quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Geração de emprego dobra no AM com 24,3 mil

MANAUS- O Amazonas criou 24.346 postos de trabalho em 2013, o dobro de empregos gerados no ano anterior. O estado fechou o ano com crescimento de 182% em comparação a 2012, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
As indústrias de material elétrico e comunicações lideram os saldos verificados no Caged, com a geração de 4.930 postos de trabalho. Em seguida, aparece o setor varejista, com 4.498 vagas e a construção civil com 4260 empregos.
De acordo com a assessoria, os únicos subsetores econômicos que tiveram saldo negativo foram os de serviços de utilidade pública, com queda de 621 vagas, a indústria do material de transporte com déficit de 586 admissões e o setor de extrativismo mineral que cortou 99 postos de trabalho.

Sine Amazonas oferece mais 30 vagas hoje

MANAUS- O Sistema Nacional de Emprego (Sine)Manaus disponibiliza mais de 30 vagas de emprego nesta quarta-feira (22). O candidato precisa comparecer ao órgão para concorrer a uma das vagas munido de documentos pessoais.
Os interessados podem procurar um dos três postos de atendimento do Sine Manaus: unidade do Centro, situada na Avenida Floriano Peixoto; unidade Cidade Nova, localizada na Avenida Max Teixeira; e unidade Morro da Liberdade Rua Amazonas, s/n (antiga Feira do Cajual). O expediente será normalizado a partir desta quinta-feira (2), das 8h às 14h.

Confira os detalhes das vagas:

1. vagas: analista de RH
nº de vagas: 03
instrução: ensino superior completo com especialização
sexo: indiferente
experiência: 06 meses em ctps.
obs: experiência em elaboração de lnt e programas de Ted para todos os níveis, domínio em gestão de budget vivencia como multiplicador interno e com auditorias de certificação e manutenção, informática avançada, sap e inglês.

2. vagas: analista fiscal
nº de vagas: 03
instrucao: superior completo em contabilidade ou administração.
sexo: masculino
experiencia: 06 meses em ctps.
obs: com por graduação na area, experiencia em classificação de notas, apuração de impostos e desejavel  inglês.
 
3. vagas: pedreiro
nº de vagas: 20
instrucao: ensino fudamental completo
sexo: masculino
experiencia: 06 meses em ctps.

4. vagas: analista contábil
nº de vagas: 03
instrucao: superior completo ciencias contabeis com especialização.
sexo: masculino
experiencia: 06 meses em ctps.
obs: experiencia em analise contabil e fiscal, apuração de  impostos  de  declaração  legal.

5. vagas: auxiliar de limpeza
nº de vagas: 03
instrucao: ensino fundamental completo
sexo: masculino
experiencia: 06 meses em ctps.

6. vagas: operador de call Center
nº de vagas: 03
instrucao: ensino médio completo
sexo: feminino
experiencia: 06 meses em ctps.
obs: com informática nível intermediário.

7. vagas: operador químico
nº de vagas: 03
instrucao: ensino médio completo
sexo: masculino
experiencia: 06 meses em ctps.
obs: ter concluído curso técnico de química, pacote Office avançado e experiencia em indústria química. 

8. vagas: auxiliar de deposito
nº de vagas: 03
instrucao: ensino fundamental completo
sexo: masculino
experiencia: 06 meses em ctps.

Prefeitura quer a ajuda da população para combater atos de vandalismo na Praça da Saudade

MANAUS- Foi iniciada ontem (21), a pintura das 12 colunas de concreto da Praça da Saudade, no Centro, que foram alvo de pichações, nos últimos dois dias.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, o vandalismo ocorreu três dias depois das 112 colunas que circundam toda a Praça da Saudade serem pintadas pelo poder público municipal.
Desde o último dia 13, oito secretarias sob a coordenação da Secretaria Municipal do Centro (SEMC), iniciaram a revitalização da praça recuperando pisos e jardins e realizando a pintura de lanches, sinalização de trânsito e cabines telefônicas.
A estimativa é que, para revitalizar a praça, as oito secretaria envolvidas (Semc, Seminf, Semulsp, Semmas, Semasdh, Implurb, Guarda Civil Metropolitana e Manauscult) gastaram, em conjunto, entre R$ 30 mil e R$ 35 mil.
As ações fazem parte do Projeto Viva Centro que revitaliza logradouros na área central de Manaus. Quatro colunas foram pintadas nesta terça-feira, dia 21.
Todos os trabalhos de revitalização da praça devem ser encerrados neste fim de semana.
O coordenador do projeto Viva Centro e subcoordenador de meio ambiente da SEMC, Fábio Lima, destacou que a presença da Prefeitura na praça vai ser constante.
Pichar monumentos históricos tombados é crime, segundo artigo 65, parágrafo único da Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Em virtude do valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena para esses casos é de seis meses a um ano de detenção, e multa.
A população pode ajudar, denunciando para a viatura do Ronda no Bairro, da 24ª Companhia Interativa Comunitária, por meio dos telefones 3632-6346 ou 3635-6373, ou para o Linha Verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (08000 92 2000).
Uma viatura da Guarda Civil Metropolitana faz ronda na praça 24 horas por dia em horários alternados.

Concurso para 520 vagas em Tabatinga é suspenso, por irregularidades

MANAUS- O concurso público para o preenchimento de 520 cargos efetivos no município de Tabatinga foi suspenso, nesta terça-feira (21), por meio de medida cautelar da conselheira-substituta do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE), Yara Lins. A suspensão do edital nº 01/2014, cujas provas estavam previstas para o próximo dia 2, atendeu a uma representação do procurador do Ministério Público junto ao TCE, Evanildo Santana.
Conforme a representação, várias falhas foram detectadas no edital do concurso, entre elas a não indicação de leis municipais que fundamentassem a necessidade dos cargos pretendidos, quantidade, suas atribuições, carga horária, remuneração e requisitos, comprovando a regularidade das disposições do edital, conforme estabelecem as leis nº 473/2006, nº 511/2008,  nº 655/2013, 6 nº 59/2013 e a nº 660/2013.
De acordo com a conselheira-substituta, o concurso foi suspenso para evitar dano ao erário, uma vez que as falhas apontadas não foram sanadas e levando-se em conta que as provas seriam realizadas no dia 2 de fevereiro.
Em seu despacho, Yara Lins deu um prazo de 15 dias ao responsável legal pelo concurso, no caso a prefeitura, para desse explicações ao TCE e corrigisse o edital, sob pena de o concurso ser cancelado.
As inscrições aconteceram entre os dias 10 a 30 de dezembro do ano passado. A Comissão Permanente de Concurso do Centro Educacional Tecnológico da Amazônia (Copec/Cetam) é responsável pelo concurso.

Vazamento de tubulação de água, na estrada da Ponta Negra prejudica abastecimento em bairros da zona Oeste


MANAUS- Foi um vazamento e não um rompimento, o incidente que comprometeu o abastecimento de água nos bairros da zona Oeste, na tarde desta segunda-feira (20). Pelo menos foi assim, que a Manaus Ambiental preferiu classificar mais esta situação, que já está se tornando rotina nas ruas da cidade.

De acordo com a empresa, a tubulação de 150 milímetros da rede de distribuição, que abastece bairros da zona Oeste, sofreu uma fissura, quando os técnicos começavam a fazer serviços de manutenção do encanamento, na estrada da Ponta Negra. O problema que acabou causando o vazamento, dificultou o trânsito e deixou parte das famílias da zona Oeste sem água por algumas horas.
A equipe da Manaus Ambiental teve de uma cavar um buraco no asfalto para a substituição da tubulação que apresentava defeito.
No início do serviço, muita água foi despejada no asfalto, deixando a Avenida Coronel Teixeira com muita lama e riscos para os condutores . O trabalho só foi concluído na tarde desta terça-feira (21).
De acordo com os moradores da área, em menos de uma semana, esta é a terceira tubulação da Manaus Ambiental que apresenta problemas em Manaus.

Idosos e pessoas com deficiências podem ter acesso a passagem de barco gratuita

MANAUS- Idosos que precisarem sair de Manaus por via fluvial podem contar com o auxílio do “Bilhete de viagem do idoso”. O benefício é concedido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas) em parceria com a Ouvidoria Geral. Os agendamentos acontecem sempre às terças-feiras, das 8h às 17h, no posto do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC Porto) , na Rua Marquês de Santa Cruz, s/nº, Armazém 10 do Porto de Manaus, Centro, zona Sul.
A gratuidade das passagens é válida em território aquaviário interestadual e tem como base a Lei Federal nº 10.741/2003 (que integra o Estatuto do Idoso) e Resolução 260 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Segundo o ouvidor geral, deputado Wanderley Dallas, a legislação assegura os direitos fundamentais da pessoa idosa e cria condições para promover a autonomia e a integração social. “Além de amparar os idosos, o benefício ainda é válido para a pessoa com deficiência. Para ter direito é necessário apresentar documentos de identificação, Passe Livre Federal ou laudo médico”, explica.
De acordo com a Lei, cada embarcação deve destinar duas vagas da lotação total de passageiros aos assegurados que comprovarem renda igual ou inferior a dois salários mínimos. É considerada idosa a pessoa com idade a partir de 60 anos.
Os agendamentos acontecem sempre uma semana antes da data do embarque. Caso o interessado precise viajar com urgência, ele deverá pagar o valor da meia passagem.
Documentação – Os documentos necessários para os idosos são: três cópias do RG e duas do extrato bancário referente ao último salário. Para pessoas com deficiência, os documentos exigidos são três cópias do RG e do Passe Livre Federal ou laudo médico.

Mais de cem pessoas são retiradas de área verde na Zona Norte

MANAUS- Mais cem pessoas que ocupavam uma área verde, localizada em um terreno de uma obra da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), localizada ao lado do Conjunto Habitacional Cidadão 12, no bairro Nova Cidade, na Zona Norte, foram retirados nesta terça-feira (21), do local.

Ao todo, mais de 30 barracos de madeira foram derrubados com motosserras durante a ação realizada pelos policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), Batalhão de Policiamento Ambiental, 26ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), e que contou também com o acompanhamento da Suhab e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas).

De acordo com o cabo do Batalhão Ambiental, Romeu Bezerra, que acompanhou a desapropriação do terreno, os serviços de acompanhamento devem continuar na área para impedir a volta dos invasores. "Invasão de área verde é crime ambiental. A desapropriação ocorreu de forma pacífica, mas vamos continuar atuando para impedir a volta dos invasores", disse.

A Suhab informou que o lugar invado fica localizada em uma área onde passa as obras de construção da avenida das Torres, e os invasores tiveram que ser retirados do terreno para que a área verde continue sendo preservada.

Horas depois de serem obrigados a deixar seus barrocos, os invasores começaram a demarcar espaços em outra área localizada ao lado do terreno desapropriado.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Praça da Saudade é alvo de pichações


MANAUS- Três dias após serem revitalizadas em ação da Prefeitura de Manaus, as colunas que circundam o entorno da Praça da Saudade, no Centro, foram alvo de pichações.


Nesta terça-feira (21), a prefeitura iniciou a pintura das 12 colunas de concreto que foram pichadas. A estimativa de recursos para a revitalização da praça ficou em torno de R$ 30 mil a R$ 35 mil.

Pichar monumentos históricos tombados é crime, segundo artigo 65, parágrafo único da Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Em virtude do valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena para esses casos é de seis meses a um ano de detenção e multa.

A população pode ajudar denunciando para a viatura do Ronda no Bairro, da 24ª Companhia Interativa Comunitária (3632-6346 ou 3635-6373) ou para o Linha Verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) (08000 92 2000).

Uma viatura da Guarda Civil Metropolitana faz ronda na praça 24 horas por dia em horários alternados.

Novo coordenador da PN quer apoio da população para preservar cartão-postal


MANAUS- O novo coordenador do Complexo Turístico da Ponta Negra, Carlos Valente, anunciou nesta terça-feira (21) que vai implantar um modelo de gestão adequado para a plena administração do novo cartão-postal de Manaus.


A ideia, segundo ele, é desenvolver atividades permanentes que permitam o uso adequado do parque, evitando a degradação, a ocupação desordenada e as práticas sociais proibidas.

“Vamos reforçar a imagem do espaço como Complexo Turístico da Ponta Negra, em toda sua dimensão, já que é muito mais amplo do que a própria praia. Vamos buscar instrumentos de comunicação e cooperação para isso, assim como de desenvolver uma imagem que identifique o parque, de forma participativa com a sociedade em geral, usuários do parque, permissionários e toda a população”, informou Valente.

Ex- diretora de UBS é presa poer aceitar que enfermeiro abusasse de mulheres no ambulatório

MANAUS- A Polícia Civil indiciou nesta terça-feira (21) a ex-diretora da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Japiinlândia, Cândida Santos, 48, pelo crime de prevaricação.

No entendimento dos investigadores, a ex-gestora sabia dos atos do enfermeiro Ronaldo Augusto Pereira de Sousa, que é acusado de violentar sexualmente mulheres durante procedimentos ambulatoriais.

Segundo relato da mãe de uma das vítimas, que é menor de idade, mesmo quando foi procurada, a acusada teria se negado a denunciar o enfermeiro

Trio é preso por tráfico de drogas no Monte das Oliveiras


MANAUS- André Gustavo Xavier, 30, Ronan de Oliveira Machado, 23, e Éder Domingues Martins, 31, foram presos nesta terça-feira (21), por policiais militares da Rondas Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), na avenida Margarita, bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus, por tráfico de drogas.


De acordo com a polícia, com o trio foram apreendidos uma balança de precisão e aproximadamente seis quilos de maconha.

Um dos acusados, Éder Domingues, ainda tem mandado de prisão expedido pela justiça do Estado de Rondônia.

Os três foram levados para o 15º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Programa Saúde Manaus Itinerante inicia atendimento de 2014

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que o Programa Saúde Manaus Itinerante iniciou, esta semana, as atividades para o ano de 2014, após período de recesso para manutenção, preventiva e corretiva, e higienização das 11 unidades móveis que realizam atendimento em Saúde da Mulher, Saúde Odontológica e Médico-Laboratorial.

O período de recesso foi necessário, segundo o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, para garantir a manutenção geral das unidades móveis, incluindo os equipamentos utilizados nos exames de mamografia e ultrassonografia, troca de piso, manutenção e troca de móveis e cortinas, para garantir a qualidade dos serviços oferecidos para a população.

De acordo com o coordenador-geral das unidades móveis, Wiliam Terra, as unidades móveis de Saúde da Mulher, Médico Laboratorial e de Saúde Odontológica continuarão oferecendo serviços como exame preventivo, abordagem sindrômica de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), consultas generalistas, consultas pediátricas, ultrassonografia, mamografias e atendimento odontológico, ações de imunização, coleta de material para exames laboratoriais, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

Segue abaixo a localização atualizada das unidades distribuídas por Manaus:



Unidade móvel de Saúde da Mulher (UMSM)

Posto de Saúde Rural Ada Viana – (21.01 a 24.01.14)

Serviços oferecidos:

Mamografias e ultrassonografias: abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide e mama. Bairro: BR 174, KM 41.
Unidade móvel de Saúde da Mulher (UMSM) + unidade móvel de Saúde Odontológica (UMSO)

Cidade Nova – Comunidade Fazendinha – (22.01 A 14.02.14)

Serviços oferecidos:

Atendimentos odontológicos, mamografias e Ultrassonografias: abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide e mama.
Bairro: Cidade Nova - Rua Colhereiras, Comunidade Fazendinha, em frente a Escola Estadual Letício de Campos Dantas.


Unidade móvel de Saúde Odontológica (UMSO) + Unidade móvel de Saúde Médico-Laboratorial (UMSML)

Parque dos Buritis – Bola do João Paulo – (20.01 A 14.02.14)

Serviços Oferecidos:

Atendimentos odontológicos, consultas generalistas, consultas pediátricas, exames preventivos (papanicolau), posto de coleta de exames de laboratório, posto de vacinação, farmácia.
Bairro: Santa Etelvina - Rua Sete de Maio, Santa Etelvina, ao lado do CETI João dos Santos Braga.

Jorge Teixeira – Comunidade Santa Inês – (22.01 A 14.02)

Serviços Oferecidos:

Atendimentos odontológicos, consultas generalistas, consultas pediátricas, exames preventivos (papanicolau), posto de coleta de exames de laboratório, posto de vacinação, farmácia.
Bairro: Jorge Teixeira - Rua Dois, Comunidade Santa Inês, ao lado do campo e atrás do CRAS.

Bandidos assaltam escola de idiomas Yázigi no Dom Pedro


MANAUS- Bandidos assaltaram a escola de idiomas Yázigi, e levaram os pertences de alunos e funcionários. A ação criminosa ocorreu por volta das 17h desta terça-feira (21), no centro comercial Le Bon Marchê, conjunto Débora, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste.


Flávio Oliveira Barbosa, 24, foi detido por populares até a chegada da polícia, o outro assaltante fugiu.

De acordo com funcionários da escola, os assaltantes queriam levar dinheiro, mas como não encontraram, roubaram celulares e joias. Os bandidos fugiram em um veículo modelo Pálio, cor cinza e placa JQX 3565. O caso foi registrado no 10º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Quatro Escolas de Samba assinaram contrato de patrocínio nesta terça, 21

As escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Manaus, Mocidade Independente de Aparecida, A Grande Família, Reino Unido da Liberdade e Vitória Régia asssinaram contrato junto a Secretaria de Estado da Cultura, na manhã desta terça-feira (21), em reunião que aconteceu com o próprio secretário da pasta, Robério Braga.
Presentes ainda na reunião estavam o Grêmio Recreativo Balaku Blaku, Unidos da Alvorada e Sem Compromisso – igualmente integrantes do Grupo Especial.
Diante do contrato, os depósitos, no valor integral de R$ 264 mil para cada uma, já podem ser solicitados a partir desta quarta-feira (22).
As diretorias também foram informadas que por determinação judicial, os pedidos de depósitos serão submetidos ao Ministério Público do Trabalho que vai liberar os recursos de acordo com o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelas agremiações que firmaram o acordo com a entidade.
Na ocasião, a Escola de Samba Sem Compromisso também foi avisada que já está com seu processo de volta da Comissão Geral de Licitação e que poderá ter seu contrato de patrocínio assinado por esses dias.
Editais
O prazo para que as escolas de samba de Manaus se inscrevam no Edital de Credenciamento Público para Fomento às Agremiações Carnavalescas para o Carnaval 2014, lançado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura foi prorrogado até o dia 31 deste mês.
A decisão tem justificativa no empenho do Governo Omar Aziz em realizar um Carnaval de qualidade e com todas as escolas desfilando na passarela do samba.
De acordo com o secretário de Cultura, Robério Braga, o Governo oferece total apoio técnico para que a documentação necessária seja analisada em tempo ágil e o processo de patrocínio caminhe o mais rápido possível.
Para mais informações sobre os projetos, ações, espetáculos e demais projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Cultura acesse facebook.com/culturadoamazonas.

Trio é preso com 7 kg de maconha no Monte das Oliveiras

A Polícia Civil do Amazonas, por meio do 15º Distrito Integrado de Polícia (DIP), registrou na tarde desta terça-feira (21), por volta das 15h, as prisões de Éder Domingues Martins, 30, Ronan de Oliveira Machado, 23, e André Gustavo Xavier Lima, 29, autuados em flagrante por tráfico de drogas.
O trio foi preso em um posto de gasolina na avenida Margarita, bairro Monte das Oliveiras, Zona Leste de Manaus, por policiais da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), durante patrulhamento de rotina naquela área.
Com eles foram apreendidos sete tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 7 kg de entorpecentes, uma balança de precisão e um veículo modelo Gol de placas NOM-5533.
Na unidade policial, Éder foi autuado em flagrante por tráfico de drogas (Artigo 33 da Lei nº 11.343/06). Ele já tinha mandado de prisão em aberto por envolvimento em furto qualificado, no estado de Rondônia.  Já Ronan e André foram autuados por associação ao tráfico de drogas (Artigo 35 da Lei nº 11.343/06).
Ao término dos procedimentos cabíveis, eles serão conduzidos à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficarão à disposição da Justiça. 

MPF requer condenação de 25 envolvidos em fraudes de licitações em Coari

Em documento com mais de 200 páginas, o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) comprovou a ocorrência de um esquema milionário de fraudes em licitações em Coari (a 363 quilômetros de Manaus), desarticulado pela operação Vorax, e pediu a condenação de 25 pessoas ligadas ao atual prefeito da cidade, Manoel Adail Amaral Pinheiro, nas alegações finais do processo judicial que tramita na 2ª Vara Federal no Amazonas.
Em função de ter foro privilegiado por exercer mandato de prefeito, o processo referente a Adail Pinheiro foi desmembrado assim que ele reassumiu o cargo, em 2013, e atualmente tramita no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília. O processo também foi desmembrado em relação a um réu inicialmente denunciado e que não foi encontrado durante a fase de instrução.
Entre os réus com pedido de condenação estão empresários e funcionários públicos próximos a Adail Pinheiro. Segundo o MPF/AM, eles tiveram participação no grupo criminoso responsável pelo desvio de milhões de reais dos cofres públicos por meio de fraudes em licitações. O dinheiro deveria ter sido aplicado em saúde, educação e melhorias de saneamento básico e urbanização de Coari, entre outras áreas, mas foi desviado ao longo de vários anos.
As apurações mostraram que o grupo simulava as licitações realizadas no município por meio da participação de diversas empresas em nome de laranjas, para que o vencedor sempre fosse algum integrante da organização criminosa que controlava a empresa de fachada. O vencedor se apropriava de parte do dinheiro e entregava a outra parte ao prefeito, muitas vezes sem que o produto ou serviço chegasse a ser entregue. Segundo o MPF, mesmo nos casos em que o serviço ou produto era entregue pela empresa vencedora da licitação, o valor era superfaturado para que parte do dinheiro fosse desviado para a organização criminosa.
De acordo com a participação individual nos crimes, o MPF/AM pediu a condenação dos 25 réus pela prática de crimes contra a fé pública, formação de quadrilha, crime de responsabilidade, lavagem de dinheiro e crimes contra a Lei de Licitações (Lei 8.666/93). As penas individuais para esses crimes variam entre um e 12 anos de prisão, mas o MPF sustenta que as penalidades devem ser aumentadas e ao final, somadas, porque os crimes foram praticados de forma continuada e em várias ocasiões. Nas alegações finais, o MPF também pediu benefício de delação premiada para alguns réus que colaboraram com a apuração e pediu a absolvição de dois réus inicialmente denunciados.
O processo ainda deverá aguardar as alegações finais de todos os réus antes de retornar para análise e sentença do juiz da 2ª Vara Federal.
Operação Vorax – As investigações referentes ao caso tiveram início em 2004, a partir de uma representação encaminhada pelo MPF à Polícia Federal, que relatou haver irregularidades na execução de convênio firmado entre a prefeitura de Coari e a União, por meio do Ministério do Meio Ambiente, para a construção de um aterro sanitário no município.
Durante a realização da operação Vorax, em 2008, a Polícia Federal cumpriu mandados de prisão preventiva e apreendeu, entre diversos outros materiais e equipamentos eletrônicos, quase R$ 7 milhões em dinheiro no forro de uma casa localizada em um conjunto habitacional construído pela prefeitura, em Coari, que seriam apenas uma parte dos recursos públicos desviados pelo grupo.

Josué Neto consulta Procuradoria da Assembleia sobre as regras do período eleitoral


Preocupado com o ano eleitoral que começa, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD) adotou duas iniciativas – desde o ano passado – para garantir o bom andamento dos trabalhos legislativos e evitar o chamado “recesso branco”, ou seja, esvaziamento do plenário. No final do ano passado, Josué Neto já havia definido como prioridade a manutenção do quórum no plenário para as reuniões ordinárias e, agora, consultou a Procuradoria Geral da Assembleia sobre as regras eleitorais que devem ser aplicadas ao longo do ano.

Usando como base o Calendário Eleitoral/ 2014, instituído por meio da Resolução nº 23.390, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Procuradoria-Geral, por meio do procurador Jucelinno Araújo Lima, orienta a Assembleia sobre algumas proibições e período de vigência:

Pronunciamento no plenário - Poderá ser feito desde que em razão do mandato de deputado estadual que continua até a data de 31.12.2014 . No entanto, as manifestações, devem se restringir a opiniões, palavras e votos decorrentes de suas atividades parlamentares sendo que qualquer excesso deve ser evitado, adverte.
Veiculação de matérias – A veiculação de matérias nos telejornais que façam referência aos parlamentares da Assembleia Legislativa, como na TV Aleam, a emissora que cobre as atividades do Legislativo em canal fechado, pode ser feita até o dia 30 de junho. A partir de 1º de julho é vedado às emissoras de rádio e televisão, em programação normal e em noticiário (Lei n°9.504, art.45, IV), dar tratamento privilegiado a candidato, partido político ou coligação.

Quanto às entrevistas com deputados dentro ou fora do parlamento, a procuradoria da Assembleia informou que  “poderão acontecer até o dia 9 de junho ”, pois a partir do dia 10 “é vedado às emissoras de rádio e televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção (Lei nº 9.504/97, art. 45, s.1º)”.
A Procuradoria também orientou o presidente Josué Neto que “a partir de 5 de julho é vedada a publicidade institucional dos atos, programas  obras, serviços e campanhas da Aleam salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral” .

Por fim, Josué Neto destaca que a partir de 7 de julho também é vedado ao deputado estadual fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo.

Prefeito não paga aluguel e Guarda Municipal é despejada pela quarta vez em um ano

O prefeito de Rio Preto da Eva, Luiz Ricardo (PRP), correligionário Adail Pinheiro, é um político com a marca da incompetência em sua curta e pífia carreira política à frente da prefeitura de Rio Preto da Eva.


Em poucos mais de um ano de governo, à Guarda Municipal, foi despejada quatro vezes, à última foi nesta terça –feira, 21.


Os servidores fizeram greve por salários atrasados, o prefeito Chagas fez acordos e pra variar não cumpriu.



Nova humilhação à Guarda Municipal, novo capítulo nesta história de horror. 


Desaparecida

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (DEOPS), solicita a colaboração na divulgação da imagem de Alianne Mota da Costa, 21, desaparecida desde a noite do último domingo, dia 19 de janeiro.
De acordo com a mãe dela, Rosileide da Silva Mota, a jovem teria ido com os amigos a um balneário localizado na avenida Margarita, Comunidade Aliança com Deus, bairro Cidade de Deus, Zona Norte da cidade, e não retornou para casa, nem deu notícias até a família formalizar o desparecimento no início da tarde desta terça-feira (21).
No dia em que desapareceu, Alianne vestia blusa preta, short jeans claro e sandália colorida. Ela tem a pele branca, mede em torno de 1,60 m, pesa 52 kg, possui cabelos cacheados e longos.
Quem puder colaborar com informações, entrar em contato com os servidores da DEOPS pelo número: (92) 3214-2268. Para falar com os familiares de Alianne, ligar para: (92) 9333-6616.
A Delegacia Especializada está localizada na sede da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, em frente ao Centro de Convenções (Sambódromo).

Concurso para 520 vagas em Tabatinga é suspenso pelo TCE-AM

A conselheira-substituta do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE), Yara Lins, suspendeu na manhã de hoje (21), por meio de medida cautelar, o concurso público para o preenchimento de 520 cargos efetivos no município de Tabatinga. A suspensão do edital nº 01/2014, cujas provas estavam previstas para o próximo dia 2, atendeu a uma representação do procurador do Ministério Público junto ao TCE, Evanildo Santana.

Conforme a representação, várias falhas foram detectadas no edital do concurso, entre elas a não indicação de leis municipais que fundamentassem a necessidade dos cargos pretendidos, quantidade, suas atribuições, carga horária, remuneração e requisitos, comprovando a regularidade das disposições do edital, conforme estabelecem as leis nº 473/2006, nº 511/2008,  nº 655/2013, 6 nº 59/2013 e a nº 660/2013.

Segundo conselheira-substituta, o concurso foi suspenso para evitar dano ao erário, uma vez que as falhas apontadas não foram sanadas e levando-se em conta que as provas seriam realizadas no dia 2 de fevereiro. 

Em seu despacho, Yara Lins deu um prazo de 15 dias ao responsável legal pelo concurso, no caso a prefeitura, para desse explicações ao TCE e corrigisse o edital, sob pena de o concurso ser cancelado.

As inscrições aconteceram entre os dias 10 a 30 de dezembro do ano passado. A Comissão Permanente de Concurso do Centro Educacional Tecnológico da Amazônia (Copec/Cetam) é responsável pelo concurso. 

Programa Amazonas Bilingue abre mais de 1.100 vagas

O ano de 2014, para o Amazonas, ficará marcado não apenas pela Copa do Mundo onde o Brasil será o grande anfitrião dos jogos, mas também pelo sucesso já alcançado pelo curso de idiomas do Programa Amazonas Bilíngue do Governo do Estado, voltado a estudantes do 1º ano do ensino médio da rede pública estadual.

Com aulas ministradas aos sábados o curso, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), abrirá 1.140 novas vagas para o ano de 2014.  O curso será oferecido em Manaus e nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

As inscrições, segundo a coordenação do programa, serão gratuitas e poderão ser realizadas entre os dias 5 e 14 de fevereiro de 2014 em todas as escolas públicas estaduais, preferencialmente na escola a qual o aluno está matriculado.

Para ingressar no curso, que tem duração de dois anos, o interessado deverá ser aluno da rede pública estadual e estar devidamente matriculado no 1º ano do ensino médio no ano letivo de 2014, além de registrar aprovação por nota e presença no ano letivo de 2013.

Seleção – O processo seletivo tem como critério base, a somatória das notas dos quatro bimestres do ano letivo de 2013 dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Havendo empate serão adotados como critérios classificatórios: a soma das maiores notas em Língua Portuguesa e Matemática; menor idade do candidato, considerando o ano, o mês e o dia do nascimento.

A lista dos alunos selecionados será divulgada a partir do dia 24 de fevereiro no site da Seduc na internet: www.educacao.am.gov.br e nos murais das escolas participantes. As matrículas iniciam no período de 06 a 13 de março. As aulas serão iniciadas no mês de março.

Intercâmbio internacional – Além da oportunidade de aprender outro idioma, os 200 melhores alunos do Amazonas Bilíngue serão contemplados com um exame de proficiência reconhecido internacionalmente pela Universidade de Cambridge (University of Cambridge) no Reino Unido. E como parte do fechamento do circuito de aprendizagem, os 20 alunos com maior pontuação global, participarão de um intercâmbio de 15 dias no Canadá

Balanço – Concluída a primeira etapa do curso, que é desenvolvido desde o primeiro semestre de 2013, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, comemorou o sucesso do Amazonas Bilíngue. “Está sendo um marco no ensino-aprendizagem da língua inglesa em nossas escolas tanto na capital quanto no interior. É uma revolução que o Governo do Amazonas está proporcionando tendo em contrapartida o sucesso desses alunos”, frisou.

“Os resultados positivos que a formação vem mostrando é reflexo de iniciativas pioneiras no Amazonas, fruto de uma série de outras ações que fomentam o crescimento social e profissional dos alunos da rede pública estadual”, acrescentou o secretário.

De acordo o diretor executivo da empresa contratada para viabilizar os cursos, Durval Neto, o primeiro ano superou as expectativas. “Em 2013 percebemos uma evolução muito significativa em termos de aprendizagem, o que nos remete a um salto muito positivo e índices baixíssimos de reprovação”, explicou.

Segundo Neto, a proposta para 2014 é reforçar ainda mais a parte prática do método de ensino, com mais contextualização e proximidade com a realidade do mercado de trabalho.

Em 2013 o programa fechou com um 703 alunos, destes 615 aprovados, ou seja, um índice de 87% de aproveitamento dos alunos que farão parte da segunda etapa do curso que inicia em março de 2014.

Aprendizagem – Ao participar do curso, estudantes da rede pública estadual destacaram a qualidade do ensino ministrado e o ganho social adquirido com a iniciativa.

“Aprender outro idioma é voltar a ser criança, pois requer dedicação para o novo. Tivemos algumas dificuldades que foram compensadas com aulas dinâmicas e desafiadoras. Espero que 2014 seja melhor ainda”, contou Larissa da Costa,15, aluna da Escola Estadual Antônio Maurity.

Para Henrique Gomes, 15, o curso é uma grande oportunidade. “pensei que eu teria dificuldades em aprender, mas os professores são muito capacitados e conseguem ensinar com bastante clareza. Estou ansioso pra começar os estudos novamente e ganhar o intercâmbio”, falou.

Delúbio será o próximo a ter 'vaquinha' para pagar multa do mensalão


A família do ex-deputado José Genoino, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, publicou na página criada para arrecadar doações o extrato de quitação da multa aplicada ao ex-presidente do PT. Com o documento, familiares agradeceram o apoio de mais de 2 mil pessoas que ajudaram na campanha on line e informaram que o valor superou em mais de R$ 90 mil o cobrado pela Justiça.
De acordo com a nota divulgada no site, parte do dinheiro excedente foi usado para pagar encargos tributários dos diferentes estados da federação. "Assim, não temos ainda um cálculo preciso do valor que restará após toda esta tramitação mas, com certeza, daremos continuidade a essa corrente de solidariedade aos companheiros condenados injustamente na Ação Penal 470", destacam no texto.
O extrato mostra o pagamento de R$ 667.513,92 que, segundo familiares e amigos, foram "impostos injustamente" cobrados à José Genoino. "Temos uma longa caminhada pela frente em defesa da inocência de Genoino e da verdade de sua história. Com certeza, não está sendo fácil dar cada um dos passos nesta trilha tortuosa mas, com estes pequenos e grandes gestos, certamente vocês nos ajudaram a ter força de seguir em frente", agradeceu a família.
Hoje (21), o coordenador da área jurídica do PT, Marco Aurélio Carvalho, informou que o valor excedente, debitados os tributos, deve ser inferior à R$ 40 mil. Ele acrescentou que não há qualquer orientação sobre o destino desse valor. Carvalho disse, ainda, que as famílias de José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha, sinalizaram que vão seguir os mesmos passos de Genoino e criar campanhas de arrecadação na internet. "As famílias vão começar as campanhas a partir do prazo estabelecido pela lei. O próximo será Delúbio [Soares]".
A Vara de Execuções Penais (VEP) publicou, ontem (20), a certidão de cobrança da multa imposta ao ex-tesoureiro do partido definindo um prazo de 10 dias para a quitação do valor. "A família já está organizando o site que deve entrar no ar nas próximas horas", garantiu Carvalho. Segundo ele, a próxima campanha deverá ser promovida para arrecadar doações para o ex-ministro José Dirceu, que ainda não foi notificado sobre a cobrança.
As informações não foram confirmadas por funcionários dos escritórios de defesa de José Dirceu e de Delúbio Soares. A Agência Brasil não conseguiu contato com o advogado de João Paulo Cunha, que ainda aguarda ordem de prisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, que apoiou a campanha on line promovida pela família de Genoino, também incentivou militantes do partido a colaborarem com outros condenados no processo. "Como o PT, em virtude da lei, não pode utilizar recursos próprios e nem do Fundo Partidário, propomos esta corrente de solidariedade que deve, igualmente, estender-se aos companheiros José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha", declarou.