terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Garota desaparecida

MANAUS - Solange Santiago dos Santos, 19, que possui deficiência mental, além de ser surda e muda, está desparecida desde o último dia 14 de dezembro e a família está a procura.

A família mora na travessa Barralândia (antiga Da Paz), nº 6, bairro Santa Etelvina, Zona Norte da cidade. Segunda a mãe de Solange, Maria de Fátima Santiago dos Santos, esta não é a primeira vez que a jovem desaparece, deixando a filha dela de quatro meses.

Quem puder colaborar com informações, entre em contato com os servidores da DEOPS pelo número: (92) 3214-2268. Para falar com os familiares de Solange, ligar para (92) 9383-0594.

A Delegacia Especializada está localizada na sede da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, em frente ao Centro de Convenções (Sambódromo).

Festa de Réveillon na Ponta Negra terá esquema de segurança

MANAUS - A festa de Réveillon na Ponta Negra deste ano terá esquema especial de segurança, com 676 homens da Polícia Militar, incluindo cavalaria e equipamentos como lancha e aeronave; 226 integrantes do Corpo de Bombeiros; 100 guardas municipais, 250 da Limpeza Pública (Semulsp), entre outros reforços do Manaustrans/SMTU, secretarias de Saúde (Semsa) e Feiras e Mercados (Sempab), Manauscult, Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e outros órgãos da PMM e do Governo.

As equipes estarão atuando em pontos estratégicos da Ponta Negra, além do calçadão, próximo às fontes luminosas, pontos de ônibus, e também acompanhando os fiscais de diversas secretarias, desde o controle do comércio informal até a manutenção das regras e proibições definidas para a praia, como a do banho no rio após às 17h.

Entre as proibições para as festas de Réveillon, está a não comercialização de bebidas em recipientes de vidro, alimentos vendidos em espetos, fogos de artifício, e materiais contundentes e perfurocortantes.

Serão procurados itens considerados perigosos, como armas de fogo, guarda-chuva com haste metálica, tubo de bandeira, tubo em aerossol, dardos, martelos, seringas, agulhas, extintores, megafones e capacetes. O público passará por uma revista ao entrar no perímetro delimitado pela Prefeitura.
  

Farmácias gratuitas são inauguradas


MANAUS- O programa da Prefeitura de Manaus, a Farmácia Gratuita, ganhou mais 30 unidades, nesta segunda-feira (30).


Entre os locais que vão receber as unidades, estão os bairros do Zumbi, São José I e Tancredo Neves, toda na Zona Leste da cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a ampliação do número de postos das Farmácias Gratuitas faz parte do processo de mudança do modelo de Assistência Farmacêutica, por meio da Rede Saúde Manauara, que tem como objetivo ampliar cada vez mais as formas de acesso da população aos serviços oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, o número de medicamentos disponibilizados passará de 96 para 130 tipos, incluindo antibióticos e medicamentos controlados.

A farmácia gratuita é o equivalente municipal da Farmácia Popular, do Governo Federal, mas com a diferença da gratuidade dos medicamentos para os pacientes.

Encontrado amarrado e espancado dentro de carro

MANAUS- O taxista Stanley Campos da Silva, 20, foi encontrado por policiais militares amarrado e com marcas de agressão física pelo corpo, dentro do porta-malas de seu próprio veículo, na noite deste domingo (29), na rua Hibisco, no Distrito Industrial 2, na Zona Leste de Manaus.

De acordo com os policiais militares da 4ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que localizaram o taxista dentro de seu veículo modelo Siena, de cor branca e placa JXU 7566, a vitima foi assaltada e mantida refém dentro do porta-malas de seu carro, por três suspeitos ainda não identificados, que após agredir, levaram a quantia de R$ 1, 5 mil, fruto da renda de trabalho do taxista, além do celular e a carteira porta cédulas da vítima.

Em depoimento aos policiais militares, o taxista informou que às 19h30, o trio de assaltantes solicitaram uma corrida em frente à casa noturna 'Cafuner Show Clube ', localizada na avenida Tancredo Neves, também na Zona Leste, com destino ao Distrito Industrial 2.

Conforme o taxista, após iniciar a corrida um dos suspeitos sacou um revolver da cintura e anunciou o assalto. Depois de realizarem o roubo, os criminosos ainda amarraram e espancaram a vitima.

Conforme a polícia, após as agressões o taxista foi colocado dentro do porta- malas de seu carro. Após cometer o roubo os suspeitos do crime fugiram em um carro modelo Gol, de cor branca e placa não identificadas.

Os policiais da 4ª Cicom ainda bloquearam a estrada Flaboyam, também no Distrito 2, mas nenhum dos suspeitos foi localizado.

Apesar de ter sido agredido e espancado pelos criminosos, o taxista não registrou Boletim de Ocorrência (B.O) contra os suspeitos, conforme a Polícia Civil.

Homem é preso com espingarda no Tarumã


MANAUS- O montador de lanchas Thaizes Nascimento da Silva, 23, foi preso na madrugada desta segunda-feira (30), com uma espingarda calibre 32, na avenida Praia do Futuro, bairro Tarumã, Zona Oeste.

 
De acordo com a Polícia Militar (PM), o suspeito e um comparsa que ainda não foi identificado, invadiram a casa de uma mulher e lhe ameaçaram de morte. O motivo da tentativa de homicídio não foi informado pela polícia.
 
Segundo os policiais da 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), o suspeito foi localizado com a espingarda, com cinco munições intactas, nas proximidades da praia.
 
Levado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o acusado foi indiciado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, e após pagar fiança no valor de R$ 688, foi liberado para responder em liberdade.

Diogo Nogueira agitará Praia da Ponta Negra

MANAUS- A festa de virada de ano na Ponta Negra, no dia 31 de dezembro, terá como atração principal do sambista carioca Diogo Nogueira.

Além dele, Atrações locais como Nunes Filho e banda Estrelas do Amazonas também engrandecerão a festa, que inicia às 19h.

Ao todo, mais de 20 artistas se apresentarão em três palcos. No anfiteatro da Ponta Negra, principal palco do evento, a festa terá início com show da Orquestra de Beiradão do Amazonas (OBA), seguida pelo príncipe do brega, Nunes Filho. Logo após, os bumbás Caprichoso e Garantido farão o último duelo do ano.

Zona Leste

Mais uma vez a Zona Leste terá uma grande festa para receber o ano novo. Pelo menos 50 mil pessoas devem participar do Réveillon da Avenida Itaúba, no Jorge Teixeira. Além das atrações locais, conhecidas pelo público manauara, o ex-integrante do grupo Oz Bambaz, Rubinho, promete valorizar ainda mais o evento, que é realizado anualmente pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos.

A comemoração inicia às 19h30 com show do cantor sertanejo Beto Gomes. Apresentam-se, em seguida, o DJ Ricardo Love e a banda de axé Marrakesh, apreciada pelo público manauara que curte o gênero. Os grupos Dendê a Dois e Forró Gata Top também sobem ao palco antes da virada do ano.

A atração mais esperada, o cantor Rubinho, ex-integrante do grupo Oz Bambaz, se apresenta após o show de fogos. Rubinho se despediu do grupo em Manaus em janeiro, anunciando o início da carreira solo. Na ocasião, ele revelou ter um carinho especial pelo público manauara, que sempre demonstrou fidelidade, lotando todos os shows da banda na capital, segundo o cantor.

Plano B de Braga é presidir o Senado



Pré-candidato ao governo do Amazonas em 2014, o senador Eduardo Braga (PMDB) já articula um plano alternativo para 2015, caso não seja eleito para o Executivo do seu Estado. Tanto ele quanto o senador Eunício Oliveira (PMDB) - que disputará o governo do Ceará - costuram um acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para que um deles seja indicado para presidir a Casa a partir do ano seguinte em caso de derrota nas disputas locais.
A informação é da coluna Painel, assinada pela jornalista Vera Magalhães, na Folha de S. Paulo. Segundo peemedebistas, a estratégia será fechada com outros parlamentares da sigla, como Valdir Raupp (RO), Romero Jucá (RR) e José Sarney (AP), mas o trio quer ampliar o entendimento para toda a bancada. A estratégia visa a manter o PMDB no comando da Casa e evitar a chegada do PT ao cargo. Será uma evidência de que Braga não está tão certo de sua vitória assim? 

Brasileiro não suporta ritmo e queniano fatura o bi na São Silvestre

O brasileiro Giovani dos Santos até tentou e por um bom tempo ficou no pelotão de frente, mas o título masculino da São Silvestre 2013 foi para o Quênia, assim como a segunda e terceira colocações. Edwin Rotich conquistou nesta terça-feira o bicampeonato da tradicional corrida de rua, com uma performance dominante e segura.
Rotich, de 25 anos, disparou nos últimos três quilômetros de prova, aproveitou a experiência da sua conquista em 2012 e não teve problemas para confirmar mais uma conquista, com certa tranquilidade. Fechou os 15 quilômetros em 43min48s, com mais de 20 segundos de vantagem par ao vice-campeão.
Giovani repetiu a quarta colocação que conseguiu em 2012, e teve de ver uma trinca queniana encher o pódio da São Silvestre. Mark Korir foi o segundo colocado e Stanlei Koech terminou a prova no terceiro lugar.
"Estou satisfeito, cheguei a ficar na frente, forcei os quenianos. Acompanhei até onde deu, cheguei a encostar. Tentei ir para o terceiro lugar na subida, mas senti um problema na panturrilha e tive de segurar. A gente vem trabalhando e o resultado vai chegar", afirmou Giovani à TV Globo.
A prova masculina começou com um pelotão não demorando a se desgarrar. Um grupo de cinco atletas, dominado pelo jogo de equipe queniano, tomou a ponta, com o brasileiro Giovane dos Santos variando. Ele chegou a liderar e também acompanhou de trás o grupo, nunca deixando a distância ficar muito grande.
O problema para Giovani apareceu com cerca de três quilômetros para o final da prova, quando os quenianos deixaram de lado o jogo de equipe, passaram a correr cada um por si e, no aumento do ritmo, deixaram o brasileiro para trás.
Edwin Rotich disparou na parte final da prova, mostrando força para encarar a subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, apesar de a disputa ainda estar aberta.
O queniano mostrou tranquilidade nos momentos finais de prova, com um ritmo aparentemente tranquilo. Algumas olhadas no cronômetro e outras por cima do ombro à procura de rivais não demonstraram muita preocupação, e ele faturou mais uma vitória nas ruas de São Paulo.
 

Fórum de Mulheres debate pauta de trabalho e ações para 2014

Na quinta-feira (26), a deputada Conceição Sampaio (PP) que responde pela terceira vice-presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e pela presidência da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso e as integrantes do Fórum Estadual de Instância de Mulheres de Partidos Políticos realizaram a última reunião do ano de 2013, na sala de reunião no 1º andar da Assembleia, para discutir a pauta de trabalho e ações para 2014.
A deputada Conceição Sampaio destacou a importância do papel de cada militante para o desenvolvimento das ações e fortalecimento do Fórum. “em 2013 cada uma de nós em nossos partidos fizemos nossa tarefa e cumprimos com o nosso compromisso de defender uma causa que é a necessidade de maior espaço para atuação das mulheres na esfera política, e agora queremos chamar atenção dessas mulheres para enxergar esta luta, até porque somos maioria na hora do voto, precisamos transformar essa realidade nas Casas Legislativas e no Executivo, e para isso temos que criar uma boa agenda em 2014 para dar visibilidade às atividades que as integrantes de cada partido estão fazendo a favor do fortalecimento e ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão política, porque se essa eleitora perceber sua causa defendida, ela terá o interesse e consequentemente impulsionaremos a mulher votar em mulher”. Defendeu a parlamentar.
Conceição ressaltou também o papel das redes sociais como fio condutor das eleições de 2014, “precisamos focar na “questão online” para o fortalecimento das ações do Fórum. A internet tem força, as redes sociais tem força, e elas estão construindo uma nova ponte de informação e interação entre a população. Nesse cenário, o engajamento é o elo e a atitude, o grande instrumento de transformação e precisamos usar essa ferramenta ao nosso favor, se compartilharmos a boa informação independente das convicções partidárias, nós enquanto movimento temos que ter uma leitura de mulher protegendo mulher, isso vai trazer positividade em todo o Estado em relação a causa feminina, e se hoje temos um Fórum fortalecido é porque tivemos unidade nas realizações das atividades com a participação dos partidos como foi o a Campanha do Laço Branco, evento solicitado pelo PCdo B e que nós mulheres de todos os partidos abraçamos com orgulho a iniciativa,  e foi também  através dessa união de nós mulheres  que  já colocamos 14 siglas partidárias dentro do Fórum”.
Livreto será lançado em março
Vanja Santos que estava representando a senadora Vanessa Grazziotin, informou sobre o lançamento do  livreto Mais Mulher na Política, que tem como finalidade a campanha em defesa da paridade entre homens e mulheres na política, de acordo com Vanja, o lançamento no Amazonas será dia 14 de março. “a participação política das mulheres ainda ocorre a passos lentos. Porém, mesmo que ainda tímida, a presença cada vez maior de candidatas é algo fundamental para o fortalecimento da democracia, afinal, a representatividade feminina é extremamente necessária quando pensamos nas lutas pelos direitos das mulheres e é esse lançamento do livreto aqui, no Amazonas, que vem de encontro com as nossas convicções de está cada vez mais buscando uma maior emancipação feminina dentro do cenário político amazonense” , enfatizou Vanja Santos.
Ainda para o Lançamento do Livreto Mais Mulher na Política, Conceição Sampaio propôs criar uma revista do Fórum de Mulheres de Partidos Políticos contendo a história e participação efetiva dos partidos para ser entregue junto com o livreto, com o objetivo de repercutir atividades de todos os partidos e as estratégias criadas procurando influir na quantidade e na qualidade da participação das mulheres na disputa e na prática política.
Violência contra a Mulher
Outra questão abordada trazida na reunião pela militante do Partido dos Trabalhadores (PT), Francys Guedes, foi à preocupação com o aumento de crimes contra a mulher, citando três assassinatos de mulheres na capital, Francy ressaltou que está sendo cobrada enquanto movimento para fazer algo para coibir e cobrar ações efetivas contra essa violência e dar resposta para a sociedade.
A integrante do Partido da República, Rosely Pinheiro, que ouviu o relato da militante petista, sugeriu ao colegiado criar uma moção do que se pretende fazer contra essa violência e levar ao conhecimento das autoridades diretamente, para  reforçar a urgência de respostas eficazes do Estado e da sociedade para prevenir e punir a violência de gênero.
Reforma Política
O plebiscito foi também pauta de discussão entre as componentes da reunião, Francys Guedes que chamou atenção para a relevância da iniciativa e a participação do Fórum  na realização de plebiscito relatou que plebiscito é um instrumento muito importante de participação popular na reforma política. “Precisamos chamar atenção de diversos segmentos da sociedade para as contradições do sistema político vigente, divulgar os objetivos do projeto de lei de iniciativa popular do movimento social, coletar as assinaturas necessárias para ele tramitar no Congresso Nacional e realizar o plebiscito para a convocação de uma Constituinte Exclusiva para debater a Reforma Política, e este colegiado decidiu que iremos fazer o lançamento do plebiscito no dia 28 de março aqui no nosso Estado, esse é o momento de construir um Brasil onde caibam todos e todas. Para nós do Fórum de Mulheres, será um projeto intenso de educação e formação política, que se dá no cotidiano das lutas. ”informou Guedes.
Fórum de Mulheres de Partidos Políticos
O Fórum não tem presidente ou uma diretoria formalizada e atua de forma colegiada. Os principais objetivos do Fórum são os de estimular e promover a maior participação da mulher na política, não apenas quantitativamente, mas qualitativamente, além de discutir uma pauta e linhas de ação em comum na defesa dos direitos das mulheres, independentemente da ideologia partidária.
Participaram da última reunião de 2013: Conceição Sampaio (PP) Vanja Santos (PCdoB), Francy Guedes (PT), Mary Jônia Sena (PPS), Valniceia F. Queiroz (PROS), Rosely Fernandes (PR), Sâmara Carvalho (PROS), Bruna Brelaz (PCdoB), Maria Eugenia Frazão (PT), Ama Claudia B. de Melo (PT), Miracelma S. Souza (PT), Jaqueline Sebben (PR), Maru Mavel (PT), Thais Sampaio (representante da Senadora Vanessa Grazziotin), Margareth Frazão (PT).

Texto e Fotos: Assessoria da Deputada

Estrutura de segurança e apoio na Ponta Negra terá mais de 1.450 pessoas na Virada do Ano

O Complexo Turístico da Ponta Negra terá uma estrutura de segurança, apoio e logística de secretarias municipais, com apoio do Governo do Estado, composta por mais de 1.450 pessoas em ação durante o dia 31 de dezembro, para a tradicional virada do ano na praia. A festa de Réveillon deste ano terá esquema especial de segurança, com 676 homens da Polícia Militar, incluindo cavalaria e equipamentos como lancha e aeronave; 226 integrantes do Corpo de Bombeiros; 100 guardas municipais, 250 da Limpeza Pública (Semulsp), entre outros reforços do Manaustrans/SMTU, secretarias de Saúde (Semsa) e Feiras e Mercados (Sempab), Manauscult, Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e outros órgãos da PMM e do Governo.
As equipes estarão atuando em pontos estratégicos da Ponta Negra, além do calçadão, próximo às fontes luminosas, pontos de ônibus, e também acompanhando os fiscais de diversas secretarias, desde o controle do comércio informal até a manutenção das regras e proibições definidas para a praia, como a do banho no rio após às 17h.
Neste dia 31, os bombeiros estarão com três equipes no parque. Sessenta e seis homens permanecerão na praia de 8h às 18h, com o apoio de três jet-skys e lancha, com salva-vidas na faixa de areia. De 17h às 22h, 75 bombeiros estarão no calçadão para prevenção e suporte à estrutura de segurança, e 85 membros da corporação vão ficar de 22h até o final da festa, dando suporte, inclusive, à queima de fogos do Ano Novo e na fiscalização de barcos próximos à praia. Lembrando que a partir das 17h é proibido o banho no rio e não haverá salva-vidas após esse horário.
Entre as proibições para as festas de Réveillon, determinadas pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, via decreto-lei, não será permitida a comercialização de bebidas em recipientes de vidro, alimentos vendidos em espetos, fogos de artifício, e materiais contundentes e perfurocortantes. Serão procurados itens considerados perigosos, como armas de fogo, guarda-chuva com haste metálica, tubo de bandeira, tubo em aerossol, dardos, martelos, seringas, agulhas, extintores, megafones e capacetes. O público passará por uma revista ao entrar no perímetro delimitado pela Prefeitura.

HORÁRIO NA PRAIA
Em 2013, com o Corpo Permanente em ação na Ponta Negra, não houve nenhum registro de incidente grave, de afogamento ou falecimento nas águas do balneário, segundo dados do Corpo de Bombeiros, o que revela que a fórmula encontrada é eficiente para manter o bom uso da praia e a salvaguarda dos banhistas. Os bombeiros delimitam áreas de banho com boias, deixando margens de segurança para a população.
Até às 17h, o balneário tem a estrutura do Corpo Permanente de Segurança, definido inclusive em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura e o Ministério Público no início do ano, que mantém no local salva-vidas, bombeiros e equipes de atendimento à saúde, de plantão. Depois desse horário, para a própria segurança do usuário, é proibido entrar no rio. E entrar na água à noite é uma pratica arriscada, que consta dos principais manuais de segurança de praias do País. As regras estão previstas no regulamento e nas normas de uso do Complexo Turístico Ponta Negra.
As medidas visam o bem estar coletivo, segundo o presidente do Implurb, Roberto Moita, e para melhorar o funcionamento do parque, mantendo tranquilidade, conforto e segurança na faixa de areia, evitando o uso inadequado do ambiente. “É preciso entender que a praia e o parque são patrimônios públicos e precisam da conservação da população, que também pode ajudar sendo fiscal. O ordenamento de praias é comum em outros Estados, como o Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, com regras e horários definidos para funcionamento”, disse o presidente. Em razão das condições de baixa visibilidade no rio Negro, o próprio Corpo de Bombeiros não recomenda a entrada nas suas águas escuras à noite.

TRANSPORTE COLETIVO

Para a festa de Réveillon na Ponta Negra, promovida pela Prefeitura, haverá esquema especial para o transporte coletivo, que incluí a operação de linhas especiais e reforço de frota de linhas normais. No total, 16 rotas com 185 ônibus deverão atender à população que terá transporte de ida e volta garantido durante toda a madrugada do dia primeiro de janeiro de 2014. Nos terminais de integração haverá opções de linhas com destino ao local da festa. A partir de 17h, os ônibus de linha urbana não circularão no perímetro próximo à praia.
O embarque e desembarque de passageiros será feito na Avenida Coronel Teixeira a partir da Avenida do Turismo em pontos de parada sinalizados.

É PROIBIDO

As barreiras de contenção que existem nos acessos à praia da Ponta Negra visam coibir a entrada de animais na areia, mesmos os de estimação, e comida, para evitar contaminação da areia; de garrafas ou objetos de vidro; de material perfurocortante, como facas, mesmo de cozinha; o uso de pipas; e o banho após às 17h.
Não é permitida a venda de bebidas por ambulantes na praia, conforme determina a legislação, e as bebidas alcoólicas só poderão ser comercializadas em pontos fixos. Em caso de dúvida ou em qualquer situação de risco, é recomendado que se procure os colaboradores do Implurb, guardas municipais, PMs ou salva-vidas.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Índios retornam à reserva em Humaitá

Os cerca de 140 índios Tenharim que estavam abrigados no 54º Batalhão de Infantaria de Selva de Humaitá retornaram hoje (30) à Terra Indígena Tenharim Marmelos, localizada em Humaitá, no sul do Amazonas. O clima na cidade é tenso desde o último dia 16, quando três homens brancos desapareceram após serem vistos trafegando de carro pela Rodovia Transamazônica.
De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), o deslocamento dos índios contou com o apoio das polícias Federal e Rodoviária Federal e da Força Nacional. A Funai informou também que os servidores da Coordenação Regional Madeira, que atuam no município, foram transferidos para outra localidade por questões de segurança.
Moradores acusam os índios de terem sequestrado os homens em represália à morte do cacique Ivan Tenharim. Após o desaparecimento, manifestantes incendiaram, no último dia 25, o prédio da Funai, destruindo também carros e o barco do órgão. Os nove servidores da Funai que estavam na cidade não ficaram feridos. No fim da tarde de sábado (28), todos os funcionários foram retirados da cidade.

Servidores que atuam na sede da Funai em Brasília foram encaminhados a Humaitá para, segundo a fundação, colaborar com os trabalhos. "Cabe à Funai atuar como mediadora no diálogo entre os indígenas e as forças de segurança, sendo de responsabilidade da polícia a investigação das denúncias e crimes ocorridos", informou o órgão em nota.
Hoje, a Justiça Federal determinou que governo adote medidas para garantir a segurança dos indígenas após ameaças de invasão à Terra Tenharim. Em sua decisão, a juíza Marília Gurgel relatou que a população está "acuada e relegada à própria sorte" por causa da suspeita de participação no desaparecimento. A juíza determinou também que os órgãos de segurança devem elaborar um plano para garantir a segurança dos índios, instalar postos de fiscalização próximos à reserva e monitorar o trecho da Transamazônica que corta a terra dos índios.
A reportagem entrou em contato com os índios por meio de um telefone público localizado próximo à Aldeia Tenharim, mas foi informada que as lideranças não estão falando com a imprensa. O 54º Batalhão de Infantaria de Selva também foi contactado, respondeu que as informações sobre as operações do batalhão são restritas e serão repassadas apenas por meio de entrevista feita pessoalmente com o comandante, que não foi localizado.

Homem se assusta com som de tiros e atropela ciclista na Avenida Brasil

MANAUS- Um homem efetuou disparos contra um adolescente no fim da tarde deste domingo (29), na Avenida Brasil, no bairro Compensa, na Zona Oeste de Manaus. Um motorista que passava pelo local no momento do crime teria se assustado com os tiros e atropelado um ciclista na via. Nenhum dos envolvidos na ação não foi encontrado.
Segundo a Polícia Militar, o adolescente caminhava pela avenida quando foi surpreendido pelos disparos efetuados por um homem que estava em uma moto. Ambos não foram identificados e fugiram após os tiros. Não há informações sobre o estado de saúde do adolescente.


No momento da ocorrência, um ciclista seguia pela Avenida Brasil com destino ao bairro da Ponta Negra, na Zona Oeste da capital. Após os disparos, um carro que passava pela via atropelou o ciclista de identidade não identificada. O motorista do veículo fugiu.

"Com o barulho dos disparos,  o motorista deve ter se assustado e acabou atropelando o ciclista", informou o soldado da Polícia Militar Igor Charleston, da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).
O ciclista foi levado ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo, no bairro de mesmo nome, na Zona Sul da capital. A polícia faz buscas para tentar encontrar o homem que disparou contra o adolescente.

Oportunidade: Sine oferece vaga de emprego

MANAUS- O Sistema Nacional de Emprego do Amazonas (Sine/AM), por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), oferece diversas oportunidades de trabalho para nesta segunda-feira (29), em Manaus. O candidato precisa comparecer ao órgão para concorrer a uma das vagas munido de documentos pessoais. O Sine está localizado na Avenida Joaquim Nabuco, Centro.
Os interessados devem comparecer ao órgão com RG, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho, currículo atualizado e comprovante de escolaridade para concorrer a uma das vagas ofertadas.
Para cadastro e verificação de vagas via internet, o trabalhador poderá acessar o site do ministério do trabalho e emprego:
Confira os detalhes das vagas:
1. Vagas: auxiliar de depósito
Nº de vagas: 05
Instrução: ensino médio completo
Sexo: masculino
Experiência: 06 meses em CTPS.

2. Vagas: cozinheira
Nº de vagas: 03
Instrução: ensino fundamental incompleto
Sexo: feminino
Experiência: 06 meses em CTPS.

3. Vagas: auxiliar de limpeza
Nº de vagas: 03
Instrução: ensino fundamental incompleto
Sexo: indiferente
Experiência: 06 meses em CTPS.

4. Vagas: motorista entregador
Nº de vagas: 05
Instrução: ensino médio completo
Sexo: masculino
Experiência: 06 meses em CTPS.
Obs: com habilitação 'AD'.

5. Vagas: auxiliar de RH
Nº de vagas: 02
Instrução: ensino superior cursando administração.
Sexo: feminino
Experiência: 06 meses em CTPS.
Obs: disponibilidade em horário.

6. Vagas: auxiliar de contas a pagar
Nº de vagas: 02
Instrução: ensino superior cursando administração.
Sexo: feminino
Experiência: 06 meses em CTPS.
Obs: disponibilidade de horário.

7. Vagas: ajudante de carga e descarga
Nº de vagas: 02
Instrução: ensino médio incompleto
Sexo: masculino
Experiência: 06 meses em CTPS.

8. Vagas: auxiliar administrativo (financeiro)
Nº de vagas: 02
Instrução: ensino médio completo
Sexo: feminino
Experiência: 06 meses em CTPS.
Obs: com experiência em processos administrativos (financeiro), desejável experiência no seguimento de transporte.
 
9. Vagas: assistente administrativo (financeiro)
Nº de vagas: 02
Instrução: ensino médio completo
Sexo: feminino
Experiência: 06 meses de CTPS.
Obs: com experiência e processos administrativo (financeiro), desejável experiência no seguimento de transporte.

Incêndio destrói dois imóveis no bairro de Petrópolis

MANAUS- Um incêndio destruiu neste domingo (29) dois imóveis, sendo um de madeira e outro de alvenaria, na rua Abunã, bairro Petrópolis, na Zona Sul da cidade.  O fogo começou por volta de 16h e consumiu rapidamente as casas, que eram coladas uma da outra.


Segundo relatos de testemunhas, o sinistro começou no imóvel de madeira, onde havia seis cômodos alugados como quitinetes, provavelmente ocasionado por um curto-circuito. Em seguida, as chamas se espalharam e atingiram a outra casa, também pertencente á dona da estância.


No momento o incêndio, apenas dois adolescentes estavam no imóvel de madeira, sendo uma menina de 12 anos e um garoto de 13. Ela acordou o rapaz, que dormia, e este ligou para proprietária dos imóveis, que é sua tia.


Auxiliadora Campos Barreto, 54, disse que estava saindo do velório de um pastor quando recebeu a triste notícia. Ela ficou bastante abalada, pois tive perda total das suas coisas, inclusive de uma quantia de R$ 7 mil que vinha guardando para uma reforma nos imóveis. Apenas um frízer foi salvo pelos vizinhos.


O Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou ao local pouco tempo depois, mas teve dificuldade em estacionar seus caminhões devido às ruas serem muito estreitas e também aos diversos carros estacionados de forma irregular.


Ao todo, foram usados três carros do Corpo de Bombeiros, 14 mil litros de água e 12 homens para debelar as chamas. Ninguém saiu ferido.

Guarda-chuva com haste metálica; tubo de bandeira com material contundente e outros serão proibidos durante festa na PN

MANAUS- A população e os vendedores ambulantes devem estar atentos à proibição de comercialização e entrada de itens considerados perigosos, pela Prefeitura de Manaus, nas festas de Réveillon que ocorrerão em três zonas da capital, no próximo dia 31.

Durante as festas que serão realizadas na Ponta Negra, Zona Oeste; Avenida Itaúba, Zona Leste e no Amarelinho, Educandos, Zona Sul, o público passará por uma revista ao entrar no perímetro delimitado pela Prefeitura.

Serão procurados itens como arma de fogo, guarda-chuva com haste metálica; tubo de bandeira com material contundente; tubo em aerossol, contendo quaisquer substância; dardos, martelos, seringas, extintores, megafones e capacetes.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, proibiu os itens por meio do decreto n° 2.678 de 23 de dezembro de 2013.  Com a nova regra, também está proibida a comercialização de bebidas em recipientes de vidro, alimentos vendidos em espetos, fogos de artifício, materiais contundentes e perfurocortantes.

A fiscalização ficou a cargo da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento, Sempab, apoiada pela Guarda Municipal.
 
Esquema de segurança
A assessoria da Polícia Militar informou que 686 homens estarão atuando em pontos estratégicos na Ponta Negra. Além disso, dez policiais da cavalaria, uma lancha e uma aeronave serão deslocados para o local.

Segundo a PM, na avenida Itaúba, o efetivo será de 450 policiais militares. Já a festa do Educandos deverá ter o policiamento reforçado por 298 homens.

A Guarda Municipal deverá atuar com todo o seu efetivo de 140 agentes durante toda a programação. De acordo com o diretor-comandante da Guarda, major Darcelo Gomes, os guardas estarão posicionados no calçadão, próximo às fontes luminosas, ponto de ônibus e também acompanhando os fiscais da Sempab, no controle do comércio informal. Já para a Avenida Itaúba e Amarelinho, no Educandos, serão deslocados 40 guardas.

O Manaustrans também estará presente nas ruas com 279 agentes, divididos na Ponta Negra, Avenida Itaúba e no Amarelinho.

Enquanto Omar se cala. AFEAM beneficia família com dinheiro público

Continuando com as series de denúncias de corrupção e favorecimento a famílias que há décadas vem se beneficiando do dinheiro público, contra os gestores da AFEAM- Agência de Fomento do Estado do Amazonas S/A., Pedro Falabella e Evandor Geber.

Mais uma vez, o Blog do Pávulo,  vem denunciar praticas ilícitas costumeiras na intenção clara de usurpar o dinheiro público.


A família Guerreiro já se favoreceu ao longo desses anos, mais de R$40.000.000,00 (quarenta milhões de reais), através de financiamentos, para empresas do grupo: Amazon Golf Resort, Brasjuta e Cooperjuta(Laranjas).

Um dos mais absurdos financiamentos é do Hotel Amazon Golf Resort. No qual através do seu contrato de financiamento a garantia do mesmo era o próprio hotel. Em uma manobra clara e nítida de surrupiar o dinheiro público, a Afeam através da diretoria aceitou a troca da garantia que era o hotel pelo um terreno situado no V.8, Zona Centro Sul de Manaus, e um terreno situado no final da Duque de Caxias, na mesma zona. E após parecer e com uma avaliação no mínimo esdrúxula, os terrenos respectivamente nos valores aproximados R$25.000.000,00(vinte e cinco milhões de reais), vale ressaltar tem APP (área de preservação permanente e alagada), e o terreno da Duque de Caxias avaliado aproximadamente em R$8.000.000,00(oito milhões de reais), este terreno fica localizado próximo a uma passagem de nível , onde é intenso o fluxo de veículos e inviável para a construção de um empreendimento comercial.

Após a troca das garantias, um hotel construído, em perfeito funcionamento, com campo de golf, padrão cinco estrelas, por dois terrenos. A Afeam recebe como dação em pagamento dos financiamentos com opção de recompra “claro que o grupo nunca ira comprar os dois terrenos, a não ser pelo um valor pífio”, para liquidação dos financiamentos adquiridos pela Família Guerreiro.

O que vem causando bastante estranheza, é a omissão pseudo-governador do Amazonas, Omar Aziz - “o melhor Governador do Brasil”, nossos nobres Deputados, os órgãos fiscalizadores (MPE, Tribunal de Faz de Conta, Corregedoria). E fica uma questão: Será que todos são coniventes com tudo isso? Por que se não sabem o que ocorre, passam atestado de incompetência.

Desde o inicio das denúncias, o blog do Pávulo, tenta contato para saber o posicionamento dos envolvidos, mas sempre sem êxito. Seria esse um atestado de culpa? O espaço está aberto.