MANAUS- O coronel Louismar Bonates deve assumir a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) a partir do dia 1º de janeiro de 2014. O anúncio foi feito pelo governador do Amazonas, Omaz Aziz, na manhã desta quinta-feira (19). Bonates afirmou que dará continuidade às ações já iniciadas para conter fugas no sistema prisional. A Agência de Comunicação do Amazonas (Agecom) comunicou que o delegado Wesley Aguiar deixará a pasta por decisão pessoal. Ele estava na direção da Sejus desde junho deste ano.
Bonates já atuou como secretário-executivo da Sejus. O coronel informou que espera desafios à frente da gestão. "Vamos, realmente, tentar concluir o que já foi planejado e, posteriormente, seguir com o que for necessário. É um desafio muito grande, mas vamos juntar todos os esforços para continuar melhorando o sistema prisional do Amazonas", disse.
A Agecom informou que Wesley pediu exoneração "após informar da necessidade de retornar à função que ocupava na Polícia Federal para que tenha direito à progressão na carreira". A saída de Wesley ocorreu após o sistema prisional do Amazonas registrar sequências de fugas desde o ano passado. Ele é o segundo gestor a deixar a pasta neste ano. Em março, o então secretário Márcio Meirelles foi exonerado do cargo, que havia assumido desde o dia 13 de maio de 2012.
Crise no sistema penitenciário
Em 2012 e no primeiro semestre de 2013, as unidades prisionais amazonenses registraram vários casos de fugas. Em março deste ano, 42 presos fugiram do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) por um túnel.
Wesley havia sidoi empossado como secretário da Sejus no dia 7 de junho deste ano. Ele assumiu a pasta em um momento em que o Sistema Penitenciário do Amazonas enfrentava várias fugas de presos e constatação de entrada de objetos proibidos nas cadeias do estado.
No mesmo mês, oito detentas fugiram da ala feminina da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa. As presas escalaram a muralha da unidade com a ajuda de uma corda artesanal, conhecida como 'Tereza'.
Dias após a fuga, dois presos morreram em menos de 24h na mesma cela da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus. As mortes ocorreram na noite do dia 19 e madrugada do dia 20 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário