Começa nesta segunda-feira (23), às 9h30, o Simpósio Internacional Roger Casement, promovido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com instituições como o Consulado Irlandês. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita, a partir das 9h, no local do evento - auditório Rio Solimões, no Instituto de Ciências, Histórias e Letras (ICHL). Qualquer pessoa interessada pode participar. A abertura do simpósio, cujo tema “Roger Casement: a exploração da borracha, o Amazonas e o Atlântico, 1814-1916”, será às 9h30.
Durante três dias, serão discutidas no simpósio, as relações transatlânticas e inter-latino-americanas do período da borracha, suas contribuições e prejuízos no período, entre outros. O evento é de caráter multidisciplinar, abrange áreas como fotografia, cinema e arte e está subdividido em quatro partes: “História e Memória”, “A Amazônia e sua Literatura”, “Personalidades” e “A Amazônia e a Tela”.
De acordo com a professora Denize Piccolotto, que faz parte do Comitê Organizacional Local, a programação inclui palestras, exposições, painéis de comunicações, além de outras atividades. Nomes como o de Angus Mitchell (Historiador e editor de “The Amazon Journal of Roger Casement”), Maureen Murphy (Hofstra University, New York) e Juan Álvaro Echeverri (Instituto Imani, Universidad Nacional de Colombia), Laura Izarra (USP), Jordan Goodman (University College London) estão na lista dos palestrantes.
O Simpósio vai discutir ainda as questões de fronteiras, diásporas, modernidade a economia política da indústria da escravidão do Atlântico, globalizações, gênero, direitos humanos e a justiça do meio ambiente.
Para se inscrever no Simpósio Internacional Roger Casement, é preciso baixar a ficha de registro no site do evento da página www.simposiocasemant.ufam.edu.br e enviá-la para o e-mail: simposiocasement@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário