terça-feira, 2 de agosto de 2011

Banco de leite


1º posto de coleta no interior

O Banco de Leite Humano do Amazonas inaugura, no próximo mês, o primeiro posto de coleta de leite materno no interior do Estado. O município beneficiado será São Gabriel da Cachoeira (a 850 quilômetros da capital). A ideia do órgão é fundar outros postos nas principais cidades do Estado, segundo revelou a coordenadora do Banco de Leite Fesinha Anzoategui, Rafaela Faria, durante a Tribuna Popular, realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça (02/08), em razão da Semana Mundial do Aleitamento Materno.
“Em um ano de vida, o Fesinha Anzoategui coletou 540 mil litros de leite materno, por meio de 1.380 mães, e ajudou a diminuir a mortalidade infantil no Estado em quase 10%. Com a expansão que faremos, a intenção é melhorar ainda mais esse índice”, avaliou Rafaela.
Além de posto de doação e de coleta para toda a região do Alto Solimões, a unidade de São Gabriel da Cachoeira será utilizada na orientação e ainda para estudar a qualidade do leite das mães das 21 comunidades indígenas do município. O Banco de Leite pretende fazer estudos e mapear o leite humano gerado em todo Amazonas.
A doação de leite materno realizada nos últimos 12 meses, de acordo com Rafaela Faria, alimentou 3.150 crianças recém-nascidas, que, por alguma eventualidade, não foram amamentadas por suas genitoras nas unidades de saúde das redes pública e particular, que recebem apoio tanto do BL Fesinha Anzoategui quanto do Banco de Leite Humano do Amazonas, que é instalado na maternidade Nazira Daou.
Durante a Tribuna Popular, a vereadora Mirtes Salles (PP), que propôs a tribuna, ressaltou a importância da amamentação na saúde do bebê e chamou as parturientes a procurarem os bancos de leite para ajudar a salvar vidas. Mãe de primeira viagem, a parlamentar é doadora de leite do Banco de Leite Fesinha Anzoategui e foi convidada a ser madrinha da Semana Mundial de Aleitamento Materno, em Manaus. “Hoje, olho para o meu filho e percebo o quanto ele é saudável. Isso é graças ao leite do meu peito”, afirmou.
Em aparte, o líder do PSB na Casa, vereador Elias Emanuel, ressaltou que o trabalho de incentivo ao aleitamento materno deve ser motivado por todos, pessoas públicas ou não, uma vez que ele tem salvado vidas, conforme revelou levantamento do banco de leite. “Como pode uma cidade com  2 milhões de habitantes ter apenas dois bancos de leite? Temos de incentivar”, comentou o socialista.
Ao todo, 13 vereadores — da oposição e situação — fizeram discurso de apoio ao banco de leite, entre eles Glória Carrate (PMN), Hissa Abrahão (PPS), Homero de Miranda Leão (PHS), Paulo Nasser (PSC), Cida Gurgel (PRP), Socorro Sampaio (PP), Lúcia Antony (PCdoB), Mário Frota (PDT) e presidente da Casa, Isaac Tayah (PTB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário