Às vésperas do Dia de Combate à Poluição, comemorado nesta terça-feira, 14, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Semmas, divulgou números de denuncias e autuações feitas pelo órgão, apenas em 2012.
Através do Linha Verde (08000 92 2000), foram 8.877 denuncias feitas por moradores da capital. Entre as principais reclamações estão a de poluição sonora, ambiental e atmosférica.De acordo com o titular da Semmas, Marcelo Dutra, antes de uma multa ambiental ser aplicada, o fiscal observa algumas condições como a existência de circunstâncias atenuantes ou agravantes, o tamanho do prejuízo ambiental, os antecedentes do infrator e até a capacidade econômica do poluidor. As penalidades para quem se dispõem a infringir o Código Ambiental de Manaus – e sujar a cidade, queimar áreas verdes, poluir igarapés, etc – se dividem em leve, grave, muito grave e gravíssima. A multa pode variar entre R$ 704,00 e R$ 7 milhões. De acordo com o diretor de Fiscalização, Ricardo Maia, 70% das denúncias recebidas pelo órgão são referentes à poluição sonora. “Antes era diferente. Quando alguém denunciava a poluição sonora, esta geralmente estava ligada à empresas, bares, igrejas. Hoje não. As reclamações partem, em sua maioria, de vizinhos que se sentem incomodados com o barulho que é feito nas residências. A partir do momento que recebemos essas denuncias, a nossa equipe de fiscalização vai até o local e pede que a pessoa abaixe o volume e respeite os vizinhos”, afirma.
Além da fiscalização, ações de educação ambiental têm sido desenvolvidas pela secretaria para minimizar os danos ao meio ambiente. O diretor de arborização e educação ambiental da Semmas, Heitor Liberato, afirma que a forma de combate utilizada pelo órgão passa pelo monitoramento e identificação dos principais focos de poluição da cidade e o trabalho de educação ambiental, que inclui a sensibilização ambiental, oficinas e o destino aos produtos que são reciclados pelas pessoas ou associações que participam das oficinas.
Números de 2012 (01 de janeiro a 12 de agosto)
8877 denúncias recebidas
5006 denúncias atendidas
1882 autos de notificação
105 autos de infração
102 autos de demolição
89 interdições
Semulsp vai intensificar ações na Ponta Negra
A Secretaria Municipal de Limpeza Pública, Semulsp, deve intensificar o trabalho de sensibilização na Ponta Negra, a partir dos próximos dias. É o que afirma o subsecretario municipal Túlio Kniphoff. “Vamos disponibilizar três agentes que vão estar fardados e identificados pela secretaria para trabalhar no período noturno na Ponta Negra, tanto no calçadão quanto na praia, sensibilizando e orientando a população que ali visita. Então se você vai passear com seu animal na Ponta Negra, nada mais justo que a pessoa leve uma sacola para poder recolher as fezes do animal. Se levar comidas ou bebidas, que leve saco de lixo para recolher os restos e fazer o descarte correto do material”, destaca.
Nesta terça-feira, agentes da Comissão Especial de Divulgação das Políticas de Limpeza Pública, Cedolp, vai estar com uma ação no terminal da Matriz, distribuindo material informativo à população orientando sobre o descarte correto do lixo doméstico e como disponibilizar o resíduo para a coleta.
O Disque Limpeza da Semulsp é o 0800 092 6356.
Texto: LEONARDO FIERRO
Foto: ALTEMAR ALCÂNTARA/ RODRIGO BRANDÃO /
ALTEMAR ALCANTARA / SEMCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário