Mobilidade Urbana foi o tema de encerramento do I Seminário de Transporte Público promovido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), na tarde/noite desta sexta-feira (16), no plenário da Casa, com a participação de especialistas que apresentaram experiências de outras cidades, oferecendo sugestões que poderão ser implementadas em Manaus no processo de reforma urbana da cidade.
Para o presidente da CMM, vereador Isaac Tayah (PTB), o fórum alcançou seus objetivos. “O que temos de fazer agora, em primeiro lugar, é agir em conjunto, Governo do Estado e Prefeitura, entendendo que temos de estar unidos para estabelecer uma política de estado para o transporte coletivo da cidade, em longo prazo. Não podemos planejar uma cidade para hoje e sim para amanhã”, enfatizou.
Tayah ressaltou que é ai que entra o Pleno Diretor da Cidade que está sendo reformado agora. “Aquilo que for de imediato daremos sugestões ao Poder Executivo e aquilo que for de longo prazo, também vamos discutir mais e verificar quais modais serão empregados pelo Estado e pelo Município. É que o Estado tem um modal e o Município outro. A interligação dos dois vai beneficiar muito o nosso transporte coletivo”, argumentou.
Na avaliação do presidente, a tarifa do transporte não é a grande preocupação, mas sim a qualidade do serviço prestado. “Com um transporte de qualidade, eficiente e seguro, nós vamos trazer para dentro do sistema, as pessoas que hoje utilizam carros particulares e congestionam o trânsito de Manaus”, ressaltou.
O presidente do SMTU, Marcos Cavalcante, disse que o Fórum promovido pela CMM foi muito enriquecedor. “Eu, particularmente, apreendi muito aqui com os técnicos e especialistas, ampliei meus conhecimentos e visão das coisas sobre todos os níveis da mobilidade urbana. O debate foi de alto nível e agente conclui que estamos no caminho certo. Infelizmente não se pode fazer isso de forma rápida e todos eles vieram aqui para dizer isso. Não dá para realizar um projeto de estruturação de transporte em quatro anos e nem em oito anos. Foi bom ter vindo técnicos de outras cidades para falar isso. Então tem que haver continuidade dos serviços, seja quem for o governante que assuma. Manaus está saindo na frente, investindo com coragem”, argumentou.
Para o vereador Luiz Alberto Carijó (PTB), o Fórum foi extremamente produtivo, com informações valiosas sobre mobilidade urbana, sistema de transporte público que contribuirão para as decisões futuras, não apenas na CMM, mas para toda a sociedade amazonense e a cidade de Manaus em particular. “Pela primeira vez nós temos um Fórum técnico com profundidade, com a participação da população e dos vereadores. Estamos no início de um processo de amadurecimento das idéias que vão servir não somente para o plano setorial de mobilidade urbana e do transporte público, mas vai servir para o Plano Diretor da Cidade, com toda a certeza. A tecnologia já existe, o que nós precisamos é adequar a nossa realidade as experiências de outras cidades, não apenas para a Copa do Mundo mas para os próximos 50 anos”, concluiu.
Fonte: Manoel Marques
Fotografia: Plutarco Botelho
Fotografia: Plutarco Botelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário