sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Operários da Usina Mauá 3 voltam ao trabalho

MANAUS- Após quase uma semana de paralisação, os mais de mil operários da Usina Mauá 3, localizada no bairro Mauazinho, Zona Leste, fecharam acordo com a empresa Andrade Gutierrez, responsável pela obra, e devem retornar ao trabalho na próxima segunda-feira (20).

O acordo foi definido após reunião realizada nesta quinta-feira (16), no Ministério Público do Trabalho (MPT).

Em relação ao pagamento adicional de 30% de periculosidade, que era a principal reivindicação dos trabalhadores, a construtora Andrade Gutierrez se comprometeu, segundo o MPT, efetuar o aumento salarial, caso seja comprovado, em laudo feito por peritos acompanhados pelo órgão, que a área apresenta riscos para a segurança dos operários. O laudo com o resultado da perícia deve ser apresentado entre 15 e 20 dias.

O acordo realizado no MPT estabeleceu ainda que a construtora irá abonar os dias em que os trabalhadores estiveram parados em protesto. Em compensação, esses dias serão recompensados pelos trabalhadores com jornadas extras, que serão realizadas em três sábados alternados.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil no Amazonas (Sintracomec-AM), Cícero Custódio, considerou positiva as decisões. "Já é uma vitória para a categoria e com certeza os 30% serão pagos porque a área realmente apresenta riscos para os trabalhadores e o laudo irá comprovar isso", afirmou.

Os mais de mil operários da construção da Usina Mauá 3 começaram a paralisação no último dia 9 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário