O candidato a prefeito pela coligação “Manaus pra Frente” (PR/PSC/PTdoB), Henrique Oliveira (PR), participou, na manhã desta segunda-feira (10/09), da série de entrevistas com prefeituráveis promovida pela Rádio Difusora. Durante 40 minutos, Henrique apresentou suas propostas para mobilidade urbana, saúde, educação, abastecimento de água, infraestrutura e assistência social.
O candidato iniciou o programa falando sobre o motivo de querer ser prefeito de Manaus. Henrique disse que escolheu a cidade há mais de 18 anos para morar, criar seus filhos e promover o empreendedorismo. Ele afirmou que, atualmente, Manaus enfrenta problemas sérios na mobilidade urbana, transporte, buracos nas ruas, falta de calçadas, saúde precária, entre outros.
“A qualidade de vida aqui caiu muito, está deixando muito a desejar. A reação agora é em busca da mudança. A população tem que votar como forma de protesto, votando no novo. Tem candidatos que já passaram pela prefeitura e que foram rejeitados nas urnas”, afirmou.
Sobre a questão da saúde, Henrique disse que a estrutura que já existe não funciona bem porque faltam profissionais e valorização da categoria. Ele falou que, caso eleito, irá realizar concurso público para contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, cuidar do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria, ampliar o número de Casinhas de Saúde da Família e de Unidades Básicas de Saúde (UBS), construir mais três maternidades e criar o terceiro turno nas unidades de saúde.
“A educação será prioridade máxima no meu governo. Só se pode mudar o futuro investindo pesado em educação”, ressaltou Henrique ao falar sobre as propostas para a área. Ele apresentou a criação do Sistema de Educação Integrada (SEI), onde os estudantes permanecerão 10 horas na escola, com a oferta de alimentação, esporte, cultura e lazer; valorização dos professores e aumento do número de vagas para estudantes.
Na infraestrutura, Henrique destacou o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU), com criação de ciclovias, calçadas, semáforos inteligentes, alargamento e abertura de novas ruas e ações que agilizem o trânsito e deem prioridade ao transporte público. O candidato também disse que irá implantar de imediato o BRT, que na gestão dele, será o “ônibus que anda rápido”, com corredores exclusivos e aumento da velocidade, passando dos atuais 8 km/h para 25 km/h. “Vamos retornar a ‘Domingueira’ e criar a ‘Feriadona’, com pagamento de meia-passagem nos feriados, além de voltar também com a integração temporal”, declarou.
Para a construção dos oito viadutos que o candidato pretende, caso eleito, ele afirmou que irá buscar recursos com os bancos internacionais e junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), a exemplo de outras obras que foram feitas na cidade com recursos dessa entidade.
Henrique destacou ainda a proposta do IPTU reduzido para incentivar a construção de calçadas. “Nas principais avenidas da cidade a prefeitura irá construir as calçadas, levando em conta inclusive a acessibilidade. Mas, nos bairros, iremos abater no imposto o valor gasto pelos moradores para essas obras”, afirmou.
Para os camelôs, o candidato afirmou que irá construir os centros de comércio populares na área central da cidade, a partir da desapropriação de prédios abandonados. “Existe uma quantidade estimada de 2,4 mil a 3 mil camelôs que precisa ser contemplada. São pessoas que trabalham há 5, 10 ou mais de 20 anos. A cidade não pode ficar do jeito que está”, completou.
Henrique garantiu ainda que a primeira atitude à frente da Prefeitura de Manaus em relação ao problema do abastecimento de água será assinar o acordo com o Governo do Estado para colocar em funcionamento o Programa Águas para Manaus (Proama). Além disso, ele tem proposta de implantar a tarifa social no valor de R$ 18 para cerca de 60 mil famílias.
“Tem água, tem cano, tem rede de distribuição. Acho que o que está faltando é vergonha na cara para resolver definitivamente esse problema. Estamos ao lado da maior reserva de água doce do mundo e até hoje ninguém conseguiu levar água para a nossa população. Há muita coisa para fazer e nós temos ânimo e esperança”, falou.
Na área de assistência social, Henrique disse que irá ampliar os programas Leite do Meu Filho, Bolsa Família Municipal, além de implantar os Armazéns Populares, onde as famílias de baixa renda poderão comprar produtos de primeira necessidade até 30% mais baratos.
No encerramento, o candidato falou rapidamente sobre sua trajetória política, destacou que foi o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorrogou a Zona Franca de Manaus e disse que sua experiência o credencia para ser candidato a prefeito. “Sou candidato com perfil do novo, da renovação. Peço que a população avalie as propostas e o passado dos candidatos. Se for um passado limpo, ele pode construir uma cidade muito melhor”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário