quarta-feira, 27 de maio de 2009

Defesa do Consumidor

Prestadoras de serviços têm
15 dias para ampliar guichês

Por entender que a prestação de serviços ao consumidor envolve desde a venda ao recebimento das contas, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa reuniu hoje (27) com representantes das quatro operadoras de telefonia celular — Oi, Vivo, Claro e TIM —, a Águas dos Amazonas e Amazonas Energia para discutir a possibilidade da instalação de guichês para o recebimento de contas nas respectivas lojas.

Com exceção da Águas dos Amazonas e da Vivo, que já realizam esse tipo de recebimento, algumas operadoras se mostraram favoráveis, outras disseram que não têm estrutura para fazer, inclusive com segurança aos clientes. No fim da reunião ficou definido o prazo de 15 dias para que as empresas apresentem suas propostas.

O presidente da Comissão, deputado Marcos Rotta (PMDB), explicou que a reunião de hoje foi decorrente de uma alegação dos bancos em audiência pública, no último dia 8 de maio, no seio da comissão, de que 80% dos recebimentos de contas são oriundos das prestadoras de serviços de água, luz e telefone. Por esse motivo, os bancos alegam que não conseguem cumprir a Lei nº 167, conhecida como lei das filas, de 16 de setembro de 2005.

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