quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Abdala Fraxe pede energia elétrica para comunidades de Manicoré, Humaitá e Apuí


Em visita realizada, no último fim de semana, aos municípios de Manicoré, Humaitá e Apuí, o deputado estadual Abdala Fraxe (PTN) constatou que as comunidades localizadas às margens do rio Madeira estão sendo prejudicadas pela ausência do abastecimento de energia elétrica. Na terça-feira, o parlamentar encaminhou requerimento à empresa Eletrobras Amazonas Energia solicitando a implantação do programa ‘Luz para Todos’, do Governo Federal, nas localidades desassistidas.


De acordo com o deputado, só na Vila de Matupí, localizada no km 180 da rodovia Transamazônica, no Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré (a 390 quilômetros da capital), existem aproximadamente oito mil moradores que dependem da agricultura familiar, pecuária e extração de madeira, por meio de planos de manejo sustentável, para o sustento de suas famílias. Mas, apesar quantidade considerável de moradores, conforme o parlamentar, até hoje a comunidade não dispõe do serviço de energia elétrica adequado.

Fraxe ressaltou que tanto as comunidades de Manicoré, quanto de Humaitá e Apuí estão incluídas na lista das localidades previstas para receber o programa ‘Luz para todos’, mas ainda não foram contempladas. “O desenvolvimento destas comunidades está profundamente prejudicado. A qualidade de vida da população, bem como todas as atividades vitais para o crescimento das localidades, hoje depende exclusivamente desse programa para se desenvolver, porque a precariedade do sistema de abastecimento de energia atual é considerada insuficiente para atender a todas as comunidades”, destacou o deputado.

Abdala Fraxe destacou, ainda, que a Exposição Agropecuária de Santo Antônio do Matupí recebe uma média de 15 mil visitantes, por ano. Durante o evento, são realizadas atividades como a feira de agronegócios, transações imobiliárias e comerciais, que são prejudicadas pela ausência do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário