terça-feira, 13 de outubro de 2009

Parceria perfeita



Motivação e profissionalismo são os ingredientes utilizados por cinquenta e sete alunos da Faculdade Uninorte do Curso de Fonoaudióloga e que faz diferença na qualidade de vida de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais do Abrigo Moacyr Alves – AMA.

Toda a equipe é voluntária e desenvolve as atividades de fonoaudióloga durante toda a semana, com exceção dos finais de semana. O grupo divide-se em 7 estagiários por dia, sendo que o atendimento é realizado em dupla nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h na sede do AMA.

A principal atividade dessa área é a motricidade oral que engloba exercícios com os músculos, adequação da sucção, deglutição, mastigação, fala, linguagem e voz.

De acordo com Ana Caroline Costa, preceptora e aluna de fonoaudióloga, o principal objetivo da área no abrigo é fazer com que as crianças com paralisia cerebral possam utilizar da melhor forma as suas funções, assim como os autistas melhorarem as suas habilidades.

“Temos visto essa diferença no dia a dia das crianças e adolescentes acompanhados. A atividade de motricidade oral (exercícios com os músculos da face possibilitam a evolução na linguagem, o reconhecimento de cores e números, a diminuição da sialorréia (baba) nos cadeirantes e outros”, enfatizou Costa.

Para a diretora do Abrigo Moacyr Alves, Claudete Ciarlini, todo o trabalho desenvolvido na instituição é realizado de maneira multidisciplinar, ou seja, todas as áreas se completam e trocam experiências visando unicamente e especialmente à qualidade de vida das crianças e adolescentes abrigados.

“Convidamos os estagiários e profissionais compromissados na área médica, pedagógica, de fisioterapia, de psicologia, odontologia e demais áreas que possam também abraçar essa causa e praticar as ações de voluntariado em nossa instituição”, ressaltou a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário