quinta-feira, 30 de abril de 2009

Circo de Solé.

A sessão do pleno do TRE acabou há poucos minutos atrás. O jurista Mário Augusto é o novo advogado do vereador cassado Joaquim Jabuti Lucena. O pedido de vista desta vez foi do seu colega Francisco Maciel. 2x1 é o placar parcial a favor de Jabuti.

****

Com a retira de pauta da celeuma verde entre Tabosinha X Anjos, o deputado estadual Edílson Gurgel foi a bola da vez. Dançou no mandato por infidelidade partidária. O suplente que nem o TRE sabe quem é (por enquanto) vai ser convocado.

Vou descansa na mesa de um bar, mas volto com os bastidores da corte baré. Carinhosamente chamada de o Circo de Solé.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

COMISSÃO DE SAÚDE - COMSAU - CMM.

Frangolino
Foto: José Garcia

GABINETE DO VEREADOR HOMERO DE MIRANDA LEÃO (PHS)
PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SAÚDE - COMSAU

INDÍGENAS DISCUTEM ATENDIMENTO DE SAÚDE DIFERENCIADO NA ÁREA URBANA DE MANAUS

Indígenas das etnias Sateré, Tikuna e Tukano residentes em Manaus participam amanhã de audiência pública onde irão debater as necessidades de atendimento médico e ambulatorial diferenciado. Na audiência proposta pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus, vereador Homero de Miranda Leão “O Frangolino”, os índios terão acesso a informações sobre o primeiro Plano Municipal de Saúde Indígena elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A audiência pública será realizada às 14h, no Plenário Adriano Jorge e contará também com a presença de representantes do Conselho Municipal de Saúde, dos Distritos Integrados de Saúde (Disa), Semsa e Ministério Público Estadual (MPE).

Outro assunto a ser abordado é a presença de um responsável técnico pela saúde indígena nos Disa Leste, Sul, Norte e Oeste. São eles os responsáveis por garantir e agilizar a inclusão dos indígenas no Sistema Único de Saúde (SUS), verificando a existência de leitos disponíveis e métodos de atendimento que melhor se empregam às populações tradicionais.

Puxão de Orelha nos bastidores.


Shrek e o Máscara.
Foto: José Garcia.

Passeia alguns dias afastados da Câmara Municipal de Manaus, por opção de pauta.

Nesta manhã de quarta-feira,29, voltei a perambular pelo Plenário da Augusta Casa.
Movimento tranquilo até demais. O vereador Wilker Barreto “Cupim das ONGs” ladrava na tribuna da casa. “Retiro a minha assinatura da lista de pedido de CPI se não for feita uma audiência Pública antes do inicio dos trabalhos da CPI”. Até parece que é verdade.

Como a plenária estava entediante, vazei. Na saída encontro o vereador Hilton Lira “O Máscara”. Provoquei - vereador o senhor retira a sua assinatura do pedido de CPI das Águas? ‘Retiro sim'! Com a cara amarada.

Na semana passada em papo com o edil Hissa Abrahão, disse: “Tambaqui” tu está frágil, essas assinaturas são um instrumento de negociação com o executivo municipal.

O parlamentar Lira “O Máscara” chegou à sede do poder legislativo em um carrão. “O Cupim das ONGs” recebe ordens daquele deputado estadual preso pela PF em uma rinha de galo.

Por sinal logo, logo, a PF bate nas portas de algumas ONGs.

****

Essa bateu na trave! Na próxima, Clô baila? O vereador Jander Tabosa “O Clodovil” “mexeu” os pauzinhos e conseguiu transferir a pauta do seu julgamento na corte do TRE. O procurador federal está escalpelando o jovem parlamentar.

****

Façam suas apostas o jurista Mário Augusto “O Mário Gatinho”. Vai ou não pedir vista na trapalhada do Joaquim Jabuti Lucena na corte do TRE, (hoje - 30).?

****

O cantor de Toada do boi-arrumadinho “Prince” “O Bacião”, nas horas vagas é assessor do vereador Arlindo Jr “O Orelha Geléia”, estava mais sério do que touro cagando (hoje 29) no Plenário da CMM.
Prince anda enciumado com o cantor Auzier, as conversas dão conta de Auzier vai ficar no lugar do Prince no Boi - Manaus.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Jair Souto cheio de pavulagem.

Jair pede apoio a prefeitos e
ganha reforço de Amazonino


O presidente da Associação Amazonense de Municípios, Jair Souto, prefeito do Manaquiri, engatou uma marcha de força para exigir do governo federal uma parceria mais transparente com os municípios, evitando que as reduções do IPI e do ICMS não tragam mais problemas para as comunidades do interior, como estão trazendo até agora.

E foi exatamente essa anomalia fiscal que resultou na realização dessa Conferência Amazonense sobre os Impactos Socioeconômicos da Crise Mundial em Relação aos Municípios, que contou com a presença dos ministros Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil; Márcio Fortes, das Cidades; Alfredo Nascimento, dos Transportes;e do governador Eduardo Braga; do vice Omar Aziz; do prefeito de Mnaus, Amazonino Mendes; senadores João Pedro e Jefferson Praia; e deputados federais Átila Lins, Rebecca Garcia, Lupércio Ramos e Vanessa Graziottin.

O prefeito Jair Souto corre um risco grande de perde o mandato. De acordo com o pleno do TRE, foi "conquistado" de forma ilegítima.

Amazonas Energia, a caminho..

MANAUS ENERGIA APRESENTA BALANÇO

O presidente da Manaus Energia Flávio Decat convida a imprensa para uma café da manhã, nesta quarta-feira, 29, às 8 h no salão Solimões do Tropical Hotel. Logo em seguida, fará a apresentação do balanço da empresa que em 2008 aplicou 232 milhões de reais na geração de energia e, em 2009, irá praticamente triplicar o volume de investimentos, 690 milhões de reais.
Além disso, também será apresentada durante o evento a nova logomarca da empresa que deixa de ser Manaus Energia e se tornar Amazonas Energia.

Outra palhaçada do Paulo Sampaio.


O subsecretário da Semasc Paulo Sampaio comeu merda ou quer fazer graça? Este elemento é altamente nocivo a sociedade manaura. Primeiro, prorroga os mandatos dos conselheiros tutelares, depois reduz os salários dos mesmos. Falei em outra ocasião a vereadora Marise Mendes “A Fiona” é quem manda nesta secretaria.

É muito poder na mão de um incompetente! Quem foi que disse que este senhor pode fazer da PMM, a casa da mãe Joana? O vereador Zé Ricardo pede explicação ao prefeito Gaganino Mendes.

"Estamos percebendo que esta prefeitura não liga para o povo, pois não dá o reajuste correto para os professores e ainda reduz os vencimentos dos conselheiros tutelares", criticou o parlamentar petista. Mais tarde, o grupo de conselheiros que esteve na CMM se reuniu com o presidente Luiz Traírão Carijó (PTB), em presença de Zé Ricardo e dos vereadores Socorro Sampaio (PP), Wilker Barreto (PHS), Reizo Castelo Branco (PTB) e Jaildo dos Rodoviários (PRP).

Mutirão carcerário: Juízes do Amazonas concedem liberdade a 68 presos

Em quatro dias de trabalho, os juízes do Tribunal de Justiça do Amazonas conseguiram analisar 186 processos dos presos da Capital. Os casos analisados no mutirão carcerário nos dias 17, 22, 23 e 24 de abril resultaram na concessão de 68 livramentos. Dos 63 presos provisórios que receberam benefício de liberdade, 61 deles obtiveram o relaxamento da prisão. Isso significa que a maioria das prisões provisórias estavam com excesso de prazo e foram tornadas sem efeito.

Dos 186 processos analisados, 77 presos tiveram a prisão mantida. Entre os condenados, quatro passaram para o regime aberto, dois para o semi-aberto e um obteve livramento condicional. Ao todo, cinco detentos condenados foram beneficiados com a liberdade.

O mutirão carcerário no Estado do Amazonas é realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Ministério Público e Defensoria Pública. O Estado possui uma população carcerária de 4.163 presos, dos quais 66,33% deles provisórios. O mutirão tem encerramento previsto para o dia 16 de junho e o objetivo é analisar todos os processos.

Inicialmente a análise dos processos acontece na Capital, Manaus, que possui quatro presídios masculinos (Instituto Penal Antônio Trindade, Unidade Prisional Puraquequara, Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa e Complexo Penitenciário Anísio Jobim), uma unidade feminina, a Casa do Albergado, e o Hospital de Custódia. Posteriormente, o mutirão se estenderá às oito Comarcas do interior. São elas: Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Tabatinga e Tefé.

Agência CNJ de Notícias

O pedido de demissão de uma Gasparzinha!



Em carta endereçada a Heráclito Fortes (DEM-PI), primeiro-secretário do Senado, Luciana Cardoso pediu demissão.

Luciana é filha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Recebia contracheque do Senado desde 2003. Coisa de R$ 7,6 mensais.

Deveria despachar no gabinete do senador. Mas não dava as caras. Pilhada pela coluna da repórter Mônica Bergamo, Luciana vocalizou emendas que pioraram o soneto.

"Trabalho mais em casa, na casa do senador. Como faço coisas particulares e aquele Senado é uma bagunça e o gabinete é mínimo, eu vou lá de vez em quando”.

Perguntou-se a Luciana se já havia entrado no gabinete de Heráclito. E ela: “Cabe não, meu filho! É um trem mínimo e a bagunça, eterna”.

Na carta a Heráclito, Luciana anotou que decidiu se demitir para “evitar constrangimentos” ao pseudochefe. A certa altura do texto, a filha de FHC escreve:

“Sou testemunha de seus esforços para aprimorar a administração do Senado...”

“...Por isso mesmo, não quero que pairem dúvidas sobre seus propósitos nem sobre minha conduta”.

Em verdade, o afastamento de Luciana livra de “constrangimentos”, além do senador, o pai da demissionária.

Fonte: Blog do Josias de Souza

Deputado pagou com verba indenizatória advogado que atuou em sua defesa no TSE

Farra na Câmara Federal.

ANDREZA MATAIS
da Folha de S.Paulo, em Brasília


O deputado Geraldo Resende (PMDB-MS) utilizou a verba indenizatória da Câmara para pagar ao menos um dos advogados que atuaram na sua defesa em processo que enfrentou de perda de mandato no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o que contraria ato da Mesa Diretora da Casa que disciplina o tema.

Resende foi acusado pelo PPS de infidelidade partidária e absolvido no mês passado.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

MANAUS ENERGIA PROMOVE DOIS EVENTOS NESTA TERÇA-FEIRA

INAUGURAÇÃO DE SUBESTAÇÃO

Da assessoria da Manaus Energia. A Manaus Energia inaugura nesta terça-feira, 28, às 15 h, na rua G, s/nº, conjunto Canaã, bairro da Alvorada I a subestação de transformação de Redenção que irá atender 40 mil moradores dos bairros das zonas oeste e centro-oeste: Alvorada, Planalto, Flores, Ponta Negra, Redenção e Novo Israel.

A subestação de transformação teve investimento orçado em R$ 17,7 milhões. A obra realizada por empresa terceirizada contratada por meio de licitação demandou 12 meses de trabalho intenso e gerou 50 empregos diretos durante sua execução.

MANAUS ENERGIA RENOVA 100% DA FROTA DO INTERIOR

A Manaus Energia entregará veículos e lanchas para os gerentes de unidades da empresa localizadas no interior do estado no Studio 5 às 17 h, nesta terça-feira, 28.
A aquisição de 98 veículos (85 pick-up tipo estrada e 13 pick-up 4x 4 tipo Hilux) e 14 lanchas de 6 m permitirá a renovação de 100% da frota de todos os 61 municípios do interior, contemplando 105 agências.

O número de servidores terá um incremento significativo para aprimorar os serviços nessas cidades cuja mão-de-obra escassa não permitia avanços na qualidade e celeridade do atendimento.

As Notas de Seguna-Feira.

Dr. Modesto "O Ave de Rapina".
Foto: José Garcia.

O Dr. Modesto “O Ave de Rapina”, tomou posse como o novo vereador na CMM. Entrou na vaga do vereador cassado Irailton Sena “O Mágico”. Em clima constrangedor.

****

Os bastidores da CMM respiram insatisfação com o Presidente Luiz Traírão Carijó, uma novíssima, foi à rebaixada de patente do cunhado do Prefeito Amazonino Mendes, Dr. Clovis Prado de Negreiro Filho assume o seu lugar. Marcelo Lobo, sobrinho do desembargador Ari Moutinho.

****

Por fala na CMM, dizem, que quem dar as ordens nas nomeações é o secretário da Casa Civil João Braga “Bigode de Foca”.

****

O jurista Mário Augusto “O Mário Gatinho” está sobre fogo de seus colegas da corte no pleno do TRE. O mancebo pede vista em tudo quebrando celeridade nas sentenças. Comentário nos corredores e de quer vai pedir vista no processo que envolve o vereador cassado Joaquim Jabuti Lucena. Espera pra ver.

****

A defensora do vereador Jander Tabosa “O Clodovil”, Dr. Maria Beatriz Moutinho tem o pai e padrinho na corte do TRE. O padrinho é o juiz Elci Simões, logo o nobre magistrado é suspeito em julgar um caso que envolve a brilhante advogada Beatriz Moutinho.

****

A vereadora Vilma Queiroz “A Cunhã Poranga” cometeu quebra de decoro ao fazer nepotismo cruzado com o vereador Jander Tabosa (Nomeação DOM 24/04). GABRIEL TABOSA DOS REIS JACOB APC-15

****

O vereador Hissa Abrahão “O Tambaqui” meteu bronca pra cima empresa Águas da Amazônia, o edil pediu abertura de uma CPI para investigar os planos de metas da empresa. Faltam só duas assinaturas para alcançar quórum. Na bancada governista Marise Mendes, Wilker Barreto, Ademar Bandeira, Hilton Lira, Jander Tabosa, Jaildo doa Rodoviários. Oposição: Mário Frota, Zé Ricardo, Marcelo Ramos, Eduardo Castelo, o vereador Hissa Tambaqui Abrahão acredita em êxito entre os vereadores independentes.

O novo apelido do vereador Hissa Abrahão é “Tambaqui”, o outro era muito pejorativo. O interesse é fazer os informes com diversão.

domingo, 26 de abril de 2009

Não era crime inafiançável?

Fonte: Blog do Holanda.

Justiça é rápida com os ricos.

A Justiça cega, burra e vendida (Segundo o prefeito Amazonino Mendes), livra a cara do filho bandido do deputado Wallace Souza “O Irmão Fuleiragem”, até quando a Justiça só vai valer para pobre-puta-preto? As interrogações continuam no ar. Quem é dono da grana? Qual a sua origem? Por que desmoralizaram o bom trabalho da Força Tarefa? As munições são minhas?

Renato e Jorge, talentos a serviço do Garanhão.



Jorge "Pajé".
Renato Freitas levantador de toadas.
Foto: José Garcia

O levantador de toada Renato Freitas "Curió da Cidade Alta" é um show a parte, carismático e bom gogó. Renato Freitas começou a sua carreira no boi Garanhão, filho da comunidade Freitas é um exemplo aos novos talentos. A figura do “Pajé“ e incorporada pelo talentoso Jorge.

O cantor Klinger Araújo não pintou na área.

Rainha do Folclore Manauara - Item do boi Garanhão


Lindas Cunhãs.

Fábio de Souza, "O Tripa" do Boi Garanhão

Areta Melo, Rainha do Festival Folclórico Manauara.
Foto: José Garcia

Gente bonita no curral do Garanhão.

Areta Melo, a linda rainha do festival folclórico manauara marcou presença no curral do boi Garanhão. Fábio de Souza, “O tripa do boi”, item importante no julgamento dos jurados

Garanhão o boi campeão.

O Amo do Boi Garanhão, Buiu.
Dr. Ivo Moraes, presidente do boi Garanhão.
Foto: José Garcia

Convocação geral.

O presidente do boi-bumbá Garanhão “O Glorioso da Cidade Alta” Ivo Moraes reforça o convite. No próximo dia 10/04 ensaio geral com todos os itens do boi verde e branco.
E que neste ano o boi campeão está completando 18 anos de idade (dia 16/06/09), e no 19/04 ou 20/04 é apresentação na arena bovina na bola da Suframa.

O amo do boi Garanhão, Buiu, tirou uma “onda” pra cima deste articulista. Adorei.

Últimas dos bastidores.

Traírão, Pato Rouco, Nerso da Capitinga.
Foto: José Garcia

O cara vai ou não pro xadrez.

Este fim de semana foi animado! O filho do deputado Wallace Paladino Souza, em maus lençóis. Façam suas apostas o cara descer ou não pra cadeia? Wallace Souza “O irmão Fuleiragem”, marginalizou vários pais de família em sua luta pessoal de política policialesca. Eu, já vi este rapaz em cima de palanque sacar de armas de fogo e arrotar muita bacaba. Com ferro fere, com ferro será ferido.

****

Coisas de Maria.

O congresso da estudantil da Ufam precisa ser revisto! Esvaziado pela comunidade acadêmica. O fato marcante foi o bate boca entre Maria das Neves e vereador Marcelo Ramos, ambos militantes do PCdoB.
Maria das Neves cuspiu fogo pra cima do camarada Pato Rouco. “Você se vendeu para os empresários de ônibus”. Ramos deu o troco na mesma moeda. “E você pro governador Eduardo Braga sentenciou Pato Rouco”.

****

Traíra nunca mais.

O vereador Luiz Alberto Carijó “O trairão Paraguaio” está em processo profundo de reflexão, depois do desmoronamento ético com os aliados. Luiz Traírão Carijó recebeu de seus advogados uma notícia preocupante.
Os dezesseis processos por improbidade administrativa que responde na Justiça do Estado do Amazonas, onze são indefensáveis. Traírão estava pensado em candidatura a deputado federal. Pura blindagem, outra trapalhada é prestação de conta no TRE.

****

Vai dançar? Sim ou não?

O jovem vereador Jander Tabosa “O Clodovil” vai ter um osso duro pra roer no TRE. O MPE pede sua cassação o relatório é contundente. Clodovil é defendido pela doutora Maria Beatriz Moutinho, filha do presidente da corte.

****

Cara chato.

Na mesma sessão Joaquim Jabuti Lucena vai saber se retorna a CMM ou procura o SINE. O processo do Jabuti é uma virada na corte, o MPE considerava “Inês morta”. O relatório é o mesmo, só caiu à intempestividade.

Preside da Câmara Municipal do Careiro é acusado ser ladrão. Em processo formal.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR VEREADOR, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DO CAREIRO/AM.

ALTAIR RUFINO DA SILVA, brasileiro, divorciado, Motorista Profissional, residente e domiciliado à Rua Murapiranga nº 13, Centro, nesta cidade do Castanho, sede do Município do Careiro, Estado do Amazonas, portador do RG Nº 228.305-0, SSP/Am., inscrito no CPF sob o nº 053.063.372 – 87 e do Título Eleitoral nº 9471222 – 16, Seção 007, da 23ª. ZE , no exercício pleno da cidadania, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência, devidamente amparado no Art. 7º, incisos I e III, do Decreto-Lei nº 201/67, c/c o Art. 20, parágrafo 1º, I e III e parágrafo 2º, da Lei Orgânica do Município do Careiro/Am., combinando ainda com o Art. 273 e 274 do Regimento Interno da Câmara, apresentar DENÚNCIA, contra o atual vereador e Presidente dessa edilidade careirense, MARIO JORGE GUEDES TAVEIRA, podendo ser encontrado na sede do Poder Legislativo Municipal do Careiro, fazendo-o com base nas razões de fato e de direito a seguir alinhadas, para ao final requerer o seguinte:

DOS FATOS E DAS PROVAS

1.O peticionário, Denunciante traz ao conhecimento do Doutor Plenário desta Augusta Casa Legislativa fatos lamentáveis e de gravíssima infração político-administrativa, praticados pelo Vereador e Presidente, Senhor Mario Jorge Guedes Taveira, ao infringir o disposto no art. 7º, incisos I e III, do Decreto-Lei Federal nº 201/67 (art.7º - A Câmara poderá cassar o mandato de Vereador quando: “I – utilizar-se do mandato para prática de atos de corrupção ou de improbidade administrativa” e “III – proceder de modo incompatível com a dignidade da Câmara ou faltar com decoro na sua conduta política”.

2.É público e notório, que um REPRESENTANTE do povo no pleno exercício de seu mandato eletivo, não pode contratar ou transacionar com o Município, no caso em tela, o edil denunciado, percebe-se claramente, agiu dolosamente de modo incompatível com a dignidade da Câmara, utilizando-se do mandato eletivo, para a prática de atos de corrupção e de improbidade administrativa, quando ilegalmente recebia transferência em dinheiro da empresa “ANT ENGENHARIA LTDA”, de propriedade do Senhor Antonio José de Oliveira Gonçalves, CPF Nº 214.928.242-91, que executava obras para Prefeitura Municipal do Careiro/Am., conforme Termo de Contrato nº 001/2006 (Doc. Nº 01) anexo; Ao efetuar perante a Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal do Careiro, a apresentação de sua Nota Fiscal e Fatura, referente ao pagamento da “segunda parcela da execução de serviços de construção da Quadra Poliesportiva da Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago – Contrato nº 001/2006” , no valor de R$ 195.000,00 (cento e noventa e cinco mil reais), Doc. Nº 02 – anexo, o titular da Construtora, por coação implacável,era obrigado a depositar na conta-corrente nº 00l5682-5, do BANCO BRASILEIRO DE DESCONTO – S/A, Agência 3736-2, do edil ora denunciado, a importância supra de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), conforme se prova com Doc. Nº 03.

3.Como prova irrefutável do comportamento danoso do referido edil, o mesmo utilizou-se ainda, do mandato de vereador para transacionar com o Município, através de uma de suas firmas, “J M T – SERVIÇOS LTDA.”, tendo como LARANJAS, no quadro-societário, suas filhas, onde a titular da referida empresa, Srtª TATIANA CABRAL
TAVEIRA- foi contemplada com um Cheque do BANCO DO BRASIL S/A, de nº 850.120-3, datado de 10.08.2006, Agência 3378/Parque 10 – SETOR PÚBLICO, no valor nominal de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), Doc. Nº 04 e 05, anexos.

4.Urge esclarecer ainda, aos nobres Vereadores, que outros depósitos bancários graciosos, já foram realizados em conta-corrente da firma “J M T SERVIÇOS LTDA”, em que figuram como sócios-laranjas a família do denunciado. Todavia , a forma de extorquir no processo corruptivo, alterou o MODUS OPERANDI, onde o Vereador denunciado, passou a exigir do empresário Antonio José de Oliveira Gonçalves, que efetuasse o depósito em conta-corrente da empresa de suas filhas (JMT Serviços Ltda. – c/c nº 005288-4, BRADESCO S/A, valor: R$ 23.000,00, depositante: titular do CPF nº 214.928.242-91), DOC. Nº 06 e 07. Anexo, segue ainda CERTIDÃO DO 1º TABELIONATO DE NOTAS, CARTÓRIO RABELO, dando conta de que são verdadeiras todas as cópias autenticadas, acostadas aos presentes DENÚNCIA, Doc. Nº 08.


Sumamente interessado em ajudar dentro das mínimas possibilidades, ao combate da nódoa moral e política do País, sei e reconheço que estou expondo-me a uma série de represálias, mas, ante a constatação da corrupção, senti despertar em mim o anseio da moralização pública.


DO DIREITO

Os fatos e provas, apontados, evidencia o cometimento de ações delituosas definidas e puníveis pelo DECRETO-LEI FEDERAL Nº 201/67, de 27.02.1967, bem como, na Lei Orgânica Municipal, art. 20, parágrafo 1º, incisos I , III e parágrafo 2º, e assim nos artigos, 273, 274, 94, 95 e 96 do Regimento Interno desta edilidade. Da seguinte forma: Decreto-Lei Federal nº 201/67 – Inciso I, do artigo 7º, a norma criminal é sempre um comando repressivo do Estado visando coibir determinadas condutas tidas como danosas à sociedade. Ela não surge ao acaso e visa corrigir rumos ou evitar caminhos indesejáveis. Assim o Decreto Lei de nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, tem seus objetivos. Combater a corrupção e a improbidade administrativa são alguns deles. E, como se sabe, infelizmente, tais males ainda campeiam soltos pelo país a fora, malgrado 42 anos de vigência do referido Decreto-Lei. Quando se trata de parlamentares municipais não são raras as notícias sobre nepotismo,favorecimento pessoal, comissões em obras municipais.

DO PEDIDO

Pelo exposto, no exercício de seu direito de cidadania, amparado no disposto do Decreto-lei Federal nº 201/67, em pleno vigor e na salvaguarda da moralidade administrativa e dos recursos públicos. REQUER, de Vossa Excelência, a adoção das medidas necessárias à instauração da competente sindicância, através da Comissão Processante, obedecendo criteriosamente o ritual estabelecido no art. 5º, incisos de I a VII, do Decreto-Lei 201/57, culminando com a cassação do mandato eletivo do atual vereador e presidente da Câmara de Vereadores do Careiro/Am, Senhor MARIO JORGE GUEDES TAVEIRA, como medida saneadora, tanto no aspecto material e moral, da Administração Pública.

Termos em que Pede e aguarda deferimento,

Careiro/Am., 24 de abril de 2009.

ALTAIR RUFINO DA SILVA
T.E. Nº 9471222-16, seção 007, 23ª ZE, Careiro/Am.

Gedeão em São Gabriel da Cachoeira.

Pedro Garcia, Gedeão Amorim, Bepi Cirino "O velhinho".

O Prefeito Pedro Garcia, do Município de São Gabriel da Cachoeira recebeu o prof.Gedeão Secretário de Educação do Estado do Amazonas o Secretário de obras Bepi Cyrino fez as honras da casa. A visita faz parte da semana de comemoração ao dia do índio, Gedeão participou de vários eventos, confirmando um investimentos de R$ 4.000.000,00 para construção de escola padrão de São Gabriel da Cachoeira.

* Pedro Garcia, não é meu parente.

sábado, 25 de abril de 2009

Filho de Wallace é preso com 280 mil e munições



A força-tarefa cumpriu ontem mandados de busca e apreensão em cinco locais, entre eles na casa do deputado estadual Wallace Souza (PP), onde apreendeu R$ 246 mil e US$ 15 mil em espécie, além de 84 munições de grosso calibre usadas exclusivamente pela polícia e Exército. Raphael Souza, filho do parlamentar, foi preso em flagrante porque as munições foram encontradas em seu quarto. Ao receber voz de prisão, Raphael sentiu-se mal e foi encaminhado ao Prontocord. Em outros locais foram apreendidos documentos, armas e computadores. Os policiais tiveram dificuldades de cumprir os mandados. Wallace Souza não se pronunciou sobre o episódio e ninguém da família explicou a origem do dinheiro.

O microempresário Raphael Souza, 26, filho do deputado Wallace Souza (PP), foi preso em flagrante ontem por policiais do Grupo Fera (Força Especial de Resgate e Assaltos) por guardar em seu quarto munições de uso exclusivo da polícia e das Forças Armadas. Em um cofre na casa do deputado, rua 9, do conjunto Parque Tropical (Parque 10) Zona Centro-Sul, os policiais apreenderam R$ 246 mil, US$ 15 mil (cerca de R$ 40 mil) em espécie, além de 84 projéteis de pistolas semiautomáticas 9 mm, PT 380 mm e de revólver calibre 38.
Raphael é indiciado em mais de dez inquéritos policiais que apuram suposta participação em grupo de extermínio e de tráfico de drogas denunciada pelo ex-PM Jorge Moacir da Costa, o ‘Moa’. De acordo com ‘Moa’, Wallace teria conhecimento e seria conivente com todos os crimes supostamente praticados pelo filho.
Ao receber voz de prisão, Raphael passou mal e foi levado por uma ambulância da Biocares Resgate ao Prontocord. “Vou provar minha inocência”, disse ele, ao dar entrada no hospital. Raphael estava sendo avaliado por uma equipe médica e assim que for liberado será encaminhado à penitenciária por ter sido autuado em flagrante.
A prisão de Raphael ocorreu durante cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz da 2ª Vara Especializada de Combate e Uso de Entorpecentes (Vecute), Mauro Antony. Além do dinheiro e da munição, foi encontrado um bilhete em que havia encomenda de fuzis.
Houve muita movimentação dentro e fora da casa do deputado. Raphael estava deixando sua residência quando os policiais chegaram e o obrigaram retornar para acompanhar as buscas. Ele pediu para ligar para o pai, que chegou logo em seguida. O vice-prefeito Carlos Souza (PP) e o vereador Fausto Souza (PP), irmãos de Wallace, foram ao local.
O deputado federal Sabino Castelo Branco (sem partido) e o filho, vereador Reizzo Castelo Branco, foram prestar solidariedade a Raphael e à família.
Carlos Souza, que até então vinha mantendo silêncio sobre o caso, e Sabino, segundo policiais da operação, teriam colocado dificuldade para execução dos mandados na residência.

Tumulto
O clima ficou ainda mais tenso quando policiais e ex-policiais que fazem a segurança para Wallace usaram lençóis para impedir que cinegrafistas e fotógrafos registrassem o momento em que Raphael saía de casa em uma maca.
O ex-PM Wathila Silva Costa, 40, foi preso ao intimidar ameaçar e agredir os repórteres Paula Litaiff (Diário do Amazonas), Clarice Manhã (A Crítica) e Nilson Belém (EM TEMPO) que estavam cobrindo a ação policial.

Nilson Belém E
Sídia Ambrósio
Fonte:Equipe do Em Tempo

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ato dos professores, um fracasso.



Foto: José Garcia
Com um número reduzido - dividido de manifestantes o sindicato dos trabalhadores em educação no estado do Amazonas (Sinteam), realizou um ato em pró de seus associados em frente à PMM.

Sobraram reivindicações e alguns puxões na presidente do sindicato Isis Oliveira e no vereador Marcelo Ramos “O Pato Rouco”. Um micro grupo de professores da zona norte desceu a língua no Sinteam e por tabela no “Pato Rouco”.

O professor André, não cedeu a vez de sua fala ao vereador Ramos, acusou o Sinteam de omisso, "por não está filiado a nenhum partido político tenho isenção para fazer comentários, no passado o sindicato servia ao prefeito Serafim e o vereador Marcelo era seu líder e não aparecia na nossa reivindicação”. “Não tenho nada contra o Marcelo, mas o sindicato “esqueceu” de deixar um indexicador econômico para futuras reposições salarial”

"Pato Rouco" defendeu a união

“O que nos unir é mais forte do que a discórdia André afirmou “Pato Rouco”. Participei de todos os atos do sindicato como advogado, como vereador estou solicitando uma audiência pública para debater o assunto na esfera política na CMM.”
O ato encerrou as 11:00h, com a entrega de um pedido de audiência com o prefeito Amazonino Mendes.

Nota do blog: O sindicato está divido e sem quilha! Um grupo de professores “independente” (não filiados a partido político) e os diretores precisam definir uma pauta reivindicatória única.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Carne apreendida.



A Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav) recolheu hoje (23) cerca de seis toneladas de carne moída na sede da empresa da W. A. Distribuidora de Alimentos Ltda. O produto estava fora das condições sanitárias.

Faz parte das atribuições da Comissão, que é vinculada à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) fiscalizar frigoríficos e empreendimentos que processem produtos e origem animal e vegetal.

A distribuidora W. A., que atuava como frigorífico processando carne, no bairro São Jorge, zona Oeste, foi interditado no último dia 3 de abril. De acordo com a Médica Veterinária e Inspetora Estadual da Codesav, Lílian Brasil, foi interditado pelos fiscais da Codesav por não oferecer qualquer condição de higiene, além de estar funcionando em condições irregulares de instalações. Na ocasião, baratas foram encontradas nos moedores, além dos funcionários não estarem vestidos de maneira correta.

O material recolhido foi encaminhado ao Aterro Sanitário de Manaus.

Na corte do TRE.

Jurista Mário Augusto
Foto: José Garcia

Na próxima quinta-feira 30, a sessão do Tribunal Regional Eleitoral, promete ser animada. O vereador cassado Joaquim Jabuti Lucena tem o seu recurso avaliado no pleno da corte.

O vereador Tabosinha “O Clodovil” tem encontro marcado com os capas pretas. Clodovil tem sobrevivido às investidas do MPE-AM, essa é uma das três denúncias que ainda precisam de um ponto final da corte amazonense.

****

Hoje foi um dia especial na corte. Uma grande movimentação de advogados de defesa do prefeito do Município de Manaquiri Jair Souto, o fato estranho é que as pencas de defensores trazem a digital do palácio da compensa.
O jurista Mário Augusto “Mário Gatinho” pediu vista da mercadoria.

****

O outro vereador cassado Irailton Sena “O mágico” perambulou pelos corredores do TRE, saiu com os olhos lacrimejados, abatido e com uma certeza. Sifu.

Semdel forma turma de inclusão digital.

Vital Melo
Foto: José Garcia
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Local (Semdel) realiza nesta sexta-feira, 24, às 17 horas, a formatura de 77 alunos dos cursos de Informática Básica e Alfabetização Digital do projeto Casa Brasil, desenvolvido pelo Governo Federal com o apoio da Prefeitura de Manaus que levou os cursos para o Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ciaca), no bairro Morro da Liberdade.

De acordo com o secretário Vital, a escolha do Morro da Liberdade obedece a critérios estabelecidos pelo Governo Federal, que orienta as prefeituras a levar os cursos a comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os formandos são crianças e jovens que moram no Morro da Liberdade, segundo cadastro realizado pela Prefeitura, atendem aos requisitos estabelecidos pelo Governo Federal.

Conceição na luta.


A presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDM-ALEAM), deputada estadual Conceição Sampaio (PP), fez na manhã desta quarta-feira (22/4) uma visita ao Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA), desembargador Francisco Auzier, para solicitar ao presidente do Poder Judiciário do Estado a criação de Varas Especializadas em Crimes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher nos municípios de Manacapuru e de Itacoatiara.

Segundo a deputada, as duas cidades já contam com Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher (DECCMs) e Itacoatiara deverá ser a primeira cidade da Região Metropolitana de Manaus a contar com uma Casa Abrigo.

"A existência de uma Vara ou Juizado Especializado em Crimes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher é um instrumento da mais alta importância para que a Lei 11.340/2006, a "Lei Maria da penha" seja efetiva. Com a Vara, os processos abertos na Delegacia Especializada correm com mais celeridade e, portanto, a eficiência da Lei aumenta", explicou a parlamentar.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Últimas notas.

As nomeações na CMM (DOM do dia 20) confirmaram a forte suspeita de acerto na divisão bolo administrativo/político/financeiro. O presidente Luiz Alberto Carijó (PTB), “fez as pazes” com o vereador Leonel Feitoza “O Morcegão”. Um cargo ao cunhado Cristian Antony acalmou o áspero tucano.
O MPE deve ser cego, mudo, surdo! O nepotismo no meio da canela na CMM e a omissão do “fiscal das leis”.

****

O vereador cassado Joaquim Jabuti Lucena, comenta aos quatro cantos da cidade que tem o apoio financeiro da CUT para resolver a sua pendenga com o judiciário eleitoral. Tentei o dia inteiro confirmar a história com o alto clero da CUT-AM. Pessoas próximas ao presidente Waldemir Santana “O Cabeção”, disseram que retornariam a ligação e não até agora nada.

****

Nesta quinta- feira 23, o prefeito de Manaquiri Jair Souto senta na boneca no TRE. Estamos muito próximo de ter mais um presidente da Associação Amazonense dos Municípios, cassado por abuso do poder econômico. O primeiro foi o ex-prefeito Anderson Souza do município Rio Preto da Eva.

****

A entrevista do prefeito Amazonino Mendes (PTB) na rádio Difusora. Monólogo sem conteúdo. O povo não quer saber de solércia estéril. Essas especulações sobre a sua saúde, renúncia, morte, tem a sua semente no berço descontente petebista.

PC do B-ola PRA FRENTE! JAGUARIÚNA: CAPITAL DO ESPORTE!

(ESP-21). Ministério dos Esportes, que fez o repasse em 2008, tem como titular Orlando Silva, do mesmo partido, repassou para a ONG, Bola Pra Frente R$ 8,5 milhões em 2008, o terceiro maior volume de recursos transferidos pela pasta.

A Bola Pra Frente só perdeu no ranking de repasses para o Comitê Olímpico Brasileiro (R$ 28,7 milhões) e a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (R$ 24,9 milhões), responsável pela organização do mundial da modalidade em Brasília e no Rio, no ano passado. Localizada em Jaguariúna, no interior de São Paulo, a entidade é beneficiada pelos recursos milionários do programa Segundo Tempo, criado para "democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte".

A ONG é dirigida pela ex-jogadora de basquete Karina Valéria Rodrigues, eleita vereadora em 2008 e filiada ao PC do B, partido do ministro dos Esportes, Orlando Silva.
Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Nomeados - Exonerados da CMM.

O DOM do dia 20/04 trás uma cascata de demissões e nomeações na CMM. Confira a lista.

Nomeados da CMM.

Hervelter Renan Silva Assessor Legislativo I, CCAL-1

Graziela Alle Marie Assessor Legislativo I, CCAL-1

Douglas Silva de Araújo Assessor Legislativo I, CCAL-1

Daniel Pereira Araújo Assessor Legislativo I, CCAL-1

Lia Regina de Almeida Pinto Assessor Legislativo I, CCAL-1

Sâmia Pinheiro Franco Assessor Legislativo I, CCAL-1

Norma Mota do Nascimento Assessor Legislativo I, CCAL-1

Carlos Alberto Oliveira da Silva Assessor Legislativo I, CCAL-1

Illy Soares de Souza Assessor Legislativo I, CCAL-1

Rina Freitas Soares Assessor Legislativo I, CCAL-1

Luis Antonio Almeida Bellino Assessor Legislativo I, CCAL-1

Sebastião Efigênio Rodrigues Carvalho Assessor Legislativo I, CCAL-1

Jackson Chagas Saldanha Assessor Legislativo I, CCAL-1

Mario Lúcio Alves Assessor Legislativo I, CCAL-1

Terezinha de Jesus Suzana da Silva Assessor Legislativo I, CCAL-1

Juliana Chaves Coimbra Garcia Assessor Legislativo I, CCAL-1

José Garcia Rodrigues Neto Assessor Legislativo I, CCAL-1

Ricardo Freitas Nogueira Borges Assessor Legislativo I, CCAL-1

Thiago Moutinho de Melo Assessor Legislativo I, CCAL-1

Ana Caroline Garcez Gouveia Assessor Legislativo I, CCAL-1

Eliandro Bruno Oliveira Assessor Legislativo I, CCAL-1

Néri dos Santos Santana Assessor Legislativo I, CCAL-

Nadla Cristina Lopes Fernandes Assessor Legislativo I, CCAL-1

Marcello Augusto Lobo Coelho Consultor Chefe, CCL-1

Clovis Prado de Negreiros Filho Consultor Chefe Adjunto, CCL-2

BEATRIZ DE OLIVEIRA BOTELHO CONSULTOR CHEFE ADJUNTO, CCL-2

VANESSA DE SOUZA LIMA CONSULTOR CHEFE ADJUNTO, CCL2

ANA LUCIA SILVA ALENCAR CONSULTOR CHEFE ADJUNTO, CCL2

GLORIA MARIA VASCONCELOS CORREA LIMA, ASSESSOR LEGISLATIVO I, CCAL-1

MICHELLE ALVES MAIA CORREA, Assessor Legislativo II, CCAL-2.

Exonerados da CMM.

Jackson Chagas Saldanha Assessor de Liderança, CCL-8

Everaldo Farias Lima Assessor de Liderança, CCL-8

Ricardo Castro da Silva Assessor de Liderança, CCL-8

Rocildo Nascimento de Menezes Assessor de Liderança, CCL-8

Thiago Moutinho de Melo Assessor de Liderança, CCL-8

Antonio Magalhães Tavares Neto Assessor de Liderança, CCL-8

Lorena Correa de Moraes Assessor de Liderança, CCL-8

Arlete Rodrigues Nazaré Assessor de Liderança, CCL-8

Marcello Augusto Lobo Coelho Diretor de Planejamento, CCL-1

Fernando Pandolfi Coelho Júnior Chefe do Cerimonial, CCL-2

Ana Claudia Montrezol Malizia Subchefe do Cerimonial, CCL-3

Nadla Cristina Lopes Fernandes Gerente do Departamento de Planejamento, CCL-3

Perfídia com os sindicalizados.

Foto:José Garcia

Sinteam e sua política partidária.

A máxima do dito popular, “nada melhor, que um dia após o outro”. No governo passado o Sinteam distribuía informativos de apoio a política educacional. A presidente do sindicato é filiada ao PCdoB, não contra.

O acordo financeiro com a presidente Isis Oliveira foi satisfatório para o sindicato? Ou só ela mamou? O amigo (a) leitor (a) lembrar? Um informativo oficial do sindicato atacava os parlamentares que votaram contra o plano de cargos e salários.

Uma grande mobilização de “professores” em frente a CMM. Sobrou até para inatacável petista Zé Ricardo, chamado de "direitoso".

O sindicato promete uma manifestação em frente a PMM, levarão uma proposta de audiência com prefeito Amazonino Mendes. Perguntar não ofende: Assembleia geral foi feita a onde mesmo? Tiraram em ata a reivindicabilidade? Ou é mais um revide da presidente politiqueira.

Senhora presidente Isis Oliveira não aceito o seu comportamento político/partidário, mas defendo o teu direito de fazê-lo com a força de um verdadeiro militante.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Candidato de si mesmo.

Foto: José Garcia

Últimas pavulagens.

O vereador Mário Frota “O Múmia” (PDT), distribuiu nota à imprensa afirmando ser o candidato a governador pelo partido dos trabalhistas. Conheço o Mário Múmia Frota algum tempo.

O “companheiro” gosta de holofotes, lembram o episódio das escolas fantasmas, cacarejou para ganha umas diárias e viagens internacionais com direito a acompanhante.

Empregou a sogra em cargo comissionado na PMM, e a megera não aparecia para o trabalho. Múmia, o teu eleitor conhece os trâmites burocrático, as decisões passam por Brasília.

Mário Múmia Frota, candidato de si mesmo. Patético.

Boneco de Olinda vai dançar.

Foto: José Garcia

Tentativa fracassada.

Observe no Espelho do RECEL/TSE, do Vereador Henrique Oliveira, a tentativa alucinada de tentar escapar da cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE, o ilustre Vereador do PP, ao compor com o candidato Darlison Silva/DEM, o qual vergonhosamente "declinou da Ação". Ambos fingem desconhecer que trata-se de Crime de Ação Publica, e o autor da Exordial (Promoção) foi o Procurador da República (MPE), logo a casa vai cair!!!

PROCESSO: RESPE Nº 35354 - Recurso Especial Eleitoral UF: AM JUDICIÁRIA
MUNICÍPIO: MANAUS - AM N.° Origem: 501
PROTOCOLO: 14682009 - 26/01/2009 14:11
RECORRENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL
ASSISTENTES DO RECORRENTE: COLIGAÇÃO " MANAUS PARA TODOS I" (PSDB/DEM)
ASSISTENTES DO RECORRENTE: DEMOCRATAS (DEM) - MUNICIPAL
ASSISTENTES DO RECORRENTE: FRANCISCO DARLISON ARAÚJO DA SILVA
ADVOGADO: FÁBIO NUNES BANDEIRA DE MELO
RECORRIDO: JOSÉ HENRIQUE OLIVEIRA
ADVOGADO: MARCO AURÉLIO DE LIMA CHOY
RELATOR(A): MINISTRO FERNANDO GONÇALVES
ASSUNTO: AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE REGISTRO DE CANDIDATURA - CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE - DESINCOMPATIBILIZAÇÃO - FILIAÇÃO PARTIDÁRIA - INELEGIBILIDADE - REGISTRO DE CANDIDATO - VEREADOR
LOCALIZAÇÃO: CPRO-COORDENADORIA DE PROCESSAMENTO
FASE ATUAL: 20/04/2009 08:11-Publicação

****

Despacho em 14/04/2009 - RESPE Nº 35354 Ministro FERNANDO GONÇALVES
FRANCISCO DARLISON ARAÚJO DA SILVA, em petição de fls. 438, requer a "exclusão de seu nome do pólo ativo do Recurso Especial" de fls. 360-371. Compulsando os autos, todavia, observa-se que o subscritor do pedido não possui procuração com poderes para representar a parte.

Intime-se, portanto, o recorrente para que apresente, no prazo de cinco dias, instrumento de mandato outorgando ao advogado poderes necessários à prática do ato.

Publicar.
Brasília, 14 de abril de 2009.
MINISTRO FERNANDO GONÇALVES

RELATOR
Petições
Protocolo Espécie Interessado(s)
6017/2009
OFICIO EDMILSON DA COSTA BARREIROS JÚNIOR

Em o Jabuti vai pro saco de vez.

Foto: José Garcia
O Jabuti vai pra fila do Sine.

O TRÂNSITO EM JULGADO do MS 72009, Impetrante o ex-Vereador Joaquim Lucena/PSB, cuja decisão já havia de muito fluído o prazo recursal, pois a publicação no DOE data de março/2009. Logo a Decisão favorável ao vereador Eduardo Castelo, está no julgamento do RECEL.

PROCESSO: RECEL Nº 7622008 - RECURSOS ELEITORAIS UF: AM TRE
MUNICÍPIO: MANAUS - AM N.° Origem: 13/2008
PROTOCOLO: 228412008 - 17/12/2008 14:03
RECORRENTE(S): JOAQUIM DE LUCENA GOMES, Vereador eleito no município de Manaus/AM
ADVOGADO: Gilberto Luiz Valente Rodrigues Filho
RECORRIDO(S): MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL
RELATOR(A): JUIZ FEDERAL REGINALDO MÁRCIO PEREIRA
ASSUNTO: RECURSO EM REPRESENTAÇÃO POR PROGAPANDA ELEITORAL IRREGULAR
LOCALIZAÇÃO: SJ-SECRETARIA JUDICIÁRIA
FASE ATUAL: 20/04/2009 15:34-Enviado para CASP. Para publicar

Andamento Distribuição Despachos Decisão Petições Todos

Andamentos
Seção Data e Hora Andamento
SJ
20/04/2009 15:34 Enviado para CASP. Para publicar pauta de julgamento.
SJ
20/04/2009 15:34 Recebido
GABJU1
20/04/2009 14:55 Enviado para SJ. Despacho determinando publicação de pauta de julgamento.
GABJU1
20/04/2009 14:55 Recebido
SJ
14/04/2009 17:15 Enviado para GABJU1. Autos conclusos ao(à) Relator(a) .
SJ
14/04/2009 17:15 Conclusão de Acórdão n. 099/2009: pelo conhecimento e provimento dos embargos de declaração, com efeitos infringentes. Encaminhada ao DOE para publicação, através do Ofício n. 299/2009-SJD/TRE/AM, de 14/04/2009.
SJ
14/04/2009 17:14 Recebido
GABJU1
14/04/2009 17:06 Enviado para SJ. Para providências.
GABJU1
14/04/2009 17:05 Recebido
SJD
18/03/2009 17:12 Enviado para GABJU1. Autos conclusos ao (à) Relator(a).
SJD
18/03/2009 17:11 Juntada do documento nº 3484/2009 - Parecer do Ministério Público Eleitoral.
SJD
18/03/2009 17:11 Recebido
SPROT
18/03/2009 15:44 Enviado para SJD. Documento devolvido

****

SEPROD
03/03/2009 16:49 Decisão de fls. 55/61 (plantão) , encaminhada ao DOE para publicação, conforme fls. 62/63, através do Ofício n. 184/2009-SJD/TRE/AM, de 03/03/2009.
SEPROD
03/03/2009 16:49 Decisão : "indefiro a petição inicial com fundamento nos artigos 5º, II, e 8.º, ambos da Lei n. 1.533/51, e determino a extinção do processo, sem resolução do mérito, nos termos do art. 267, VI, c/c o art. 295, I, e parágrafo único, III, todos do CPC."

Fonte: site do TRE.

Recomeçar, reiniciar, restaurar

O grupo de cabos eleitorais da “professora” Terezinha Ruiz começa a ser estripado na Semed. Foram exonerados alguns “capitães” da deputada e imitação de professora.

Gostaria de chamar a atenção do professor Vicente Nogueira. Cuidado, com os rábulas da educação manauara. Foi reduzida a patente do Vagner Corrêa de Oliveira, “Vagner Pombão”, “Vírus Mutante”.

Pombão é o dedo duro da ex-secretária, porta voz do caos, foi ele quem operacionalizou a boataria da renúncia do prefeito Amazonino Mendes.

A professora Rossicléa Carvalho, usa métodos triviais para manter-se nas tetas. Os parlamentares da base de apoio não aguentam os insistentes telefonemas da capitã de Ruiz.

Professor Vicente Nogueira, sucesso à frente da arca de Noé.

Nomeados

Marcelo Henrique Campbell da Fonseca
Rosângela Santos de Oliveira
Dariana Zuleica Corrêa Lopes
Maria do Perpétuo Socorro
Marinho Lima
Vagner Castro Corrêa
Ana Maria de Araújo de Freitas

******

Exonerados
Ézio Lacerda Lopes
Ana Maria de Araújo de Freitas
Vagner Castro Corrêa
Geane de Oliveira Valente
Rossicléa Carvalho de Souza

domingo, 19 de abril de 2009

Líderes viajam com famílias ao exterior; você paga

Há na Câmara 23 líderes partidários. Entre 2007 e 2008, 11 deles usaram a verba da cota pessoal de passagens aéreas para pagar viagens ao exterior.

A liberalidade custou ao contribuinte brasileiro R$ 145,6 mil. Dos 11 viajantes, oito fizeram-se acompanhar de familiares. Outros três cederam bilhetes a terceiros.

Deve-se a descoberta aos repórteres Lucio Lambranho, Edson Sardinha e Eduardo Militão. As informações foram levadas ao sítio Congresso em Foco.

Os líderes tem bom gosto. O destino preferido foi Nova York (28 viagens). Vieram a seguir: Paris (16 viagens) e Miami (15). Abaixo, os detalhes:

1. Mário Negromonte (PP-BA): O líder do PP é o campeão de viagens ao estrangeiro: 23 bilhetes. Sempre no trecho São Paulo-Nova York.
Levou a mulher, Edna. E as filhas: Daniella e Gabriella. "Se não fosse permitido, ninguém faria. Tudo foi feito dentro da legalidade”, disse Negromonte.

2. Fernando Coruja (PPS-SC): O líder do PPS é o segundo no rankink dos viajantes: 19 passagens aéreas para o exterior.Foi a Paris. Ora com mulher (Cristina) e filhos (Guilherme e Maria Fernanda) ora só com a mulher.Coruja também cedeu bilhetes de sua cota para terceiros. Seis pessoas. Parte voou para Paris. Outra parte, para Miami.
O deputado diz que a lei permite. A despeito disso, defende agora a adoção de critérios mais restritivos.

3. Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN): O líder do PMDB figura no ranking de emissores de passagens ao exterior em terceiro lugar: 13 bilhetes.Oito para viagens de ida e volta a Miami. Voou com a mulher, Priscila, e com dois filhos: Andressa e Pedro Henrique.Voou também para Buenos Aires e Nova York. Não foi encontrado para comentar os deslocamentos.

4. Sarney Filho (PV-MA): Líder do PV, o filho do presidente do Senado, José Sarney, valeu-se da cota da Câmara para emitir nove bilhetes.Viajou com a mulher para Buenos Aires e Madri. O filho Marcos Sarney foi a Miami. Outras duas pessoas estranhas à Câmara foram a Santiago e Montevidéu.Ouça-se Sarney Filho: “Meu gabinete sempre foi orientado [...] a seguir os procedimentos da Câmara...” “...Estou apurando o que realmente ocorreu nos casos citados e, se for constatado algum equívoco, este será reparado na forma do regimento da Câmara”.

5. Sandro Mabel (PR-GO): Na cota do líder do PR emitiram-se quatro bilhetes. Referem-se a uma viagem do deputado e da mulher dele, Cláudia, para Buenos Aires. Ida e volta.Procurado, Mabel não devolveu os telefonemas dos repórteres.

6. José Aníbal (PSDB-SP): Acompanhado da mulher, Edna, o líder tucano fez uma viagem a Paris.Há, de resto, um bilhete em nome da filha do deputado, Maria do Carmo, no trecho Nova York-São Paulo. Por meio da assessoria, Aníbal atestou que a viagem que fez coma mulher foi, de fato, provida pela Câmara.Quanto à filha, informou-se que a despesa decorre de uma diferença cobrada pela companhia aérea em decorrência de mudança de data do vôo.Informou-se ainda que Aníbal determinara a um assessor que fizesse o pagamento. E só agora teria tomado conhecimento de que a despesa foi à conta da Câmara.

7. Ivan Valente (PSOL-SP): O líder do PSOL também foi a Paris com a mulher, Vera, nas asas da Câmara. Coube ao chefe de gabinete, Rodrigo Pereira, explicar.Disse que o deputado utilizou um “crédito antigo”. Acrescentou: "O nosso é um alfinete no meio de muitas agulhas. Em certa medida, todo mundo faz isso".

8. André de Paula (DEM-PE): É líder da minoria na Câmara. Cedeu bilhetes de sua cota para a filha Maria Cláudia. Ela voou para Paris. Não foi localizado para comentar.

9. Daniel Ameida (PCdoB-BA): O líder comunista cedeu bilhetes para que um dirigente do PCdoB, José Carlos Ruy, voasse –ida e volta—de São Paulo para o Chile.O deputado alegou, por meio de assessores, que o companheiro de partido foi representá-lo em evento promovido pelo Partido Comunista chileno.

10. Uldorico Pinto (PMN-BA): Líder de sua legenda, o deputado cedeu um bilhete para que a servidora da Câmara Dionée Alencar viajasse a Buenos Aires.Diz que só o retorno da funcionária saiu de sua cota de passagens. Informa que vai devolver o dinheiro.

11. Cleber Verde (PRB-MA): Cedeu três bilhetes a terceiros. Dois para Loren Robinson (Manaus-Miami, ida e volta). Um para Adriana Freitas (São Paulo-Nova York, só ida). Os repórteres enviaram mensagem eletrônica ao deputado. Não houve, por ora, resposta.
No geral, os deputados não vêem problemas (leia) no uso ou na cessão de passagens para viagens internacionais. O Ministério Público pensa de outro modo. Em ofício enviado à Câmara, a Procuradoria da República recomendou que as passagens fossem usadas apenas pelos deputados. E somente nos deslocamentos para seus Estados.

Fonte: Blog do Josias de Souza

Farra das passagens aéreas na Câmara Federal.


Dirigentes e líderes partidários financiaram dezenas de viagens ao exterior de familiares e amigos, revela reportagem publicada na edição deste domingo da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

A partir de uma lista de bilhetes aéreos obtida pela reportagem assinada pelos jornalistas Leonardo Souza, Adriano Ceolin e Eduardo Scolese, foi constatado que nomes como Mário Negromonte (PP-BA), José Carlos Aleluia (DEM-BA), Ricardo Berzoini (PT-SP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ) beneficiaram parentes com bilhetes áreos pagos pela Casa.

Além deles são citados Ciro Gomes (PSB-CE), ex-candidato ao Planalto; José Genoino (PT-SP), ex-presidente do PT; Armando Monteiro Neto (PTB-PE), presidente da Confederação Nacional da Indústria; e Vic Pires (DEM-PA), ex-candidato a corregedor da Câmara.

Os deputados alegam que o regimento não proíbe esse tipo de uso. As medidas anunciadas nessa semana não fazem referências a viagens para o exterior.

Outro lado

Maia confirmou que cedeu passagens aéreas de sua cota pessoal para parentes. "Foram viagens em que coincidiram passeio e trabalho", alega.
Aleluia confirmou ter viajado com a mulher e filho com verba da Casa. Irritado, defendeu que é preciso haver tratamento igualitário entre Legislativo e Executivo, já que a primeira-dama Marisa Letícia viaja com o presidente Lula.

Pires disse que devolverá as passagens se preciso e Neto disse que a emissão das passagens se sustenta em normas da Câmara. Negromonte disse que somente conseguiu emitir passagens a Nova York para ele e cinco familiares por ter economizado com viagens à Bahia.

Já Monteiro Neto disse que a emissão das passagens se sustenta em normas da Câmara.
Genoino, Ciro e Berzoini não foram localizados.

Jackson deixa Palácio, mas continuará lutando


Ascom PDT, agências e blogs de notícias - O vice-presidente nacional do PDT e governador cassado do Maranhão, Jackson Lago (PDT) deixou o Palácio dos Leões, sede do governo maranhense, pela porta principal às 10h55m da manhã de hoje(18/4) – dirigindo-se em passeata com colaboradores e integrantes de movimentos sociais até a sede do PDT em São Luiz. “Vamos continuar lutando, escolhendo estratégias que não tirem de nós a imagem de legalistas, de cidadãos cumpridores do dever. Vamos apenas mudar o local de resistência”, afirmou, ao encerrar o movimento de resistência à decisão do TSE que, 48 horas antes, cassara seu mandato obtido nas urnas em 1986.

Antes de sair, Jackson Lago convocou o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Raimundo Cutrim, para mostrar que estava deixando o Palácio dos Leões intacto e com todas as obras de arte no lugar. “Fiz isso porque eles podem chegar aqui e desaparecer com alguma coisa, como sabem fazer muito bem”. Lago também liderou ato público nos jardins onde falaram diversos representantes dos movimentos sociais e parlamentares que o apoiaram na sua luta contra a família Sarney e a influência dela nos tribunais superiores: “Quem sabe a decisão da justiça não esteja nos proporcionando à oportunidade de nos fortalecermos para uma chegada não só ao governo, mas ao poder popular”, questionou em discurso de aproximadamente 20 minutos. Na saída, o ex-governador também foi saudado com o slogan “Jackson, guerreiro, do povo brasileiro” pelas ruas da ilha de São Luiz, dirigindo-se em caminhada até a a sede local do PDT.

Um boneco, simbolizando o presidente do Senado e chefe do clã a qual pertence Roseana, José Sarney – foi queimado diante do Palácio dos Leões, que não registrou outros incidentes, correndo tudo em clima de tranqüilidade. Na madrugada de quinta-feira, em Brasília, bonecos simbolizando Roseana e seu pai tinham sido queimados diante da sede do TSE. A nova cautelar que a defesa de Lago deu entrada no STF na noite de sexta-feira para suspender a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá ser julgada na próxima segunda – uma vez que o ministro Marco Aurélio Mello deu despacho, na sexta, pedindo nova distribuição para a ministra Carmen Lúcia. Lago é o segundo governador eleito cassado pelo TSE: em fevereiro foi afastado do cargo o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB) e seu vice, José Lacerda Neto; sendo empossado o senador José Maranhão (PMDB-PB).

Ao longo do seu discurso aos militantes, Jackson Lago também fez rápido balanço de sua gestão de dois anos: “Estou deixando 181 escolas inauguradas ao longo de dois anos, em comparação com as três inauguradas por Roseana Sarney, nos oito anos que governou o Maranhão”. Na área de saúde, citou sua decisão de construir quatro “socorrões” para desafogar o atendimento na capital: “Inauguramos o socorrão de Presidente Dutra e estamos deixando recursos para mais dois deles – o de Imperatriz e o de Pinheiro”, disse. Disse ainda que sentia-se vítima de um “acordo das elites” que interrompia a trajetória democrática de seu governo que implantou no estado “um novo modelo de gestão, descentralizando as ações, chamando a sociedade para discutir suas prioridades”.

"Só nos sobra a Justiça e o bispo”



Da assessoria de imprensa do deputado federal Francisco Praciano. “A população do Amazonas não tem mais a quem recorrer para fiscalizar os recursos públicos. Só nos sobra a Justiça e o bispo, porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE) provou que não serve para fiscalizar e muito menos a Assembléia do Estado (ALE)”, opinou hoje, o deputado federal Francisco Praciano (PT), sobre a aprovação do relatório preliminar, sugerindo a continuidade das “obras fantasmas” do Alto Solimões, na última quinta-feira.

Para Praciano, os cofres do Estado estão sem vigilância e somente a Justiça pode interferir nos casos de corrupção. “Eu não posso perder as esperanças. Só a Justiça pode desconsiderar esse parecer. Só a Justiça pode impedir que essas obras continuem. Só a Justiça pode indiciar os servidores que efetuaram esses pagamentos e realizar uma auditoria rigorosa”, disse o deputado.

O petista acusou ainda que a aprovação do parecer das “obras fantasmas” revela um triste recado do TCE para a sociedade. “O que o TCE está dizendo para a sociedade é que aqui no Amazonas não tem problema fazer obra públicas sem licitação. Que não tem problema a empresa receber, mesmo que a obra não esteja concluída e que as obras não precisam seguir nenhum tipo de procedimento vinculado à lei, porque o governador é quem resolve tudo”, disparou.

Praciano é o autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a possibilidade de o presidente da República escolher ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) e consequentemente os governadores de escolher os conselheiros dos TCEs. A proposta encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

História e suas faces.

Fonte: Folha Online

O Senado transformou em dinheiro a cota de passagens aéreas deixada pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM), morto em maio de 2008, e deu o valor para a sua viúva, revela reportagem de Andreza Matais, publicada na edição de hoje da Folha. A conversão foi feita a pedido da viúva Marlidice Péres, que é juíza estadual aposentada.

De acordo com a reportagem, ela recebeu R$ 118.651,20 referentes à cota que o senador não usou de janeiro a abril de 2008.

A reportagem informa que esse procedimento não é previsto no ato do Senado que regulamenta o uso de passagens, mas foi liberado pelo então presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN).

À Folha Marlidice afirmou que o Senado "tem tanto desperdício de dinheiro público", que o pagamento a ela não pode ser considerado ilegal, pois a cota de passagem era do seu marido e, portanto, lhe pertencia.

*****
De onde veio a Dra. Marlidice Peres, uma personagem que não estava no começo da História, no enredo, um nome fora da sequência na arrumação dos fatos. Ganhou notoriedade como a esposa do senador Jeferson Peres, o censor vigilante da ética, honra, moralidade.
Baronatos ridículos que ainda trazem o cheiro da senzala, mas se envergonham de tudo que é desgraçadamente plebeu. Ironia, os fatos se repetem noutro lugar e noutra época.

A viúva Porcina da “ética”, não explica a sua aposentadoria como juíza substituta (não fez concurso). De acordo com inúmeros juristas é discutível os meios que levaram a dona Marlidice a aposentam-se.

O ex-deputado federal Carrel Benevides, ex- assessor do senador Jeferson Ética Peres. Observava, "Eu, era o único militante político de clara oposição ao nobre senador, logo, não poderia está correto e Brasil errado". O senador Peres, era como canoa guiado pelo... Carrel, a máscara caiu...

sábado, 18 de abril de 2009

Comunidade Tikuna, abandonada.


Foto: José Garcia

Tikunas entregue ao deus-dará.

O cacique Danuziu Peres, 28 – casado - pai de dois filhos, mostrou a realidade da comunidade Tikuna. O abandono é total! Saneamento básico, posteamento da Manaus Energia, Água encanada, e um simples aruamento são um sonho distante da comunidade de vinte famílias e cento e vinte pessoas.

Promessas tem até demais.

Semdel procura acordo com Índios.

Foto: José Garcia
Subsecretário Valtair Cruz.

Perto de um acordo.

O subsecretário da SEMDEL Valtair Cruz reuniu-se com quinze etnias no bairro Cidade de Deus. A parada era uma trégua para ouvir os caciques das etnias. A conversa foi áspera com os índios céticos com a demanda dos governos Municipal, Estadual.
O destaque negativo foi à ausência do representante da Secretaria de Cultural Municipal, representantes do governo estadual não quiseram falar com o blog.

Sexta-feira 17.

Foto: José Garcia

O prefeito Amazonino Mendes (PTB), vulpino matreira. O deputado Sabino Castelo Branco (PTB), com teto hialino, esperneia com a divisão do bolo pós-eleição. Amazonino sabe que o deputado é porra louca, tem sede de poder, age com cautela com o “aliado”.

Nesta sexta-feira, 17, o deputado foi visto circulando na Prefeitura de Manaus. Fonte palaciana garante que o deputado teve um encontro reservado com o secretário da Casa Civil João Braga “O Braguinha”.

De acordo com a fonte. Sabino Castelo Branco é o novo presidente do diretório estadual do PTB-AM. Amazonino abre mão do cargo, uma tentativa de acalmar o rebelde deputado. O nome de Sabino foi especulado com o novo líder dos trabalhistas poucos dias atrás.
É esperar pra ver.

****

O bar do Madrugada tremeu nesta sexta-feira, 17. Eu, Luisinho Melo, Vicente Filizola, Carlos Bigode, João Garcia, Jander de Parintins e alguns companheiros do PSB (ala boa), tomamos todas. Apareceram por lá. Dílson Alves, Babá, Lucio Moreira, Souza.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Porto das Lajes

Casado estende críticas ao governador

A construção do Terminal Portuário Porto da Lajes, no bairro Colônia Antônio Aleixo (zona oeste), um projeto de R$ 220 milhões, foi discutido em audiência pública na Assembleia Legislativa nessa sexta-feira 17, reunindo, além de vários deputados, representantes de movimentos contra o projeto. A empresa responsável pela obra, a Lajes Logística S.A, não mandou representante, fato criticado por diversos oradores, todos contrários ao empreendimento do governo estadual, para solucionar o problema de logística do PIM (Polo Industrial de Manaus), porque os grandes navios de carga não teriam de passar por toda a orla de Manaus, antes de chegar ao porto, que hoje fica no centro da cidade.

Mas os movimentos contra o Porto das Lajes, que ocupará uma área de 600 metros quadrados, enfrenta resistência de moradores da área, além de alguns políticos e professores como Rogélio Casado, pró-reitor de Extensão da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), que fez um dos mais duros discursos contra o projeto, sem poupar o governador Eduardo Braga (PMDB), cujo nome não citou. “Não consigo entender um jovem governador, que consegue se notabilizar no plano internacional, com leis de meio ambiente, ainda que sujeito a criticas de alguns ambientalistas, ter a sua imagem colada à destruição de um patrimônio histórico dos amazonenses, do ponto de vista paisagístico, cultural, do ponto de vista da nossa identidade”, afirmou Rogélio Casado.

Antes de discursar, ele ouviu dos deputados Wilson Lisboa (PCdoB) e Wallace Souza (PP), que a Assembleia Legislativa precisava ter conhecimento dos dados técnicos, que só a empresa poderia fornecer, mas garantiram que estariam sendo a favor da população.

Logo no início da fala, Rogélio explicou que não era ambientalista e não trazia nenhum dado técnico, porque sua formação é de saúde mental, o que poderia “frustrar” alguns deputados. Mas tinha “dados empíricos” e o movimento dos contrários à Ponte das Lajes não poderia ser desqualificado por falta de informações técnicas, como se não tivesse intimidade com o tema. “Mas eu ouso dizer que tenho sim (intimidade), porque sou filho de marinheiro e nas seis caravanas que fizemos naquela localidade, para identificar a maior área de impacto ambiental, eu prestei muita atenção em detalhes geográficos da região”, declarou, explicando que na infância tomava banho naquela região.

Com imagens mostradas no painel eletrônico do plenário, Rogélio explicou que “parte do porto fica justamente na boca do lago do Aleixo”. Além das imagens da torre da Embratel, as falésias das lajes foram mostradas, assim como a Soka Sagai, uma empresa nipo-brasileira que, segundo ele, fez o que nenhuma empresa fez em defesa dos nossos rios: reflorestamento de uma área que degradada, em dez anos, com auxílio de pesquisadores do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia). “Uma maravilha”, afirmou. “E ao lado, a empresa Alumazon, um desastre, feito com recursos federais, que o governo estadual resolveu fazer dali a captação de água para 500 mil habitantes da zona leste”.

Segundo Rogélio Casado, exatamente onde se pretende construir o Porto das Lajes, é onde acontece a desova dos peixes, inúmeros peixes. Nesse momento, Rogélio convidou os deputados para, no mês de maio, visitarem aquela área, para ver a piracema. “Aliás, todos os vereadores vão, na próxima semana, para conhecer a localidade. Nós poderíamos ir em maio, para ver a piracema lá dentro”, disse. Rogélio sustentou, exatamente na boca do Lago do Aleixo, de onde os moradores “retiram parte do sustento alimentar”, é que será construído o novo porto. Ele também criticou argumentos de parlamentares, de que os contêiners não ficarão na beira do rio, mas a 2,4 mil metros, na terra firme.

Claro que os contêiners não ficarão na beira do rio, ironizou. Mas o que não se diz é que, também em terra, haverá problemas. “O que não se diz é que, em dez mil metros, certamente nós temos inúmeros sítios arqueológicos, que serão prejudicados, e que são importantes na analise de estudos daquilo que configura a nossa identidade, a dos nossos antecedentes”, afirmou. Rogélio defendeu o movimento contrário ao porto naquele local e sugeriu que os deputados ajudassem na divulgação dos seus propósitos. Declarou estar solidário aos técnicos do Ipaam (Instituto de Proteção ao Meio Ambiente do Amazonas), insinuando que poderia estar havendo pressão sobre aquele órgão.

“Sou solidário aos os técnicos do Ipaam, pelas pressões que eventualmente recebem. Afinal, são 220 milhões de reais que estão em jogo. Isso deveria ser federalizado, sim, invocando a condição de um rio que é internacional e que deve haver a maior lisura nesse processo”, declarou. Mas Rogélio deixou no ar que alimenta a esperança de o governador Eduardo Braga desistir da ideia: lembrou que, diante de idêntica pressão, Amazonino Mendes “teve a sensibilidade” de recuar na construção de um camelódromo. Também contou: conhece a família do responsável pela Empresa Juma, e disse a um deles que “nem dentro do governo estadual” viu uma “defesa tão apaixonada pelo construção do porto ali naquela região”.

Roseana assume, mas Lago recusa-se a deixar palácio


Mesmo sem poder ocupar o Palácio dos Leões, sede do governo do Estado e com um secretariado com perspectiva de ser essencialmente político, Roseana Sarney (PMDB) assumiu hoje o governo do Maranhão. Jackson Lago (PDT), cuja cassação pelo crime de abuso de poder político foi confirmado na noite de quinta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recusa-se a deixar o Palácio dos Leões. Lago acompanha correligionários que ocuparam a sede do governo desde o início da madrugada de hoje.
A diplomação de Roseana Sarney ocorreu por volta das 10h20, no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), comandada pelo vice-presidente do TRE, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos. A posse de Roseana Sarney aconteceu no início da tarde, na sede da Assembleia Legislativa. Como era esperado, nem Lago nem os deputados que compuseram a base governista do PDT durante os últimos dois anos compareceram ao ato. Já o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, participou da cerimônia de posse de Roseana Sarney.

No discurso de posse, Roseana Sarney declarou que esse é o momento de "reconstrução" do Maranhão e conclamou a ajuda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do qual foi líder de governo até ontem, e do ministro das Minas e Energia, Edson Lobão. Roseana fez duras críticas aos 28 meses de governo Jackson Lago no Estado e chegou a dizer que, no período, envergonhava-se de ser maranhense.
"Deus nunca me abandonou. Agradeço à Justiça e às pessoas que nunca me deixaram só. Agora, com responsabilidade, vamos reconstruir todo o Maranhão", disse Roseana. Com a entrega da carta de renúncia de Roseana Sarney, Mauro Fecury (DEM) assume o lugar da peemedebista no senado. Após a posse, a senadora Roseana Sarney foi começar a trabalhar de sua residência, no bairro Calhau, por causa da ocupação do Palácio dos Leões.

Resistência

Aproximadamente 500 militantes do PDT, alguns ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e à Via Campesina, denominados de "balaios" (em alusão a um movimento social do Maranhão do século XIX), invadiram a sede do governo do Estado como forma de protesto pela confirmação da cassação de Lago pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ocupação foi comandada pelo próprio Jackson Lago. Também apoiaram a iniciativa o deputado federal Domingos Dutra (PT) e o deputado estadual Valdinar Barros (PT).

Segundo Lago, "se sairmos aos poucos, daremos sinal de que nossa luta acabou". "Precisamos resistir", confirmou o ex-governador cassado. Durante a madrugada e início da manhã, eles cantavam músicas de protestos e proferiram discursos contra a decisão do TSE de ratificar a cassação de Lago. Foram montadas tendas para os "balaios" e os líderes do grupo buscam doações para fornecimento de lanches e água.

Lago ainda continua no Palácio dos Leões conversando com prefeitos e deputados aliados. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Maranhão deverá emitir, ainda hoje, uma nota de repúdio contra a ocupação do Palácio dos Leões por Lago e aliados. Até o final da manhã, não houve depredação do patrimônio. A cassação de Lago aconteceu na noite de ontem, exatamente três anos após o comício de aniversário da cidade de Codó, onde o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) estava no palanque com Jackson Lago (PDT) e Edson Vidigal (PSB). O episódio foi tomado pelos ministros do TSE como uma das provas mais consistentes para o processo de cassação do pedetista.

Delúbio Soares deixou saudades?


Publico, hoje, aqui no blog, artigo com o título "Porque Delúbio deve voltar para o PT", no qual o presidente nacional da Central Única de Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva Santos, defende a volta do ex-tesoureiro nacional petista, Delúbio Soares, aos quadros do partido.

Artur Henrique alinha três pontos em torno dos quais faz a defesa da volta do Delúbio: "a coragem que ele sempre demonstrou desde quando participou da fundação do PT e depois da CUT"; "a solidariedade devida pelos petistas" ao ex-tesoureiro; e o fato de que o partido não pode se permitir "ser pautado pela elite e pela direita" que, via mídia, faz questionamentos sobre a refiliação.
Fonte: Blog do Zé Dirceu.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

TSE confirma cassação de Jackson Lago



Tribunal determinou que o cargo seja ocupado imediatamente pela senadora Roseana Sarney (PMDB)

Agência Estado

BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou no fim desta quinta a cassação do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e de seu vice, Luís Carlos Porto, e determinou que o governo seja imediatamente assumido pela senadora Roseana Sarney (PMDB), segunda colocada na eleição de 2006. A decisão foi tomada durante o julgamento de recursos movidos pela defesa de Lago e de Porto. Como resultado do julgamento, Jackson Lago poderá até recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a cassação. Mas terá de fazê-lo fora do cargo.

Mão grande na eleição da UFAM.

Nelson Fraiji

Perder para ganhar.

A professora Márcia Perales perdeu a eleição na totalidade dos números de votos, a diferença foi 1.676 votos pró Nelson Fraiji.

Perales ganhou na chamada proporcionalidade, em português rude que dizer um voto de um funcionário ou professor vale três de um aluno da comunidade estudantil.

Matematicamente três professores decidiram a eleição (Mateologia da Ufam). Chega à informação ao blog: Um professor “votou” na eleita. O cidadão estava na cidade de São Paulo no dia da eleição.

O professor Nelson Fraiji vai acionar o MPF. O reitor Hidembergue Frota e a comissão eleitoral retêm os boletins de urna.

A popularidade de Nelson Fraiji, junto aos alunos pode trazer um desamor com o deputado federal Praciano (PT). O parlamentar apoiou Márcia Perales.

O reitor Frota sai em meio a uma avalanche de denúncias de fraudes nos três últimos vestibulares, multa do TCU e mão grande na eleição.

O secretário de educação do estado Gedeão Amorim exercitou o seu poder, jogou pesado na campanha de Perales.