Desde a última segunda feira (13), as servidoras e usuárias dos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) têm a sua disposição os exames preventivos da saúde da mulher. A iniciativa, fruto de uma parceria entre Semasdh e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disponibiliza exames preventivos de câncer de colo uterino e consultas médicas, em uma sala da Semasdh preparada para tal, uma Unidade Móvel da Saúde da Mulher está na sede da Semasdh disponibilizando exames de ultrassom e mamografia, das 8h às 17h. O atendimento permanece no local até o dia 31 deste mês.
De acordo com a secretária da Semasdh, Goreth Garcia Ribeiro, A unidade móvel de Saúde da Mulher veio atender uma solicitação feita em outubro do ano passado, como parte das ações do Outubro Rosa. “Solicitamos os exames inicialmente para atender nossas servidoras. Temos quase 800 servidores, ao menos 70% mulheres, e procuramos atender tanto às mulheres da sede quanto de todas as nossas unidades. Tivemos a grata surpresa de identificar que as usuárias do Programa Bolsa Família representam a maioria da procura pelos exames, e é claro que iremos atender a todas as mulheres que venham até nós, pois elas têm seus direitos assegurados pela Prefeitura de Manaus de ter sua saúde preservada”.
O Chefe da Divisão Médica do Programa saúde Manaus Itinerante, Márcio Santos, ressalta a importância desta atuação: “A secretária Goreth Garcia Ribeiro nos solicitou que atendêssemos a este público de servidoras e usuárias dos serviços e programas da secretaria, pessoas que vem de todos os pontos da cidade buscar atendimento e cadastro nos programas sociais do município e poderão realizar exames de ultrassonografia, mamografia e preventivo na própria sede da Semasdh”. Márcio orienta a população que para os exames de ultrassonografia é essencial a solicitação do médico. “Para as mulheres que não trazem esta solicitação, temos um médico diariamente, das 13h às 16hs, consultando e fornecendo as solicitações necessárias. No caso da mamografia, como é um exame para rasteio, mulheres acima de 50 anos bastam trazer a identidade e CPF que fazemos o exame”.
Segundo a secretária da Semasdh, desde segunda-feira até o meio dia desta quinta-feira (16) foram realizadas 50 consultas médicas, 54 ultrassons, 31 mamografias e 55 exames preventivos. “Nosso público na assistência social e nos direitos humanos é composto por segmentos muito diversos da população, e isso nos faz pensar em programas que faça a saúde chegar mais rápido a todos estes grupos, como as populações indígenas e a população de rua. Enfim, este é só um feliz começo de 2014, que deverá ser um ano de muitas realizações da Semasdh e de toda a Prefeitura de Manaus. A cidade irá ganhar muito com as mudanças que planejamos e já começamos a fazer para que todos nossos serviços sejam otimizados e humanizados, levando cada vez mais os direitos ao cidadão manauara”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário