Servidores federais em parceria com docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizaram na manhã de hoje o terceiro ato unificado da categoria. Cerca de 300 servidores saíram em uma marcha geral da frente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), localizado na avenida Sete de Setembro e caminharam até o largo do Mestre Chico. Com faixas, apitos, balões e bandeirolas, os servidores demonstraram suas reivindicações à sociedade.
A concentração dos servidores começou às 8h em frente ao Ifam. Em seguida os trabalhadores caminharam na ponte Sete de Setembro, onde realizaram uma parada em frente a empresa Eletrobras Amazonas Energia. O ato acabou no largo do Mestre Chico com um grande ato unificado. “O governo federal não tem apresentado uma proposta concreta as nossas reivindicações. Havia uma reunião agendada no Ministério do Planejamento em Brasília para hoje, e fomos informados que o encontro foi adiado para segunda quinzena de agosto. Isso é um desrespeito com o trabalhador”, disse Geralda Oliveira, diretora administrativa do Sindicato dos Servidores Públicos Federal no Amazonas (Sindsep-AM)
A greve dos servidores já dura 28 dias. Até o momento, cinco órgãos federais no Estado estão em greve. Fundação Nacional de Saúde (Funasa)/Ministério da Saúde/Secretária Especial de Saúde Indígena (Sesai), Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério da Agricultura e Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) decidiram aderir a greve. Essa semana, servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) avaliam a adesão do órgão a greve geral.
A principal demanda dos servidores é a reestruturação das diversas carreiras do setor público, visando uma política eficiente que garanta qualidade dos serviços prestados à sociedade. Além do Sindsep-AM e dos docentes da Ufam, servidores do IBGE, Ifam, Incra, Inpa, Funasa, Ministério da Saúde e Funai devem participar do ato.
A passeata desta terça-feira foi o terceiro ato público unificado que a categoria participa. A primeira atividade conjunta foi realizada no dia 6 de julho, no Centro de Manaus e o segundo ato correu no bairro do Aleixo, Zona Centro-Sul, no último dia 19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário