ao conhecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Belarmino Lins, na última sexta-feira, através de ofício assinado pelos vereadores Zilmar Freitas Cruz (PV), Alcides Sebastião Guedes (PSDB) e Valdeci Suami de Moraes (PMDB).

No documento os vereadores pedem providências contra o que classificam de
“atos de desrespeito e insanidade do prefeito” que, na opinião dos vereadores, está criando “um ambiente hostil, de insegurança funcional e de comoção” em São Paulo de Olivença.

Segundo relatam os vereadores, as perseguições se intensificaram depois da última visita que os deputados Belarmino e Átila Lins fizeram ao município. Alguns servidores municipais que participaram da recepção aos dois parlamentares perderam o emprego e outros estão ameaçados de serem mandados embora. “Há um clima de apreensão e medo entre os funcionários, que temem ficar desempregados apenas por não apoiarem politicamente o prefeito Nonato Martins”, dizem os vereadores Zilmar Freitas Cruz, Alcides Guedes e Valdeci Suami.

No documento chegado à Assembleia Legislativa, eles também listam os nomes de 12 parentes do prefeito e do vice-prefeito ocupando cargos nas Secretarias de Finanças, de Saúde, de Ação Social e de Administração; na representação do município em Manaus; no setor de pessoal da prefeitura; e nos gabinetes dos dois gestores municipais.

O deputado Belarmino Lins considerou as denúncias feitas pelos três vereadores de São Paulo de Olivença “muito graves” e prometeu leva-las ao conhecimento do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público. “São acusações absurdas de perseguição e demissões políticas, de empreguismo de parentes que não se admite mais nos dias de hoje, daí merecerem ser avaliadas e investigadas por quem de direito”, disse Belão.

sábado, 17 de outubro de 2009

Contag debate Código Florestal, em Manaus

Da assessoria: A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), entidade que reúne cerca de 4 mil sindicatos rurais e representa mais de 20 milhões de pessoas ligadas a esse segmento, promove seminário regional em Manaus, nos dias 19 a 23 de outubro, para discutir alternativas de desenvolvimento rural sustentável. As lideranças sindicais também vão definir a atuação do movimento sindical do campo nos territórios rurais e traçar as estratégias de intervenção no Programa Território da Cidadania, do governo federal.

O encontro é o último de sete seminários regionais, que começaram a percorrer todo o País em agosto deste ano. “Estamos dialogando com nossas bases para elaborar o planejamento estratégico do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) para os próximos quatro anos”, afirma Alberto Broch, presidente da Contag.

As lideranças vão debater, ainda, a atualização dos índices de produtividade rural e os impactos das mudanças no Código Florestal na região amazônica e o fenômeno da estrangeirização das terras na Região Norte.

O diretor da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Inocêncio Gasparin, fará exposição sobre desenvolvimento rural sustentável na região amazônica. O tema Territorialidade como Estratégia de Execução de Políticas Públicas será tratado por Berenice Silva, coordenadora de Desenvolvimento Humano da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário.

A abertura do seminário regional está marcada para segunda-feira (19), às 14 horas, no Hotel Tropical.

Serviço
Seminário Regional da Contag – Manaus
Dias: De 19 a 23 de outubro de 2009
Local: Tropical Manaus Hotel
Endereço: Avenida Coronel Teixeira, nº 132 – Manaus/AM

Nova Executiva Estadual do PDT - AM.



Por – email, pedetistas esclarecem a boataria sobre o ex-vereador Paulo D’Carli na executiva estadual.

Prezado Pávulo.

Você com a sua democracia irreverente, debochada trás boas noticias no seio da militância política. Mas, infelizmente vou ter lhe dar um puxão de orelha! O informe de que o ex-vereador Paulo D’Carli era um novo membro do alto clero pedetista amazonense é FALSO.

Mando a você a copia da ata da nova executiva provisória do PDT-AM, o ‘militante’ Paulo D’Carli é um mero Zé Ninguém no PDT. Outro ‘militante’ indesejável na nossa sigla é o senhor Vicente Filizola.
Sabemos que você gostar dos dois, mas fato é fato.

******

Nota do Blog: Companheiros - obrigado pelo puxão de orelha, foi leve, suave, verdadeiro.

O nosso blog não tem compromisso com erros, inverdades, disputas internas, mas notícia é notícia e os leitores gostam de novidades. Em relação ao verbo GOSTAR, declaro. “Não tenho nada contra ninguém, passei doze anos de minha vida, filiado a legenda Brizolista, briguei, lutei, combati o bom combate”.

“Carrego, comigo muitas alegrias, vitórias e algumas derrotas (sempre internas); D’Carli e Filizola tem méritos, não entro em briga dos outros”.

José Garcia “Garcia Velho”.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pesquisa Eleitoral - 2009 - Deputado Federal.



Henrique Oliveira e Rebeca Garcia lideram a pesquisa de intenções de votos para a Câmara Federal. Se as eleições fossem hoje, considerando a margem de erro de 2%, Henrique (10,8%, segundo pesquisa da Perspectiva) teria de 176 mil a 209 mil votos, enquanto Rebeca (9,6%) ficaria com 157 mil a 190 mil votos. Francisco Praciano aparece em terceiro lugar, com 7,4%, o que significam de 121 mil a 154 mil votos.

Pauderney Avelino ficou com 6, 6% da preferência dos eleitores pesquisados e a sua votação, a se confirmar esse índice identificado pela pesquisa da Perspectiva, pode chegar a 140 mil votos. O vice-prefeito Carlos Souza, campeão de votos nas ultimas eleições para a Câmara Federal, ficaria em quinto lugar, com 6,2% o que representam de 101 mil a 134 mil votos. Veja o desempenho dos demais citados na pesquisa:

Sabino Castelo Branco 5,7%
(de 93.039 a 125.945 votos),
Átila Lins 5,2% ( de 84.752 a 117.658) votos)
Silas Câmara 5,0% ( de 81.587 a 114.493 votos),
Marcelo Serafim 4,5% (de 74.287 a 107.193 votos)
Sinésio Campos 4,5% ( de 74.048 a 106.954),
Eron Bezerra 3,7% (de 61.123 a 94.029) votos,
Humberto Michiles 2,4% ( de 40.009 72.915 votos)

De acordo com a Perspectiva, em virtude do desempenho eleitoral do 13º ao 21º colocado(veja abaixo), tornou-se desnecessária a aplicação da margem de erro, pois os candidatos poderiam obter votação negativa quando se aplicasse
a margem.

13 - Alberto Carijó 2,3% ( projeção de 37.425 votos
14 - Marcus Barros 2,2% (36.204 votos
15 - Lupércio Ramos 1,6% ( 26.086 votos)
16 - Jefferson Praia 1,3% ( 20.591 votos)
17 = Marcel Alexandre 1,2% (19.221 votos)
18 - Prof. Gedeão Amorim 1,1% ( 18.595 votos)
19 - Luis Fernando Nicolau 0,8% ( 12.779 votos)
20 - Paulo De'Carli 0,7% ( 10.777 votos)
21 - Ronaldo Leite 0,3% ( 4.935 votos)

Pesqisa Eleitoral 2009.Governo Estadual.



O prefeito Amazonino Mendes venceria a disputa para o governo do estado se as eleições fossem realizadas hoje. Ele teria 33% dos votos, de acordo com pesquisa da Perspectiva, que ouviu 2.480 eleitores de Manaus, Parintins, Manacapuru, Itacoatiara, Coari, Tefé, Maués, Tabatinga, Humaitá, Iranduba, Manicoré, São Gabriel da Cachoeira e Lábrea. Sem Amazonino, o ministro Alfredo Nascimento é o mais cotado pelos eleitores, 42% das intenções de voto.

O grande problema de Amazonino é a rejeição, que chega a 26%. Mas a de Serafim Correa, terceiro colocado, é de 29%. Para o Senado, o governador Eduardo Braga lidera a pesquisa, com 37% das intenções de voto, seguido de Arthur Neto 19%, Vanessa Grazziotin com 18 %, e Plínio Valério, 10%.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Paladino palestino "Quase um herói".

Fico com uma puta dor cabeça, só de vê, ouvir, o comercial de TV da secretaria de segurança pública. O marqueteiro mora na capital morena? O secretário de insegurança é um duende? Os caras se acham os donos da cocada preta! A política de segurança é insana!

O vice-governador Omar Aziz, deu uma de Wallace Souza, o paladino dos frascos e comprimidos. Assumiu a coordenação da insegurança pública. Grande merda, até onde sei o palestino não entendem porra nenhuma de segurança pública.

Em ano pré-eleitoral pipocam manifestações, greves, ameaças e outras cositas mais. Pequenos exemplos: Bancários - Policias - Servidores dos Correios, por último os operários das empreiteiras da ponte do Iranduba.

Na realidade o Omar Aziz que aparecer! Está no governo há muito tempo e, só agora na véspera da eleição vem dar uma de gerente da geral da grande Manaus. Tenha paciência.

Todas as manhãs um comunicador de uma grande rádio local. Um tal de curuminzinho, rasga elogios a segurança pública, educação. Filha da puta, canalha, nem amazonense este safado é! Por poucas moedas, mente ao povo do meu estado.

A Segurança Pública é uma anarquia. O resto é papo pra boi dormir.

Serafim, Marcelo Ramos e Mário Frota na berlinda.

Foto: José Garcia

Vamos vê quem são os mentirosos. Marcelo Ramos gosta do perigo, o fálus está no pregueado anal.

O vereador Wilton Lira “Máscara” entrou hoje (15) com requerimento junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus para solicitar audiência pública, sobre as ações no setor de transporte público municipal no período de 2004 a 2008.

O ex-prefeito Serafim Corrêa "O Santíssimo", o ex-vice-prefeito Mário Frota "Múmia" e o ex-presidente do Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU, atual IMTT, Marcelo Ramos "Pato Rouco", serão convidados a prestar os esclarecimentos, principalmente no que se refere aos 500 ônibus supostamente novos, entregues à população em meio a uma grande campanha publicitária.

Wilton Máscara Lira ficou puto com o neosocialista, vai denunciá-lo ao conselho de ética por suposta quebra de decoro. De acordo com Máscara, Ramos gosta de frescar a paciência de seus pares.

Enquanto isso! O povo se f...

Matéria de jornal tenta constranger Angelus Figueira


Mentiras de um jornal VENDIDO.

O deputado Angelus Figueira (PV) ocupou o pequeno expediente da ALE, nesta manhã de quinta-feira, para esclarecer uma notícia mentirosa “plantada” na edição de hoje no jornal Em Tempo, do empresário Otávio Raman “O motorora de Caminhão”, dando conta de que ele havia sido condenado pelo TCU a devolver quase R$ 1 milhão aos cofres públicos.

Segundo o deputado, o TCU está cobrando uma prestação de contas de 2005, quando o mesmo não era mais prefeito de Manacapuru (Ângelus deixou o cargo em dezembro de 2003).

O convênio foi assinado por Figueira em 2001 e tinha vigência até 2005.

Exibindo uma série de documentos, o deputado verde mostrou que não só havia prestado contas para a CEF das duas parcelas que havia recebido - como o TCU deu um parecer reconhecendo a regularidade de aplicação das mesmas.

Ocorre que o novo prefeito Washington Regis "Qualira" - assumiu a prefeitura em janeiro de 2005, recebeu duas novas parcelas do convênio e embolsou o dinheiro. São dessas duas parcelas que o TCU está cobrando as contas.

Como Angelus Figueira nunca foi intimado para prestar esclarecimentos sobre o assunto, o processo correu à sua revelia.

Ele tomou conhecimento do fato pelo jornal de Otávio Raman, um dos empresários mais ligados ao ex-prefeito Régis.

"Deve ter sido uma matéria paga a peso de ouro pelo meu adversário", explicou Figueira. "Em nenhum momento alguém do jornal me ligou para saber da minha versão. Eles publicaram só o que interessava ao outro lado."

Ainda revoltado com a matéria, Figueira disse que vai entrar na Justiça para esclarecer o assunto e, ao mesmo tempo, processar por danos morais tanto o jornal que veiculou a mentira como o verdadeiro réu da história, o ex-prefeito Regis.

“Essas infâmias, essas mentiras, essas malandragens estão vindo à tona por causa do julgamento da cassação do prefeito Edson Bessa “Aprendiz de Bruxo” nos próximos dias”, avisou Figueira. “Eu nunca tive uma conta rejeitada pelo TCU ao longo de 11 anos como prefeito e não será agora que vão enxovalhar minha história.”

Angelus relembrou que desde que deixou a prefeitura, em 2003, já foi investigado pelo TCU, TCE e Polícia Federal, teve seu sigilo bancário e telefônico quebrado, mas não foi encontrado qualquer coisa que desabonasse sua conduta de homem público.

"Diferente do meu adversário, que sempre teve sua vida pautada pelas imoralidades, eu sou uma pessoa honesta", avisou Figueira.

Torre de Babel.


Foto: José Garcia.

A equipe do Blog do Pávulo está em processo adiantado na produção do programa de TV. Fomos a Câmara Municipal de Manaus, entrevistei os vereadores Marcelo Ramos, Hissa Abrahão e conversei com outros.

A bronca da tri – peça da liderança do prefeito Amazonino Mendes “Gagánino” atende pela alcunha de Francisco Deodato. Se os leitores mais atentos perceberem, o secretário de saúde está em rota de colisão com dois médicos.

O pano de fundo é a eleição de 2010. O secretário Deodato, não atende os pleitos dos aliados, monopoliza o orçamento da secretária em pró de futura candidatura, constrangem os aliados dos dois vereadores, até o irmão do vereador Isaac Tayah reclamou do aperto do secretário.

Mas uma vereadora deita e rola na secretária de saúde. A celeuma da vereadora Mirtes Sales é com o secretário Braguinha, o homem de ouro do PTB.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Parlamentares - Plano Diretor e o MPE.

ASSUNTO: Reunião dos vereadores da Comissão de Revisão do Plano Diretor no MPAM

DATA: 15 de outubro (QUINTA-FEIRA)

HORÁRIO: 10h

ONDE: na sede do Ministério Público do Amazonas (MPAM), na estrada da Ponta Negra


Os 19 vereadores que compõem a Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor de Manaus reúnem-se, nesta quinta-feira (15), com o procurador-geral de Justiça do Amazonas, Otávio Gomes, e com membros da Promotoria de Urbanismo, para tratar o Plano Diretor.

Como eles já tá têm o apoio técnico do Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), os parlamentares, agora, pedirão a parceria do MPAM para rever todos os ítens do PD.

Audiência pública lançará campanha para reduzir acidentes e beneficiar taxistas

O lançamento da campanha ‘Se for beber na balada, chame um taxista’ será um dos principais temas da audiência pública que será realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) no final de novembro, deste ano.

De autoria do ouvidor-geral da CMM, vereador Hissa Abrahão (PPS) em parceria com motoristas de táxis, a audiência tem como objetivo debater soluções para a redução de acidentes de trânsito na cidade, além de apresentar propostas para a melhoria da relação dos taxistas com mototaxistas e motoristas de transportes alternativos.

Hissa Abrahão acredita que as ações definidas no encontro também irão preparar os taxistas para a Copa de 2014, como o lançamento da campanha ‘Se for beber na balada, chame um taxista’.

A exemplo de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, o serviço será composto pela união de associações de taxistas, cujos membros ficarão em pontos estratégicos para atender especialmente os motoristas que ingeriram álcool e não possuem condições de dirigir.

Vereadora ingressa com ação contra Amazonas Energia, em Brasília

Da assessoria: A presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara Municipal de Manaus, vereadora Mirtes Salles (PP), informou ontem que ingressará na Justiça Federal, em Brasília, no próximo dia 27, com uma ação cautelar inominada preparatória para tentar barrar o aumento de 10% na taxa de energia elétrica no Amazonas.

A ação da progressista será protocolizada depois a audiência pública na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), também no dia 27, que terá a participação da parlamentar na discussão do percentual de aumento para a concessionária no Amazonas.

Como o reajuste é previsto em contrato, Mirtes Salles defende que ele seja concedido de forma imperceptível no bolso do consumidor. “O contrato diz que o reajuste pode ser para mais ou para menos do que eles estão pedindo. O que não pode é aumentar 10%, como se estivesse tudo bem no Estado. Defendemos que ele chegue no máximo a 1%”, comentou.

O anão pugilista.

O empresário hoteleiro e líder do governo Sinésio Campos (PT), deu uma demonstração de alta soberba! Na última segunda – feira, 12, era a posse do senhor Harrison Soares, frente à associação dos moradores do bairro São José Operário I.

O anão político chegou com porão cheio de aguardente, rodou a baiana, em sua fala disparou pra cima dos vereadores. “Esses vereadores pilantras, só aparecem aqui na Zona Leste pra enganar o povo humilde”.

O líder petista estava puto com o senhor Marcos Antonio, representante do vereador Arlindo Junior “Orelha de Geléia”, não satisfeito deferiu um direto nas costas do assessor “intrometido”. A população perplexa com o comportamento do micro político.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Parceria perfeita



Motivação e profissionalismo são os ingredientes utilizados por cinquenta e sete alunos da Faculdade Uninorte do Curso de Fonoaudióloga e que faz diferença na qualidade de vida de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais do Abrigo Moacyr Alves – AMA.

Toda a equipe é voluntária e desenvolve as atividades de fonoaudióloga durante toda a semana, com exceção dos finais de semana. O grupo divide-se em 7 estagiários por dia, sendo que o atendimento é realizado em dupla nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h na sede do AMA.

A principal atividade dessa área é a motricidade oral que engloba exercícios com os músculos, adequação da sucção, deglutição, mastigação, fala, linguagem e voz.

De acordo com Ana Caroline Costa, preceptora e aluna de fonoaudióloga, o principal objetivo da área no abrigo é fazer com que as crianças com paralisia cerebral possam utilizar da melhor forma as suas funções, assim como os autistas melhorarem as suas habilidades.

“Temos visto essa diferença no dia a dia das crianças e adolescentes acompanhados. A atividade de motricidade oral (exercícios com os músculos da face possibilitam a evolução na linguagem, o reconhecimento de cores e números, a diminuição da sialorréia (baba) nos cadeirantes e outros”, enfatizou Costa.

Para a diretora do Abrigo Moacyr Alves, Claudete Ciarlini, todo o trabalho desenvolvido na instituição é realizado de maneira multidisciplinar, ou seja, todas as áreas se completam e trocam experiências visando unicamente e especialmente à qualidade de vida das crianças e adolescentes abrigados.

“Convidamos os estagiários e profissionais compromissados na área médica, pedagógica, de fisioterapia, de psicologia, odontologia e demais áreas que possam também abraçar essa causa e praticar as ações de voluntariado em nossa instituição”, ressaltou a diretora.

Mais um prefeito cassado.


Foto: José Garcia

Com um plenário lotado (foto).

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou nesta terça-feira, 13, a cassação do prefeito do município de Itacoatiara, Antônio Peixoto de Oliveira (PT). Assume no seu lugar o segundo colocado na eleição de 2008, Donmarques Mendonça (PR).

A juíza Joana Meirelles tornou-se a pedra no sapato dos fraudadores de eleição. Relatou os processos de Coari, Itacoatiara que acabaram em cassação dos mandatários. Decretou à prisão preventiva do prefeito de Tapauá. É o resgate da credibilidade do judiciário amazonense.

O fato lamentável: O vice-prefeito José Augusto Queiroz (foto), deu um soco em um correligionário de Donmarques Mendonça, conhecido por Almeida. Isso no hall de entrada do pleno, em frente ao elevador.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Serpente negra em Belém.



De volta à vitrine, Dilma Rousseff fechou o fim de semana com uma visita à cidade de Belém, capital do Pará.

A ministra-candidata cumpriu uma agenda dividida em duas partes. Um pedaço pecaminoso e outro religioso.

Deu-se na noite de sábado (10) o compromisso pagão. Dilma jantou com duas dezenas de lideranças políticas do Pará.

Gente filiada a dez partidos: PMDB, PT, PDT, PR, PP, PTB, PCdoB, PSB, PRB e PSC. Em Brasília, dão suporte a Lula. No Pará, apóiam a governadora petista Ana Julia.

O repórter conversou com duas pessoas que roçaram cotovelos com Dilma na mesa do jantar.

Contaram que a ministra cercou de mesuras um dos comensais: Jader Barbalho, dono de biografia salpicada de máculas.

O grão-pemedebê Jader está às turras com Ana Julia, a duquesa petista que, em 2006, ele ajudara a eleger.

Praticamente rompido com a governadora, Jader vai às urnas de 2010, como adversário de Ana Julia, candidata à reeleição.

Jader oferece a Dilma um segundo palanque no Pará. Mas o PT da governadora exige exclusividade.

Prevalecendo o “PTpólio”, Jader ameaça coligar-se com o PSDB, recepcionando em seu palanque o presidenciável José Serra, maior rival de Dilma.

Munida de panos quentes, a ministra excedeu-se nos mimos ao PMDB e a Jader. Referiu-se à legenda como principal parceira da gestão Lula.

Recuando no tempo, recordou a tenacidade com que Jader defendera o governo na época do escândalo do mensalão, em 2005.

A portas fechadas, levou à mesa a crise do Senado. Disse que o apoio que o governo deu a José Sarney (PMDB-AP) é prova de “reciprocidade”.

Dilma vinha de uma visita à Bahia. Um Estado em que o PT também se estranha com o PMDB.

Submetido à liderança do governador Jaques Wagner, o petismo baiano torce o nariz para o segundo palanque oferecido a Dilma pelo pemedebê Geddel Vieira Lima.

Geddel fora alvo de afagos semelhantes aos que Dilma dirigiria, em Belém, a Jader. Um prenúncio de que a ministra não é avessa à estratégia do palanque múltiplo.

Na manhã de domingo (11), Dilma foi ao Círio de Nazaré, o naco imaculado de sua agenda paraense.

Testemunhou a maior festa católica do país. Mobiliza algo como 2 milhões de devotos numa procissão dedicada a Nossa Senhora de Nazaré.

Dilma assistiu a tudo do alto de um palanque erigido defronte de um prédio público. Disse ter feito à Virgem Maria, vários pedidos.

Quais? Esquivou-se de informar. “Segredo da fonte”, alegou, tomando de empréstimo uma expressão usada por jornalistas.

A ministra se disse impressionada com o número de fiéis que carregavam tijolos e miniaturas de casas. Por quê? Perguntou ela a duas pessoas.

“Uma respondeu que era por agradecimento. Outra, por promessa, para conseguir uma casa”.

Dilma fez política: "Fico muito satisfeita com o fato de termos feito o programa Minha Casa, Minha Vida [...]”.

A certa altura, a ministra foi como que contagiada pela impopularidade da governadora. Um grupo de fiéis protestou diante do palanque.

Ouviu-se um coro dirigido a Ana Julia. Mais "saúde". Mais "segurança". Sobrou para a ministra: "Dilma pode esperar, há sua hora vai chegar".

Fonte: Blog do Josias de Souza.

domingo, 11 de outubro de 2009

Troca - troca de partidos



O fim do prazo de filiação para quem pretende se candidatar nas eleições do ano que vem - estabelecido no último dia 3 - provocou uma forte concentração de troca de legenda nas últimas semanas que pode comprometer a autoridade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no julgamento por infidelidade partidária.

Desde o dia 27 de março, quando o tribunal decidiu que o mandato pertence ao partido político e não ao candidato eleito, pelo menos 31 deputados mudaram de partido, sendo que 27 mudanças foram formalizadas nas últimas duas semanas do prazo e apenas quatro ocorreram no período anterior.

Sob a nova interpretação, o TSE julgou 14 processos sobre infidelidade partidária contra deputados federais, mas em apenas um caso o deputado perdeu o mandato: Walter Brito, que trocou o DEM pelo PRB. Nos outros 13 casos, o pedido de perda de mandato foi negado ou arquivado. O TSE também concedeu justa causa para três deputados interessados em mudar de legenda e julgou improcedente apenas um pedido semelhante.

"Isso demonstra a total desmoralização do TSE, que não consegue tirar o mandato dos parlamentares infiéis, porque [os parlamentares] têm advogados preparados. E também desmoraliza os partidos, que tiveram mais de seis meses para regulamentar a fidelidade partidária e não fizeram, foi uma omissão muito grande", declarou o cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília.

Consequências

Essas mudanças provocaram alterações relevantes nas bancadas partidárias, fator que influencia a composição de forças na Câmara, especialmente no início das legislaturas. Para esse cálculo, os dados que valem são aqueles registrados pela Secretaria Geral da Mesa (SGM) da Câmara. Como a mudança partidária é oficializada nos tribunais regionais eleitorais - os deputados não têm prazo para informar a mudança à SGM - há divergência entre os dados dos TREs e a SGM.