segunda-feira, 16 de julho de 2012

Vereador cobra reabertura da Biblioteca Pública


A demora em reabrir a Biblioteca Pública do Estado está prejudicando os estudantes de Manaus, que decidiram protestar contra o eu consideram um descaso com a educação.
Procurado por grupo de jovens que reclamaram da necessidade da Biblioteca entrar em funcionamento, o vereador Waldemir José (PT) disse que vai enviar requerimento a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) solicitando urgência na reabertura da Biblioteca.
O vereador adiantou que esse grupo de jovens começou a coletar assinaturas com objetivo de formatar um documento, que será encaminhado para o Governador do Estado cobrando a reabertura da Biblioteca, que está fechada há mais de cinco anos. “É importante destacar que a internet é um instrumento importante para a pesquisa escolar, mas é nos livros que os assuntos pesquisados estão expostos com mais profundidade, permitindo um aprendizado mais amplo por parte dos estudantes”.
Waldemir José citou a pesquisa da Fundação Pró-Livro que aponta queda no índice de leitura entre crianças e adolescentes. “É preciso incentivar a leitura entre os jovens e investir na construção de mais bibliotecas e não mantê-las fechadas, como está acontecendo em Manaus”, disse o vereador. Ele lembra que o Governo do Estado investiu mais de R$ 1milhão na construção da Ponte Rio Negro, “por essa razão não se entende quando se fala que falta recursos para reabrir a Biblioteca Pública”.  
Vale destacar que além da Biblioteca Pública, outros espaços públicos em Manaus estão há muito tempo fechados passando por reforma ou recebendo obras de restauro e outros simplesmente fecharam por falta de apoio. O Mercado Municipal Adolph Lisboa está sendo restaurado, o Paço Municipal que já serviu de sede para o Executivo Municipal também está em obras, já o Museu do Homem do Norte e o Museu do Porto estão fechados sem previsão de reabertura, já que não existe dotação orçamentária para mantê-los funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário