segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Diretrizes da Conferência Municipal de Juventude ajudarão a compor plano nacional de políticas públicas para os jovens


O representante da Secretaria Nacional de Juventude Paulo Lima afirmou que as diretrizes da 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, promovida pela Prefeitura de Manaus através da Secretaria Municipal de Juventude (Semje), servirão para elaborar o Plano Nacional de Políticas Públicas para os jovens da região Norte. O evento acontece entre hoje e amanhã no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) com a participação de, aproximadamente, 800 jovens de diversos movimentos sociais.
A Secretaria Nacional de Juventude é um órgão ligado diretamente ao gabinete da Presidência da República. Segundo Paulo Lima, convidado para o evento, a secretaria tem a missão de elaborar um programa que apontem soluções para problemas sociais envolvendo jovens com idade entre 15 e 29 anos. O programa, disse ele, será apresentado e debatido na Conferência Nacional de Juventude que ocorrerá no período de 9 a 12 de dezembro, deste ano, em Brasília.
Antes disso, o Amazonas também realizará a Conferência Estadual do evento a ser realizada em outubro deste ano. “Nosso objetivo é reunir as principais definições e questões apresentadas pelos jovens nas conferências municipais e estaduais da região Norte para apresentar um programa específico para eles na conferência nacional. Por isso é importante a participação de todos”, declarou Paulo Lima.
De acordo com o secretário da Semje, André Souza, temas como ‘segurança pública’ e ‘trabalho e renda’ foram às principais preocupações apresentadas pelos jovens na conferência realizada em Manaus. “Temos observado que nossos jovens querem soluções rápidas para a violência e a marginalidade, assim como também esperam programas efetivos para a redução do desemprego. Essas necessidades foram levadas ao Governo Federal e serão acompanhadas”, completou.
O representante da Secretaria Nacional de Juventude Paulo Lima elogiou a iniciativa da Prefeitura de Manaus em abrir espaço para todos os jovens interessados em participar da conferência, independente  da corrente política que eles seguem. “Soube que o governo municipal fez grande divulgação do evento, abrindo espaço a todos os jovens de forma democrática. O resultado é essa grande lotação do plenário e a possibilidade de todos poderem se expressar”, declarou.

Tumulto

A pouco mais de um ano das eleições municipais de 2012, partidários do Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla de oposição à Prefeitura de Manaus, fizeram tumulto na 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude iniciada ontem na ALE. Eles reclamaram de questões como lotação do evento e data da conferência. Por outro lado, à definição do local e da data da conferência foram amplamente divulgadas há mais de um mês e nenhum movimento político ou social reclamou das escolhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário