domingo, 16 de setembro de 2012

Artur Neto quer feira cultural permanente



Uma feira permanente, funcionando em praça pública ou em outro local a ser definido, no Centro da cidade, nos mesmos moldes da Feira de São Cristóvão – Centro de Tradições Nordestinas (RJ) – com espaço para artesãos, camelôs, vendedores de alimentos e atrações artísticas e culturais.
Essa é a principal proposta do candidato a prefeito de Manaus, Artur Neto, aos integrantes da Feira de Artesanato Produzido no Amazonas (Fapa) que realizam o seu comércio aos domingos, na avenida Eduardo Ribeiro.
“Manaus talvez seja uma das únicas capitais brasileiras que não possui um espaço desse tipo, onde haja o comércio, a exposição de produtos artesanais, as várias manifestações culturais e gastronômicas atraindo turistas e moradores da cidade”, comentou Artur ao longo de uma caminhada de mais de duas horas, na manhã deste domingo (16), quando visitou as barracas e conversou com vendedores e frequentadores da FAPA.
Além do mobiliário próprio para os comerciantes, o espaço também seria dotado de toda a infraestrutura necessária, como banheiros fixos, iluminação, segurança e cobertura. “Aqui, quando chove acabou a festa”, disse Artur lembrando que a cidade tem praticamente seis meses de chuvas intensas no ano. “Isso afeta os negócios, com toda certeza”.
Segundo Artur, a feira poderia funcionar em uma praça do centro ou em uma espécie de galpão adaptado para esta finalidade. “Temos vários espaços aqui no Centro que poderiam servir a este propósito”. A maioria dos vendedores que ouviu a Artur aprovou a proposta.
Além da feira em local permanente, Artur também quer discutir com os integrantes da FAPA se eles preferem a permanência no local atual, que também passaria por uma readequação, recebendo a infraestrutura necessária.
Esta é a segunda vez que Artur vai à FAPA nesta campanha eleitoral. Como da primeira vez, ele foi recebido com muito carinho por vendedores e frequentadores. Crianças, adultos, jovens, homens e mulheres, indistintamente, queriam abraçar Artur e posar para fotografia. Todos declaravam sua confiança na eleição de Artur no próximo dia 7 de outubro.
A passagem de Artur pela feira deveria ser rápida, o tempo suficiente apenas para gravar uma inserção para o programa eleitoral que será exibido esta semana. Mas ele acabou ficando de 10h até as 12h30 conversando com as pessoas, fazendo questão de explicar suas ideias e ouvi-los. “Eu quero ouvir vocês, para saber qual é a melhor decisão”, disse ao vendedor Gerson da Feira, que interrogou Artur sobre suas propostas para os artesãos.
Como da primeira vez, Artur posou para centenas de fotografias, com crianças, mulheres, homens e muitas vezes com famílias inteiras que passeavam pelo local. Aproveitou para se deliciar com algumas guloseimas vendidas no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário