quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Estudantes da rede pública estadual conquistam 60% das vagas no PSC da Ufam

Processo Seletivo Contínuo da Universidade Federal do Amazonas ofereceu 2.718 vagas, das quais 1.637 (60%) foram obtidas por estudantes de escolas da rede pública estadual

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou na última semana o resultado do Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2014. No total, foram ofertadas 2.718 vagas para 114 cursos de graduação. Os estudantes da rede pública estadual de ensino conquistaram 1.637 das vagas, representando 60,22% do número de vagas ofertadas.

O número positivo de vagas obtidas é um indicativo do bom desempenho das escolas da rede pública, como é o caso do Colégio Amazonense Dom Pedro II, escola estadual Senador Petrônio Portela, Instituto de Educação do Amazonas (IEA), Sólon de Lucena e Aldeia do Conhecimento Ruth Prestes, as cinco escolas públicas estaduais com o maior número de alunos a ingressar na Ufam por meio do PSC.   

O resultado, segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, aponta para a qualidade da rede e para o mérito dos estudantes. “É com grande entusiasmo que recebemos esses índices e atribuímos a conquista a uma série de fatores, destacando a busca incessante de nossos professores e equipes escolares em colaborar com o sucesso de nossos estudantes”, apontou Rossieli Soares.

Conforme levantamento, os estudantes da rede pública estadual conseguiram êxito na concorrência por praticamente todos os cursos oferecidos pela Ufam. Com destaque, inclusive para os de grande concorrência como Medicina, Direito, Psicologia, Odontologia e Engenharia.

Com a maior pontuação dentre os estudantes da rede pública estadual – alcançando 366 pontos – o aluno da escola estadual Sólon de Lucena, Jhonatan Gabriel Monteiro Dorgam, ingressará no curso de Medicina. Para ele, o resultado representa uma vitória de vida. “Fiquei muito feliz por ter alcançado meu objetivo. Sinto que meu dever foi cumprido. Atribuo muito dessa conquista ao ensino proporcionado aqui na escola, pois a preparação que recebi foi fundamental para ter alcançado esse resultado”, pontua o estudante que, entusiasmado para o início das aulas, já está entrando em contato com conceitos básicos da área escolhida.

Segundo o gestor da escola Sólon de Lucena, Rubens Assaiag, o ano de 2013 foi bastante produtivo em termos de preparação para o vestibular. “Através das aulas aos sábados via centro de mídias, proporcionadas pela Seduc, além da contribuição de nossa equipe de professores, desenvolvemos aulas de reforço voltadas para o vestibular das universidades públicas, o que possibilitou aos alunos uma motivação ainda maior para essas avaliações e o resultado não poderia ser melhor”, comenta.

Aprovada também para o curso de Medicina, Fabiane Evelyn Maia Moraes, 17, aluna da escola estadual Francisco das Chagas Albuquerque, se disse muito satisfeita com o resultado. “É um sonho que está sendo realizado. Toda a minha família está muito contente com esse resultado e isso tem me deixado muito entusiasmada para ingressar na faculdade que eu sempre quis”, afirma a estudante.

A escola Francisco Albuquerque, que alcançou a meta de 21 alunos aprovados no PSC, atribui essa conquista ao intensivo acompanhamento pedagógico realizado com os alunos, segundo aponta o gestor Ricardo Oliveira Soares. “O excelente desempenho de nossos estudantes deve-se, em parte, ao acompanhamento pedagógico que realizamos aqui, no qual monitoramos ao longo do ano as dificuldades que os alunos possam apresentar e de forma sistemática, procuramos sanar essas deficiências a fim de que eles possam ter uma base sólida para competir nas provas para ingresso nas universidades públicas”, destaca o professor Ricardo.

O Instituto de Educação do Amazonas (IEA) também foi uma das escolas da rede estadual de ensino contemplada com aprovações expressivas no processo seletivo da Ufam. Entre os estudantes aprovados está Juliana dos Santos Menezes, admitida no curso de Psicologia.

Segundo a jovem o ensino proporcionado no IEA contribuiu para a conquista dessa vaga. “O IEA sempre procurou investir em um ensino de qualidade, seja através de aulas de reforço, apostilas com conteúdos específicos voltados ao vestibular, professores altamente centrados, tudo isso me ajudou nessa aprovação e sou muito grata. Estou realmente feliz e acredito que a base que recebi na escola irá me acompanhar nessa nova etapa, tornando-me uma profissional capacitada para o mercado de trabalho”, afirma.

Escolas da rede pública estadual com os maiores números de aprovação no PSC da Ufam:

Escolas Estaduais
Número de alunos aprovados
Colégio Amazonense Dom Pedro II
74
E. E. Sen. Petrônio Portela
55
Instituto de Educação do Amazonas
47
E. E. Solon de Lucena
35
E. E. Ald. do Conhec. Ruth P. Gonçalves
35
E. E. Sen. Manuel Severiano Nunes
33
Colégio Brasileiro Pedro Silvestre
29
E. E. Marcantonio Villaça
25
E. E. Márcio Nery
24
E. E. Francisco Albuquerque
21



Nenhum comentário:

Postar um comentário