terça-feira, 13 de setembro de 2011

Projeto de lei institui campanha permanente contra todos os tipos da hepatite


Com o objetivo de prevenir a população do Amazonas contra os riscos de contaminação de todos os tipos da hepatite, o deputado estadual Abdala Fraxe (PTN) apresentou, hoje, um projeto de lei que irá instituir uma campanha permanente de esclarecimento e prevenção do contágio dos vários tipos da doença.
De acordo com o parlamentar, a campanha deverá ser voltada, especialmente, aos profissionais dos salões de beleza e estabelecimentos que disponham de cabeleireiros, barbeiros, maquiadores, podólogos, manicures, tatuadores e esteticistas.
Fraxe destacou que um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) alertou que os centros de beleza são considerados locais de alto risco para a transmissão dos tipos B e C da hepatite, em razão do manuseio inadequado de utensílios cortantes e perfurantes, como alicates e tesourinhas. De acordo com o MS, a não esterilização desses materiais facilita a contaminação tanto dos clientes quanto dos profissionais.
“É visível que o segmento recebe diariamente um grande número de consumidores, de todas as faixas etárias, o que respalda a promoção da prevenção da hepatite nos salões. Os clientes não podem ser lesados pela falta de observação na esterilização dos materiais utilizados pelos profissionais. Com a campanha permanente, estaremos ajudando a reduzir o número de casos da doença no nosso Estado”, ressaltou Abdala Fraxe.
No mês de julho do ano passado, o MS divulgou um boletim epidemiológico que apontou alta de 167,4%, nos últimos dez anos, no número de casos confirmados de hepatite B, no estado do Amazonas. De acordo com informações divulgadas no site da Fundação de Medicina Tropical (FMT-AM), o tipo B é uma das mais graves formas da doença. A estimativa da FMT é que em todo o Estado existam aproximadamente 250 mil casos de pessoas portadoras do vírus.

Orientação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) alertou que as hepatites podem ou não apresentar sintomas. Quando aparecem, os sintomas são mal-estar, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, fadiga, dor nas articulações, náuseas, vômitos, coceira, desconforto abdominal da região do fígado e aversão a alguns alimentos.


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário