quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O verdadeiro amigo dos professores




Os educadores manauaras não podem mais se queixar de dificuldades em relação ao acesso à cultura. Em vigor desde 12 de julho de 2011, a Emenda à LOMAN nº 072, é uma das maiores iniciativas de incentivo à cultura voltada para a classe nos últimos tempos.
Segundo o criador da lei, o vereador Wilker Barreto (PHS), “a qualificação, atualização e aperfeiçoamento dos nossos professores refletem diretamente na qualidade da educação prestada aos nossos jovens. É um processo amplo, complexo e dinâmico que vai muito além dos livros e das salas de aula. Não há como dissociar educação e cultura. Nesse sentido, os espetáculos musicais, teatrais, circenses, cinematográficos e esportivos fazem parte da formação desses profissionais”, argumenta.
A divulgação cultural no Brasil é, de fato, muito cara, os ingressos para cinema, shows musicais e apresentações teatrais custam caro, e isso dificulta o acesso das massas às manifestações culturais. A remuneração dos profissionais da educação não é a adequada e acaba se tornando fator impeditivo ao acesso a cultura, a arte, ao entretenimento e ao lazer. Com a lei da meia-entrada para os professores, até mesmo os empresários do setor de entretenimento e os produtores de eventos ganharam, afinal muito mais pessoas passaram a frequentar seus espetáculos e estabelecimentos.
Manaus segue uma tendência que já foi adotada em várias cidades de outros estados, como Rio de Janeiro e Pernambuco. Para usufruir do benefício, o professor deve apresentar seu contracheque e documento de identificação com foto no ato da compra do ingresso. A grande maioria dos professores tem adotado um comportamento curioso:  A posse de uma cópia da Lei no Diário Oficial para que ninguém possa contestar seu direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário