O ano de 2014, para o Amazonas, ficará marcado não apenas pela Copa do Mundo onde o Brasil será o grande anfitrião dos jogos, mas também pelo sucesso já alcançado pelo curso de idiomas do Programa Amazonas Bilíngue do Governo do Estado, voltado a estudantes do 1º ano do ensino médio da rede pública estadual.
Com aulas ministradas aos sábados o curso, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), abrirá 1.140 novas vagas para o ano de 2014. O curso será oferecido em Manaus e nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.
As inscrições, segundo a coordenação do programa, serão gratuitas e poderão ser realizadas entre os dias 5 e 14 de fevereiro de 2014 em todas as escolas públicas estaduais, preferencialmente na escola a qual o aluno está matriculado.
Para ingressar no curso, que tem duração de dois anos, o interessado deverá ser aluno da rede pública estadual e estar devidamente matriculado no 1º ano do ensino médio no ano letivo de 2014, além de registrar aprovação por nota e presença no ano letivo de 2013.
Seleção – O processo seletivo tem como critério base, a somatória das notas dos quatro bimestres do ano letivo de 2013 dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Havendo empate serão adotados como critérios classificatórios: a soma das maiores notas em Língua Portuguesa e Matemática; menor idade do candidato, considerando o ano, o mês e o dia do nascimento.
A lista dos alunos selecionados será divulgada a partir do dia 24 de fevereiro no site da Seduc na internet: www.educacao.am.gov.br e nos murais das escolas participantes. As matrículas iniciam no período de 06 a 13 de março. As aulas serão iniciadas no mês de março.
Intercâmbio internacional – Além da oportunidade de aprender outro idioma, os 200 melhores alunos do Amazonas Bilíngue serão contemplados com um exame de proficiência reconhecido internacionalmente pela Universidade de Cambridge (University of Cambridge) no Reino Unido. E como parte do fechamento do circuito de aprendizagem, os 20 alunos com maior pontuação global, participarão de um intercâmbio de 15 dias no Canadá
Balanço – Concluída a primeira etapa do curso, que é desenvolvido desde o primeiro semestre de 2013, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, comemorou o sucesso do Amazonas Bilíngue. “Está sendo um marco no ensino-aprendizagem da língua inglesa em nossas escolas tanto na capital quanto no interior. É uma revolução que o Governo do Amazonas está proporcionando tendo em contrapartida o sucesso desses alunos”, frisou.
“Os resultados positivos que a formação vem mostrando é reflexo de iniciativas pioneiras no Amazonas, fruto de uma série de outras ações que fomentam o crescimento social e profissional dos alunos da rede pública estadual”, acrescentou o secretário.
De acordo o diretor executivo da empresa contratada para viabilizar os cursos, Durval Neto, o primeiro ano superou as expectativas. “Em 2013 percebemos uma evolução muito significativa em termos de aprendizagem, o que nos remete a um salto muito positivo e índices baixíssimos de reprovação”, explicou.
Segundo Neto, a proposta para 2014 é reforçar ainda mais a parte prática do método de ensino, com mais contextualização e proximidade com a realidade do mercado de trabalho.
Em 2013 o programa fechou com um 703 alunos, destes 615 aprovados, ou seja, um índice de 87% de aproveitamento dos alunos que farão parte da segunda etapa do curso que inicia em março de 2014.
Aprendizagem – Ao participar do curso, estudantes da rede pública estadual destacaram a qualidade do ensino ministrado e o ganho social adquirido com a iniciativa.
“Aprender outro idioma é voltar a ser criança, pois requer dedicação para o novo. Tivemos algumas dificuldades que foram compensadas com aulas dinâmicas e desafiadoras. Espero que 2014 seja melhor ainda”, contou Larissa da Costa,15, aluna da Escola Estadual Antônio Maurity.
Para Henrique Gomes, 15, o curso é uma grande oportunidade. “pensei que eu teria dificuldades em aprender, mas os professores são muito capacitados e conseguem ensinar com bastante clareza. Estou ansioso pra começar os estudos novamente e ganhar o intercâmbio”, falou.