sexta-feira, 10 de abril de 2009
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS
O Brasil não sabe educar a todos
O ministro da Educação Fernando Andrade afirmou que o Brasil não sabe educar a todos ‘O Brasil não sabe educar a todos’.
Metade dos alunos recebe educação adequada, enquanto outros 50% estão com as notas muito baixas.
Matéria publicada no Jornal Amazonas Em Tempo de 09-04-09.
O ministro da educação falou a verdade, o nosso país não trata a educação com a devida importância e prioridades devidas, pois é um país emergente e que pretende se tornar uma potência mundial e fazer parte dos países mais ricos do mundo.
Todos sabem que é a através da educação que se transforma uma nação, o Brasil é dividido em dois: Os ricos, que tem acesso a escola particular desde o maternal com professores capacitados, escolas equipadas e com laboratório de informática e infraestrutura de primeira, e conta com o apoio dos pais, consequentemente chegam em primeiro lugar nas universidades publicas,do outro lado,os pobres que desde cedo trabalham para ajudar no sustento da família e estudam em escolas publicas sucateadas,professores desmotivados,salários baixos,falta de material pedagógico e principalmente a falta da merenda.
E quando concluem o ensino médio ‘aos troncos e aos barrancos’ se quiserem ter acesso ao ensino superior tem que passar o dia todo trabalhando para ganhar o salário mínimo e pagar a faculdade particular e estudar a noite.
Por desculpa da crise mundial o governo federal deu um corte no orçamento de 2009 que prejudicou em primeiro lugar a educação em 1,3 bilhões. No amazonas o governo do Eduardo Braga destinou a penas 1,2 milhões para a educação no orçamento estimado de 8.016719000,00.
O artigo 61 da LDB - Lei de diretrizes e bases da educação, diz que tem que ser gasto no mínimo 25% do orçamento, ou seja, mais de dois bilhões, (O governador Eduardo Braga está descumprindo a lei) as conseqüência foi que o Amazonas ficou em 27º lugar no ENEM, no último lugar nos estados Brasileiros, com média de 24,33 (fonte: INEP\MEC).
O PCB é contra todos os desmandos na educação, o governo não tem interesse que a população pobre tenha educação de qualidade, pois sabem que é através da educação é que se abrem janelas, olho e senso crítico aguçado, para enxergar os desmandos não só da educação, mas em todos os seguimentos da sociedade.
Fonte: Blog do PCB-AM.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário