Em alusão ao ‘Dia internacional de doação de órgãos e tecidos’, o vereador Homero de Miranda Leão (PHS) comemorou o número de aproximadamente mil receptores de córneas na capital. O assunto foi abordado durante a Tribuna Popular realizada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta quarta-feira (21). Esteve presente como convidada para a sessão a diretora do Banco de Olhos do Amazonas, Cristina Garrido.
Segundo Cristina, os amazonenses já têm a oportunidade de fazer o transplante de córneas e rins, o que segundo ela, é uma vitória para a realidade local, onde a população pode adquirir lentes de contato sem indicações médicas, em camelôs e até por meio dos classificados do jornal. “980 transplantes de córneas significa vitória, pois na realidade em que vivemos, onde jovens perdem a visão com facilidade pelo uso inadequado de lentes, isso representa a possibilidade de recuperação do sentido”. A médica afirma que os principais atendimentos são causados por perfurações com materiais cortantes como o arame farpado, que ocorrem, na maioria das vezes com crianças.
De acordo com Homero, a Casa tem o dever de divulgar ações como a do Banco, que luta pela saúde pública. “Temos a obrigação de falar de trabalhos como o realizado pelo Banco de Olhos, que pode ser considerado uma das mais belas ações na área de saúde. Devemos comemorar o número de transplantados, pois imagino a dificuldade de quem não pode enxergar”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário