segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Vereadora defende sistema pré-pago nas contas de energia


A presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Mirtes Salles (PPL), defendeu nesta segunda-feira, da tribuna da Casa, a implantação do sistema pré-pago no pagamento das contas de energia.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já está fazendo testes com o novo sistema em zonas rurais e comunidades isoladas nos Estados do Amazonas, Rio de Janeiro e Pará. Uma audiência pública e um seminário internacional para discutir a viabilidade de sua implantação estão marcados para acontecer neste segundo semestre.

“Nossa comissão será uma defensora desse novo sistema. Vamos participar da audiência e brigar para que também seja implantado aqui na capital”, afirmou Mirtes Salles. Segundo a parlamentar, o sistema pré-pago de energia é bom tanto para a empresa quanto para o consumidor. Ele já é utilizado em diversos países, como Reino Unido, Estados Unidos, França e Austrália e, mais recentemente, em países da América do Sul, como Peru, Colômbia e Argentina.

A modalidade propicia ao consumidor uma melhor gestão do seu consumo de energia elétrica, em razão da possibilidade de monitoramento do consumo em tempo real e informa, por meio de avisos sonoros e luminosos, quando os créditos estão próximos a se esgotarem. “O sistema inibe o furto de energia, os consumidores passam a ter um controle maior de suas contas, com isso, o índice de inadimplência também cai. Enfim, sua implantação traz vários avanços”, afirma Mirtes Salles. O pré-pagamento será uma opção a mais ao consumidor.

A vereadora lembrou que no final do mês de maio, a Aneel visitou quatro comunidades isoladas localizadas no município de Maués (AM). O objetivo da viagem foi verificar a aplicação do modelo de pré-pagamento de energia elétrica e conferir a repercussão do projeto junto à população. Nesse caso, os consumidores passaram a gastar entre R$ 5 e R$ 10 por mês para manter a energia disponível durante as 24 horas do dia nas suas unidades consumidoras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário