Eu, LUIS CARLOS, Suplente de Vereador do Município de Manacapuru, venho mais uma vez a Público PAREBENIZAR o POVO de Manacapuru, pelo o dia de hoje, 16 de julho, dia em que a Cidade que tem o nome de Princesinha do Solimões está aniversariando, ou seja, completando mais uma primavera. Setenta e nove anos de vida ainda é um BEBÊ. Este Município ainda tem muito para crescer e desenvolver, e, ainda, ser grande motivo de orgulho para seu POVO.
Após uma pesquisa no Google, passo a relatar um poço da história desse grande Município do Alto Solimões, gostaríamos que já estivéssemos dentro das maiores Cidades do Interior do Brasil, mais infelizmente ainda não alcançamos esse orgulho, Mas, podemos nos orgulhar de sermos a Cidade que mais cresce e se desenvolve do Interior do Amazonas, sendo também o primeiro colégio eleitoral do Amazonas, depois de Manaus.
Podemos fazer dessa posição uma arma para conseguirmos mudar o pensamento e o tratamento para com nosso Município, conseqüentemente para o nosso POVO, exatamente com essa qualidade do segundo colégio eleitoral do Amazonas.
Hoje é aniversário da Cidade da mais bela Cidade Alto Solimões. Manacapuru teve sua Vila e o Município criados em 27 de setembro de 1894, mas somente teve sua elevação à categoria de Cidade em 16 de julho de 1932, através do Ato Governamental interventor Waldemar Pedrosa, sua inauguração se deu em no dia 11 de agosto do mesmo ano.
O nome de Manacapuru é originado da palavra indígena das expressões Manacá e Puru. Sendo que Manacá significa (Brunfelsia hospeana), uma planta brasileira da família solonaceae que significa, em língua tupi, flor. E Puru, esta é da mesma origem, ou seja, enfeitado matizado. Com tudo isso, Manacapuru significa na língua indígena tupi “Flor Matizada”.
Sua historia está fundamentalmente ligados à aldeia dos Índios Mura, que se estabeleceram no Município no século XVIII. A Localização do Município de Manacapuru está a Margem Esquerda do Rio Solimões, sendo que o nome desse Rio é o mesmo desde sua origem até os dias de hoje.
Na Geografia do Município seu potencial é aquático, floristico e faunístico. Manacapuru foi o primeiro Município a despontar-se no Estado como detentor de uma área um Sistema Municipal de Unidade de Conservação, como destaque tem a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piranha, além da Área de Proteção Ambiental do Miriti e os Lagos de Manutenção do Para e Calado.
Para o POVO de Manacapuru, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Lago do Piranha é um complexo de lagos. Sua localização se dá a 110 quilômetros de Manaus e a 25 quilômetros da cidade de Manacapuru, com tempo de acesso de uma hora de barco ou 15 minutos de hidroavião.
Esta Região é detentora de uma vegetação típica de várzea, inundada na época das cheias, com gigantescas árvores, como a samaumeira. Havendo uma grande rota migratória e de produção de aves como a garça branca, a jaçanã e pato do mato. O local também é um dos melhores para a pesca esportiva, pela variedade de peixes como o bodó, a piranha e o asruanãss.
A sede da Prefeitura Municipal de Manacapuru é um dos mais antigos da cidade. Antes de abrigar a sede do Poder Executivo, com a forma que tem até hoje, era apenas um barracão que hospedava várias famílias. O prédio era, portanto, bem maior do que a atual edificação. A área onde foi construída fazia parte do antigo cemitério indígena, que se estendia por todo o espaço da atual Praça 16 de Julho. Sabe-se que parte do recurso empregado na construção do prédio foi oriunda da indenização que o município recebeu por sua participação na histórica questão do Acre. Esse edifício, antes de sua vigente destinação, acumulou outras funções públicas, como Câmara dos Vereadores, Coletoria Estadual e Representação do IBGE. A cor do prédio, antes cinza, era um padrão da época, orientação do governo Getúlio Vargas, pela qual todos os prédios públicos de então deveriam obedecer ao mesmo padrão de cor. Com isso desejava imprimir os rumos de uma nação próspera e o renascimento de um novo período da vida nacional.
Parabéns Manacapuru, Parabéns POVO de Manacapuru, iremos juntos torcer para que o nosso Município se prepare para o futuro, pois precisamos de empregos principalmente, mais também queremos mais EDUCAÇÃO, SAÚDE e acima de TUDO mais respeito com o ERÁRIO PÚBLICO.
LUIS CARLOS RODRIGUES
Nenhum comentário:
Postar um comentário