O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) irá aderir ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, iniciativa do governo federal para valorizar a formação de professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio da rede estadual. A adesão efetiva do Amazonas ao pacto aguarda aprovação do Ministério da Educação (MEC), prevista para o início de 2014, visando capacitar inicialmente 20 mil educadores.
A proposta do pacto, instituído pela portaria nº 1.140/2013, prevê a formação dos educadores que lecionam ou coordenam o ensino médio, estabelecendo parceria que envolve o MEC, as Secretarias de Educação das 27 unidades da Federação e instituições de ensino superior.
A atividade inicial referente ao pacto aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro, através de um seminário realizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento reuniu 300 professores da capital e do interior do Estado.
Para a ação, o MEC prestará apoio técnico – com desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos – e financeiro, com o pagamento de sete tipos de bolsas de estudos aos envolvidos no processo. A bolsa mensal do professor em formação será de R$ 200.
Professores – A formação dos professores e coordenadores pedagógicos, principal objetivo do pacto, terá duração de 200 horas anuais, incluindo atividades individuais e coletivas presenciais. Poderão participar dos cursos, professores no exercício da atividade em sala de aula e coordenadores pedagógicos das redes estaduais em atividade no ano de 2014.
Os cursos de formação continuada serão realizados na própria escola, utilizando material digital próprio, que será disponibilizado pelo MEC a todos os formadores regionais, orientadores de estudo, coordenadores pedagógicos das escolas e aos professores cursistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário