sábado, 22 de setembro de 2012

Artur assume compromisso de transparência com a OAB



O debate entre os prefeituráveis de Manaus, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na noite de sexta-feira (21), serviu também para que o candidato da coligação “O futuro é agora”, Artur Virgílio Neto, e seu vice, Hissa Abrahão, assinasse um Termo de Compromisso assegurando que seu governo terá transparência nas contas públicas e permitirá a fiscalização da própria entidade representante dos advogados.

O Termo de Compromisso preparado pela OAB-AM foi assinado por todos os candidatos.
Artur Neto foi o sorteado para ler o teor do Termo de Compromisso, sendo também o primeiro a assinar o documento, onde os candidatos se comprometem a, se eleitos, respeitar a Lei Orgânica do Município e a implantar um programa de transparência dos gastos e controle social na gestão pública.
O próximo prefeito deverá também desenvolver projetos que ampliem as noções de cidadania, como o orçamento participativo. Outro compromisso assumido por Artur foi o de melhorar a política educacional, o trânsito e o transporte público e a administrar Manaus com integridade. O documento permite também que a OAB-AM se torne um órgão fiscalizador das ações do prefeito no trato com a coisa pública.
Ao longo do debate, que começou por volta das 19h, Artur foi demonstrando suas propostas para administrar a cidade e, como tem reforçado em seus discursos, a priorização da educação e da saúde públicas.
Artur revelou aos advogados presentes, por exemplo, que irá construir centros de acolhimentos da mulher vítima de violência e ainda lembrou que várias propostas que fazem parte de seu programa de governo visam beneficiar a saúde e a qualidade de vida da mulher. Ele destacou que em seu governo será disponibilizada nos postos de saúde a vacina contra o câncer de colo de útero e a mulher poderá também fazer a mamografia – exame que previne o câncer nos seios. Nos postos de saúde, vão estar disponíveis também vacinas contra as hepatites B e D.
No programa está prevista, ainda, a criação da Escola da Mulher, que vai impedir que jovens mães interrompam os estudos por falta de locais apropriados para deixar os filhos. É uma escola normal, onde será criado um espaço com berçário e brinquedoteca e com profissionais qualificados para atender as crianças. Será construída uma em casa zona geográfica da cidade.
Artur disse, ainda, que no programa de investimento do governo federal está prevista a construção de 110 creches, dessas, o atual prefeito já licitou 55 e as demais serão licitadas pelo próximo prefeito. Artur afirmou que trabalhará para obter recursos que permita a construção de mais dez creches.
O debate realizado no auditório da OAB-AM teve seis blocos. Dos nove candidatos que disputam a Prefeitura de Manaus, apenas o candidato do PTB faltou ao debate. No primeiro bloco os candidatos responderam questões apresentadas pela OAB-AM sobre educação, saúde, trânsito e transporte público. Nos quatro blocos seguintes os candidatos fizeram perguntas entre si com tema livre e responderam perguntas da plateia. O sexto bloco foi dedicado para as considerações finais.
O público, que vinha se manifestando com palmas e alguns gritos de incentivo, vaiou a candidata do PCdoB depois que ela repetiu várias vezes que tinha o apoio da presidenta Dilma Rousseff (PT). O presidente da OAB-AM, Fábio de Mendonça considerou, porém, que, no geral, o debate foi muito bom, com os candidatos tendo a oportunidade de apresentar suas propostas para melhorar a qualidade de vida da população de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário