Com apoio do PT, o advogado e ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT), 49, reverteu o resultado do primeiro turno e venceu neste domingo (28) o empresário e deputado federal Ratinho Junior (PSC), 31, na disputa pela Prefeitura de Curitiba. Ex-tucano e crítico do mensalão durante sua passagem pelo Congresso (1999-2010), o pedetista comandará pelos próximos quatro anos um orçamento de quase R$ 6 bilhões.
Logo após ser eleito, Fruet afirmou que apresentará, nesta segunda-feira (29), nomes de uma futura equipe de transição ao prefeito Luciano Ducci (PSB), que não conseguiu chegar ao segundo turno. "Falei com a presidente Dilma [Rousseff] e com o prefeito Luciano Ducci, para quem vou entregar minha equipe de transição", afirmou.
No primeiro turno, Fruet ficou com a segunda colocação na disputa com 27% dos votos válidos (265.451), contra 34% (332.408) de Ratinho Junior. Nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PDT aparecia na terceira colocação --inclusive na pesquisa boca-de-urna, divulgada no domingo de eleição após as 17h.
O prefeito eleito sucederá Luciano Ducci (PSB), que ficou com a terceira colocação --26% (261.049) dos votos válidos-- no primeiro turno e não conseguiu se reeleger. Ducci tinha o apoio da principal liderança política do Estado, o governador Beto Richa (PSDB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário