sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Penarol promove cinco jogadores de base para o Estadual do ano que vem

MANAUS– Após confirmar a contratação de um quarteto de jogadores do Plácido de Castro – o goleiro Robson, o zagueiro Gilson, lateral-esquerdo Zagalo e volante Rogério – e do atacante Bazinho, o Penarol, de Itacoatiara (a176 quilômetrosa leste de Manaus), decidiu profissionalizar cinco jogadores das categorias de base para o Campeonato Amazonense de 2014.
Jackie Chan, Jó, Rodrigo, Dunga e Willian, que participaram dos campeonatos estaduais das categorias de base deste ano, assinarão contrato com o Leão da Velha Serpa e se apresentarão ao treinador Eduardo Clara no dia 26 de dezembro para o início da preparação.
O atacante Jackie Chan, de 17 anos, foi a revelação do Estadual sub-20 deste ano e o artilheiro do campeonato juvenil.
O atleta é natural do município de Barcelos (a399 quilômetrosa noroeste de Manaus) e foi ‘descoberto’ em uma das peneiras do clube.
O jogador já foi assediado por outras equipes durante o campeonato de juniores, mas preferiu o desafio de se destacar entre os profissionais do Penarol.
“Em um amistoso aqui, em Itacoatiara, eu joguei ao lado do Bazinho, que veio como convidado. E agora terei que disputar posição com ele e sei que vem mais atletas bons por aí, mas me sinto bem, estou ansioso para que comecem os treinos. Me esforçarei e me dedicarei muito mais para chegar ao mesmo nível dos outros. Quero jogar pelo profissional  do Penarol”, afirmou.
Outro atleta que inicia os trabalhos com o elenco, no dia 26 de dezembro, é o atacante Willian, 18.
Natural da comunidade de Conceição, em Itacoatiara, o centroavante atuou pelo time juvenil em 2013 e é uma das apostas da diretoria penarolense, segundo o diretor de futebol, David Filho.
“O Willian é um atacante de área, que tem boa postura em campo, força e técnica. É um jogador que se entrega, luta bastante dentro de campo. Precisa ser lapidado, pegar experiência e trabalhar bem a parte física e tática. Treinando com o time profissional e se aperfeiçoando em alguns fundamentos, ele terá muito o que contribuir com o Penarol”, avisou o dirigente.
O zagueiro Rodrigo,18, natural de Itacoatiara, atuou pelos times juvenil e sub-20 do Penarol, neste ano.
Treinador do jogador nas duas categorias, Igor Cearense, foi um dos principais defensores da profissionalização do atleta.
“Ele (Rodrigo) cresceu muito durante os campeonatos que disputamos. Terminamos o (Estadual) Juniores e logo depois começou o (Estadual) Juvenil, então ele já vem em um ritmo bom. Uma das características dele é a liderança. Ele chama os companheiros no jogo”, revelou Igor Cearense.
Outro zagueiro que também será profissionalizado é Antônio Carlos Paiva, mais conhecido como Dunga.
O jogador de 16 anos, natural do município de Barcelos, fez parte da equipe infantil que conquistou o título inédito nas categorias de base do Penarol. Segundo o diretor de futebol, David Filho, o jogador tem potencial para se destacar.
“Com ele não tem brincadeira, é bola pro alto, chutão, ele manda a bola pra longe da área. Também tem boa postura dentro de campo, mas tem potencial para evoluir”, ressaltou David. “Trabalharemos esses pontos para prepará-lo para o profissional. Ele se destacou bastante nos jogos decisivos do infantil, está numa crescente. Precisa manter o foco e seguir treinando”.
Para completar a lista dos atletas, o volante Jó, 17, que é itacoatiarense, que foi o capitão das equipes sub-20 e juvenil, tem como características a forte marcação, força física, obediência tática e roubadas de bola. 
“Estou realizando um sonho! Sempre quis ser jogador de futebol e defender o time da minha cidade é melhor ainda. Quero agradecer ao meu pai, Josué, que sempre me deu força e apoio em todos os momentos. Estou muito feliz e vou trabalhar bastante. Não quero estar aqui só por estar, quero participar e ajudar o Penarol. Aproveito para convocar os amigos do bairro Piçarreira, onde moro, para nos apoiar no Estadual de2014”, comentou Jó.
Segundo a presidente do Penarol, Patrícia Serudo, o projeto do clube é, em três anos, formar um elenco com 50% dos jogadores formados na base.
“Nosso trabalho ainda está começando, queremos fazer da utilização de jogadores da base uma tradição no clube. Precisamos dar oportunidade para os jogadores locais, mas antes eles serão preparados para quando essa chance aparecer eles conseguirem se firmar”, explicou a dirigente.
O treinador Eduardo Clara, que já demonstrou que gosta de dar oportunidades para jovens talentos, aposta no projeto da diretoria.
"Vamos trabalhar esses garotos, já disse para os diretores para deixarem comigo. Eles me disseram que tem outros jogadores com potencial no clube, quando chegarmos lá, vamos analisar todos em um coletivo que faremos contra o time de base e farei meus apontamentos para a diretoria. Sou Penarol e estou junto no projeto do clube", declarou o técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário